CONECTE-SE CONOSCO

POLÍTICA

Bolsonaro qualifica nova decisão de Moraes como ‘perseguição interminável’

Publicado

on

O ministro do TSE rejeitou o recurso do ex-presidente contra a inelegibilidade.

O ex-presidente Jair Bolsonaro expressou sua opinião nas redes sociais no domingo, 26, a respeito da decisão de Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), de negar seu recurso contra a decisão que o declarou inelegível por oito anos no caso das comemorações da Independência do Brasil.

“Perseguição interminável,” escreveu Bolsonaro no Twitter/X. “Inelegibilidade mantida e multa de R$ 425 mil a Jair Bolsonaro.”

Bolsonaro foi declarado inelegível pela segunda vez pela maioria dos ministros do TSE em outubro do ano passado. Eles concluíram que o ex-presidente e seu vice na chapa, Braga Netto, cometeram abuso de poder político durante as comemorações do dia 7 de Setembro de 2022 para fins eleitorais. A votação foi de 5 a 2 a favor da inelegibilidade dos políticos. “O abuso é evidente,” afirmou Alexandre de Moraes. “A Justiça Eleitoral não é ingênua.”

Na decisão de sexta-feira, 24, que rejeitou o recurso de Bolsonaro, Moraes afirmou que o recurso não atendia aos requisitos legais e que não houve “cerceamento do direito de defesa” de Bolsonaro e Braga Netto.

A defesa do ex-presidente alegou que a decisão violava a Constituição, mas o ministro do TSE refutou essa alegação. Ele declarou que a controvérsia foi resolvida com base nas peculiaridades do caso concreto.

BRASIL

STF classifica revistas íntimas em presídios como “inadmissíveis” e proíbe a prática

Publicado

on

O Supremo Tribunal Federal determinou o fim das revistas íntimas vexatórias em visitantes de presídios, classificando a prática como inconstitucional. Para os ministros, essas abordagens ferem a dignidade humana. A decisão, no entanto, divide opiniões, pois enquanto defensores dos direitos humanos comemoram, setores da segurança pública temem aumento na entrada de ilícitos nas cadeias.

Continue lendo

BRASIL

Eduardo Girão diz que Senado virou “puxadinho” do governo e do STF

Publicado

on

O senador Eduardo Girão (Novo-CE) criticou duramente a postura do Senado, afirmando que a Casa perdeu independência e se tornou submissa ao governo federal e ao Supremo Tribunal Federal. Para ele, essa falta de autonomia compromete a democracia e impede a fiscalização real dos atos do Executivo e do Judiciário, prejudicando a transparência institucional.

Continue lendo

BRASIL

Degradação na Amazônia cresce 482% em 2025, governo e Marina Silva se calam sobre dados

Publicado

on

Dados alarmantes revelam que a degradação da Amazônia disparou 482% em 2025. Ambientalistas cobram explicações do governo Lula e da ministra Marina Silva, que até o momento evitam se pronunciar sobre os números. A ausência de respostas levanta suspeitas de ineficiência na gestão ambiental e fragilidade no combate ao desmatamento ilegal na região.

Continue lendo

Trending