POLÍTICA
Justiça suspende acordo do governo Lula com sindicatos, e greve de professores federais continua parcialmente
Sindicalistas Discordam Sobre a Continuidade da Paralisação
A 3ª Vara Federal de Sergipe proibiu o governo Lula de firmar acordo salarial apenas com a Federação de Sindicatos de Professores e Professoras de Instituições Federais de Ensino Superior e de Ensino Básico Técnico e Tecnológico (Proifes). Essa entidade representa uma parte dos professores federais que estão em greve por reajuste salarial.
A Associação dos Docentes da Universidade Federal de Sergipe, vinculada ao Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes), moveu uma ação que resultou na decisão judicial. O Andes, rival político da Proifes, é contra os percentuais propostos pelo governo.
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos anunciou, na segunda-feira, 27, um acordo com a Proifes para encerrar a greve. O reajuste incluía “9% em janeiro de 2025 e 3,5% em maio de 2026”. No entanto, a decisão desta quarta-feira, 29, suspendeu o acordo.
A Suspensão do Acordo com o Governo Lula
O juiz Edmilson da Silva Pimenta declarou que um acordo com apenas uma instituição poderia prejudicar os direitos dos docentes não representados por essa entidade.
O magistrado acredita que esses direitos “sofrerão prejuízos, em relação aos seus interesses e à busca pelos direitos reivindicados durante a greve, na medida em que o movimento poderá ser finalizado sem que tenham sido atendidos em suas demandas que ensejaram a deflagração da reportada greve”.
O Andes solicita um aumento salarial de “7,06% ainda neste ano, 9% em janeiro de 2025 e 5,16% em 2026”. Além disso, quer um plano para recompor o orçamento das universidades federais, que tem diminuído nos últimos anos. O grupo planeja uma manifestação em Brasília, no dia 3 de junho.
CRIMINALIDADE
Sob intensa pressão interna, Hamas cede e diz que libertará todos os reféns de uma só vez
Após semanas de pressão internacional e recuos estratégicos, o Hamas anunciou que libertará todos os reféns de uma só vez. O grupo terrorista enfrenta crescente isolamento e dificuldades logísticas após as operações militares israelenses. Analistas apontam que a decisão pode ser uma tentativa de ganhar tempo e aliviar a pressão diplomática, enquanto famílias aguardam ansiosas pela libertação dos sequestrados.
BRASIL
Nikolas Ferreira se posiciona em defesa da Anistia e vídeo se torna viral nas redes sociais
O deputado Nikolas Ferreira gerou grande repercussão ao defender a anistia para os manifestantes do 8 de janeiro. Em um vídeo viral, ele criticou o que chamou de “dois pesos e duas medidas” da Justiça brasileira, que persegue conservadores enquanto ignora crimes da esquerda. O posicionamento rendeu apoio massivo de sua base, consolidando-o como uma das principais vozes da direita no país.
BRASIL
Felipe Neto anuncia candidatura à Presidência
O influenciador Felipe Neto surpreendeu ao anunciar sua pré-candidatura à Presidência da República. Crítico ferrenho de Bolsonaro, Neto aposta no público jovem e na militância progressista para viabilizar sua campanha. Especialistas questionam sua falta de experiência política e a viabilidade do projeto, enquanto seus seguidores comemoram a entrada de mais um nome da esquerda na disputa pelo Planalto.
-
BRASIL7 meses atrás
Candidato a prefeitura de São Paulo, Pablo Marçal, sofre atentado no Tatuapé
-
BRASIL2 meses atrás
Matéria do Jornal O Globo sugere pessoas a comerem Grilo
-
MUNDO7 meses atrás
Elon Musk debocha de Alexandre de Moraes depois do bloqueio do Twitter/X
-
BRASIL8 meses atrás
AGU pede que redes sociais removam postagens de encontro de Amorim e Maduro
-
JUDICIARIO7 meses atrás
Elon Musk expõe ordens de Moraes contra Nikolas, Monark e Alan Rick
-
POLÍTICA8 meses atrás
Secretário-geral do PRTB pede impugnação da candidatura de Pablo Marçal
-
POLÍTICA7 meses atrás
Relembre a denúncia de assédio sexual contra Datena citada por Marçal em debate
-
BRASIL8 meses atrás
Medalhistas olímpicos brasileiros terão tributação sobre suas premiações
You must be logged in to post a comment Login