MUNDO
Milei diz que ONU é incapaz de lidar com o terrorismo no Oriente Médio
O presidente da Argentina, Javier Milei, criticou a Organização das Nações Unidas (ONU) em discurso na 79ª Assembleia-Geral da instituição, em Nova York. Ele acusou a ONU de ser incapaz de lidar com o terrorismo no Oriente Médio. Também afirmou que o órgão deixou de promover a paz e passou a “impor ideologias aos seus integrantes”.
“Nós vimos como uma organização que nasceu para defender os direitos das pessoas se tornou a maior proponente de violações sistemáticas de liberdade”, declarou o presidente argentino, em sua primeira participação na reunião.
Ele disse que o lockdown durante a pandemia de covid-19 deveria ser considerado crime contra a humanidade. Ele argumentou que a medida restringiu a liberdade dos cidadãos.
Críticas de Milei à Agenda 2030 da ONU
Além disso, Milei criticou a Agenda 2030, estabelecida pela ONU em 2015, chamando-a de “modelo socialista”. Segundo ele, os objetivos do programa conflitam com a soberania dos países e violam o direito à vida, à liberdade e à propriedade.
“A adoção dessa agenda está totalmente alinhada com os interesses de privilegiados e ultrapassa os princípios estabelecidos na Declaração dos Direitos Humanos, distorcendo o papel desta organização e colocando-a no caminho errado”, afirmou Milei.
Milei diz que governo não vai apoiar políticas da ONU
O presidente argentino acrescentou que seu governo não vai apoiar políticas da ONU que, segundo ele, restrinjam a liberdade individual ou comercial, independentemente de quem as promova.
“Gostaria de expressar publicamente nosso descontentamento com o Pacto do Futuro, que foi assinado no domingo 22, e convido todas as nações do mundo livre a nos apoiarem”, declarou.
O Pacto do Futuro e seu impacto
O Pacto do Futuro, assinado por 187 países da ONU, incluindo o Brasil, aborda compromissos em temas como desenvolvimento sustentável, paz e segurança internacional. Ademais, discute reformas em órgãos multilaterais, incluindo o Conselho de Segurança da ONU.
Milei concluiu seu discurso ao afirmar que a Argentina vai abandonar sua política de neutralidade histórica para liderar a defesa da liberdade.
Líderes mundiais iniciaram, na terça-feira 24, suas participações na 79ª Assembleia-Geral da ONU. O evento reúne representantes dos 193 Estados membros, incluindo chefes de Estado e governo, além de representantes da Autoridade Palestina e da Santa Sé, Estados observadores não membros. A União Europeia, organização observadora da ONU, também estará presente.
BRASIL
Viraliza vídeo de Romeu Zema pedindo a Anistia: “o poder do perdão”
Romeu Zema defendeu a anistia aos envolvidos em 8 de janeiro, destacando “o poder do perdão” e a necessidade de pacificação no país. O governador de Minas Gerais ressaltou que o Brasil precisa seguir em frente, deixando de lado perseguições políticas. O vídeo viralizou, gerando apoio da direita e críticas da esquerda, que insiste em criminalizar manifestantes. Zema se posiciona como voz sensata contra o revanchismo e pela reconciliação nacional.
BRASIL
STF classifica revistas íntimas em presídios como “inadmissíveis” e proíbe a prática
O Supremo Tribunal Federal determinou o fim das revistas íntimas vexatórias em visitantes de presídios, classificando a prática como inconstitucional. Para os ministros, essas abordagens ferem a dignidade humana. A decisão, no entanto, divide opiniões, pois enquanto defensores dos direitos humanos comemoram, setores da segurança pública temem aumento na entrada de ilícitos nas cadeias.
BRASIL
Eduardo Girão diz que Senado virou “puxadinho” do governo e do STF
O senador Eduardo Girão (Novo-CE) criticou duramente a postura do Senado, afirmando que a Casa perdeu independência e se tornou submissa ao governo federal e ao Supremo Tribunal Federal. Para ele, essa falta de autonomia compromete a democracia e impede a fiscalização real dos atos do Executivo e do Judiciário, prejudicando a transparência institucional.
-
BRASIL7 meses atrás
Candidato a prefeitura de São Paulo, Pablo Marçal, sofre atentado no Tatuapé
-
BRASIL2 meses atrás
Matéria do Jornal O Globo sugere pessoas a comerem Grilo
-
MUNDO7 meses atrás
Elon Musk debocha de Alexandre de Moraes depois do bloqueio do Twitter/X
-
BRASIL8 meses atrás
AGU pede que redes sociais removam postagens de encontro de Amorim e Maduro
-
JUDICIARIO7 meses atrás
Elon Musk expõe ordens de Moraes contra Nikolas, Monark e Alan Rick
-
POLÍTICA8 meses atrás
Secretário-geral do PRTB pede impugnação da candidatura de Pablo Marçal
-
POLÍTICA7 meses atrás
Relembre a denúncia de assédio sexual contra Datena citada por Marçal em debate
-
BRASIL8 meses atrás
Medalhistas olímpicos brasileiros terão tributação sobre suas premiações