CONECTE-SE CONOSCO

POLÍTICA

Secretário-geral do PRTB pede impugnação da candidatura de Pablo Marçal

Publicado

on

O secretário-geral do PRTB, Marcos de Andrade, solicitou à Justiça Eleitoral a impugnação da candidatura do empresário Pablo Marçal.

No pedido, o dirigente partidário alega que houve violação da norma do estatuto partidário e pede a nulidade da convenção municipal da legenda.

Segundo o secretário-geral, a realização do evento que chancelou o nome do empresário precisava de autorização formal do diretório nacional, não apenas do presidente da legenda.

O pedido expões um racha dentro do PRTB sobre a candidatura do empresário.

No documento, Andrade afirma que buscou o presidente nacional da sigla, Leonardo de Araújo, mas não foi atendido.

“Não houve consulta, nem tampouco autorização, muito menos formalização de autorização, como exige o estatuto”, afirma.

Assim, o dirigente partidário solicita a suspensão liminar da convenção e do registro de candidatura “por caracterizarem flagrante prejuízo à democracia e à eleições municipais como um todo”.

O pedido é assinado pelos advogados Luís Felipe Cardoso e João Pedro Mello.

Em nota, o departamento Jurídico do PRTB negou irregularidade na convenção e disse que as deliberações tomadas estão asseguradas.

“Em relação à convenção partidária do PRTB, é importante ressaltar que não houve qualquer irregularidade que possa comprometer a legitimidade dos atos realizados. A condução do evento seguiu rigorosamente as normas estatutárias e legais pertinentes, garantindo a transparência e a conformidade com os procedimentos estabelecidos. Portanto, a validade das deliberações tomadas na convenção está plenamente assegurada.”

BRASIL

STF classifica revistas íntimas em presídios como “inadmissíveis” e proíbe a prática

Publicado

on

O Supremo Tribunal Federal determinou o fim das revistas íntimas vexatórias em visitantes de presídios, classificando a prática como inconstitucional. Para os ministros, essas abordagens ferem a dignidade humana. A decisão, no entanto, divide opiniões, pois enquanto defensores dos direitos humanos comemoram, setores da segurança pública temem aumento na entrada de ilícitos nas cadeias.

Continue lendo

BRASIL

Eduardo Girão diz que Senado virou “puxadinho” do governo e do STF

Publicado

on

O senador Eduardo Girão (Novo-CE) criticou duramente a postura do Senado, afirmando que a Casa perdeu independência e se tornou submissa ao governo federal e ao Supremo Tribunal Federal. Para ele, essa falta de autonomia compromete a democracia e impede a fiscalização real dos atos do Executivo e do Judiciário, prejudicando a transparência institucional.

Continue lendo

BRASIL

Degradação na Amazônia cresce 482% em 2025, governo e Marina Silva se calam sobre dados

Publicado

on

Dados alarmantes revelam que a degradação da Amazônia disparou 482% em 2025. Ambientalistas cobram explicações do governo Lula e da ministra Marina Silva, que até o momento evitam se pronunciar sobre os números. A ausência de respostas levanta suspeitas de ineficiência na gestão ambiental e fragilidade no combate ao desmatamento ilegal na região.

Continue lendo

Trending