POLÍTICA
Brito diz que segue no páreo pela presidência da Câmara
O deputado Antônio Brito, líder do PSD na Câmara, afirma que continuará na disputa pela sucessão do presidente Arthur Lira (PP-AL). “A minha prioridade zero é ganhar a presidência da Câmara em 2025”, afirmou em entrevista à CNN.
Aliança com Motta
Como mostrou O Antagonista, há uma pressão de aliados por uma aliança entre Britto e o líder do Republicanos, Hugo Motta. O entorno dos candidatos à presidência da Câmara diz que o líder do PSD segue na disputa por insistência do presidente nacional de seu partido, Gilberto Kassab.
Motta e Brito devem prosseguir com as suas candidaturas e, após o período das eleições municipais, com a confirmação das primeiras impressões sobre as chances de Hugo Motta em cooptar apoios, devem consolidar a adesão de uma campanha à outra.
Brito afirmou que a sondagem sobre as chances de vitória de seus adversários também vale em relação ao líder do União Brasil, Elmar Nascimento.
Afastamento de Lira
Ainda segundo O Antagonista, a postura mais independente do deputado Antônio Brito – adotada durante reunião com o presidente Lula e líderes da Câmara teria diminuído as chances de ele ser escolhido por Arthur Lira (PP-AL) para sucedê-lo no comando da Presidência da Câmara.
Aos colegas parlamentares, Brito afirmou que respeita o atual presidente, mas que será candidato independentemente do seu apoio, destacando que a decisão final será dos deputados.
O problema, na visão de líderes partidários alinhados a Arthur Lira, é que nenhuma candidatura seria 100% competitiva sem o apoio do deputado alagoano. Nas contas de alguns integrantes do Centrão, Lira tem uma bancada de pelo menos 150 deputados.
Brito também tinha a expectativa de atrair o apoio do governo Lula, porém, após a fala do presidente Lula de que não irá interferir na sucessão para a presidência da Câmara, essa expectativa foi frustrada.
Motta à espera de Lula
Como mostramos, pessoas próximas ao deputado federal Hugo Mota (PB), líder do Republicanos na Câmara, afirmaram à Folha de S. Paulo que o parlamentar espera um gesto mais incisivo do presidente Lula e da bancada do PT na disputa pela sucessão de Arthur Lira (PP-AL).
Segundo a Folha, o próprio Lira teria externado isso em almoço com o presidente da República na semana passada.
“Segundo relatos de dois aliados do presidente da Câmara, o deputado pediu ao petista que declare apoio ou atue para favorecer Motta na disputa”, informa o jornal.
Em 11 de setembro, Lira, Motta e lideranças parlamentares de sete siglas tiveram um almoço no qual foi selado o apoio do atual presidente da Câmara à candidatura do líder do Republicanos. O líder do PT na Casa, Odair Cunha (MG), divulgou uma nota em que falava apenas que a sigla iria “discutir” o apoio a Motta, sem necessariamente endossar a candidatura. A nota ficou pouco tempo no ar.
A aliados, o presidente Lula tem afirmado, insistentemente, que não irá interferir na disputa pela Presidência da Câmara. Apesar disso, o petista já sinalizou que gostaria de ter uma relação menos conflituosa com o sucessor de Lira. Essa articulação vem sendo desencadeada pelo ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha.
BRASIL
STF classifica revistas íntimas em presídios como “inadmissíveis” e proíbe a prática
O Supremo Tribunal Federal determinou o fim das revistas íntimas vexatórias em visitantes de presídios, classificando a prática como inconstitucional. Para os ministros, essas abordagens ferem a dignidade humana. A decisão, no entanto, divide opiniões, pois enquanto defensores dos direitos humanos comemoram, setores da segurança pública temem aumento na entrada de ilícitos nas cadeias.
BRASIL
Eduardo Girão diz que Senado virou “puxadinho” do governo e do STF
O senador Eduardo Girão (Novo-CE) criticou duramente a postura do Senado, afirmando que a Casa perdeu independência e se tornou submissa ao governo federal e ao Supremo Tribunal Federal. Para ele, essa falta de autonomia compromete a democracia e impede a fiscalização real dos atos do Executivo e do Judiciário, prejudicando a transparência institucional.
BRASIL
Degradação na Amazônia cresce 482% em 2025, governo e Marina Silva se calam sobre dados
Dados alarmantes revelam que a degradação da Amazônia disparou 482% em 2025. Ambientalistas cobram explicações do governo Lula e da ministra Marina Silva, que até o momento evitam se pronunciar sobre os números. A ausência de respostas levanta suspeitas de ineficiência na gestão ambiental e fragilidade no combate ao desmatamento ilegal na região.
-
BRASIL7 meses atrás
Candidato a prefeitura de São Paulo, Pablo Marçal, sofre atentado no Tatuapé
-
BRASIL1 mês atrás
Matéria do Jornal O Globo sugere pessoas a comerem Grilo
-
MUNDO7 meses atrás
Elon Musk debocha de Alexandre de Moraes depois do bloqueio do Twitter/X
-
BRASIL8 meses atrás
AGU pede que redes sociais removam postagens de encontro de Amorim e Maduro
-
JUDICIARIO7 meses atrás
Elon Musk expõe ordens de Moraes contra Nikolas, Monark e Alan Rick
-
POLÍTICA8 meses atrás
Secretário-geral do PRTB pede impugnação da candidatura de Pablo Marçal
-
POLÍTICA7 meses atrás
Relembre a denúncia de assédio sexual contra Datena citada por Marçal em debate
-
BRASIL8 meses atrás
Medalhistas olímpicos brasileiros terão tributação sobre suas premiações