BRASIL
Plano de investimentos da Shein prejudica setor têxtil no Brasil
O plano de investimentos da Shein no Brasil, anunciado em abril de 2023, não saiu como o esperado e prejudicou pequenas e médias empresas do setor têxtil que estavam envolvidas no contrato.
No ano passado, representantes da empresa chinesa estiveram em Brasília para firmar um acordo com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT).
Promessas da Shein
O acordo previa um investimento de R$ 750 milhões. Além disso, a Shein havia se comprometido em apoiar cerca de 2 mil pequenas e médias empresas do setor têxtil, que seriam responsáveis pelas produções das roupas.
A Shein também deveria criar mais de 100 mil empregos, segundo anúncio oficial divulgado pelo Palácio do Planalto. A Coteminas, que está em recuperação judicial com dívidas de R$ 2 milhões, foi escolhida para ser a intermediária na parceria.
Mudança de planos
A companhia chinesa, entretanto, não cumpriu o acordo e diminuiu o prazo dado às empresas para as entregas dos produtos. Além de causar desconforto, a mudança de planos fez com que as entregas se tornassem inviáveis.
“Quando começamos, o prazo de entrega que eles pediam era de 60 dias”, afirmou Janúncio de Azevedo, diretor da Nobre Confecções, ao portal UOL. “Depois, baixou para 30.”
Quebra de contrato
A parceria com a Nobre Confecções, sediada no Rio Grande do Norte, foi interrompida em dezembro. A quebra de contrato deixou Azevedo com um estoque considerável de matéria-prima e a necessidade de buscar novos clientes.
Ronaldo Lacerda, sócio da Cabugi Confecções, relatou ter produzido 80 amostras de coleções para a Shein, todas aprovadas. No entanto, não recebeu mais contatos depois de outubro. Empresas do Ceará e de Pernambuco também encerraram parcerias com a Shein em razão das exigências de prazo.
“Você pode ter 300 fábricas cadastradas, mas o importante é saber se os pedidos estão saindo e se está havendo evolução na produção local com a marca Shein”, diz Fernando Pimentel, presidente emérito da Associação Brasileira da Indústria Têxtil, ao UOL.
Edmundo Lima, presidente da Associação Brasileira do Varejo Têxtil, concorda que a logística é um impedimento. “O Brasil tem vocação para produção de algodão, mas não tem grandes produtores de fibras sintéticas.”
BRASIL
Nikolas Ferreira lidera a corrida para governador de Minas Gerais, diz Paraná Pesquisas
Um levantamento realizado pela Paraná Pesquisas revelou o cenário das intenções de voto para a eleição ao governo de Minas Gerais. A pesquisa ouviu eleitores de diversas regiões do estado e possui um nível de confiança de 95%, com margem de erro de 2,5 pontos percentuais.
Cenário estimulado 1
No primeiro cenário estimulado, em que os candidatos são listados:
- Nikolas Ferreira – 39,4%
- Alexandre Kalil – 20,0%
- Rodrigo Pacheco – 15,2%
- Brancos/Nulos – 11,7%
- Não sabe/Não respondeu – 4,6%
Cenário estimulado 2
No segundo cenário estimulado, em que os eleitores escolhem entre os nomes apresentados, os resultados foram os seguintes:
- Cleitinho – 39,7%
- Alexandre Kalil – 19,3%
- Rodrigo Pacheco – 14,6%
- Nenhum/Branco/Nulo – 11,8%
- Não sabe/Não respondeu – 4,8%
Avaliação do governo Zema
A pesquisa também mediu a percepção dos mineiros sobre a gestão do governo Zema:
- Aprovação – 64,6%
- Desaprovação – 31,6%
- Não souberam responder – 3,8%
O levantamento ainda apresenta uma análise segmentada do eleitorado, considerando gênero, faixa etária, escolaridade e nível econômico dos entrevistados, oferecendo um panorama detalhado das preferências políticas em Minas Gerais.
BRASIL
Sóstenes Cavalcante, líder do PL, confirma que já tem os votos suficientes para aprovar o PL da Anistia
Sóstenes Cavalcante, líder do PL, anunciou que o partido já garantiu os votos necessários para aprovar o polêmico PL da Anistia, que visa anistiar políticos e empresários envolvidos em crimes eleitorais, incluindo os do chamado “bolsonarismo”. A proposta é vista por críticos como uma tentativa de enfraquecer investigações e proteger aliados. No entanto, Cavalcante defende que a medida é essencial para a estabilidade política e a pacificação do país. O PL espera votação favorável nas próximas semanas.
BRASIL
Vídeo de Advogado reagindo a “imparcialidade de Alexandre de Moraes” viraliza nas redes
Um vídeo de um advogado reagindo à suposta “imparcialidade” do ministro Alexandre de Moraes viralizou nas redes sociais. No vídeo, o jurista expõe contradições nas decisões do ministro e questiona sua postura, que, segundo ele, favorece um lado político enquanto persegue opositores. A repercussão foi imediata, com milhares de internautas criticando o STF e denunciando o que consideram um uso político do Judiciário para silenciar vozes contrárias ao governo.
-
BRASIL7 meses atrás
Candidato a prefeitura de São Paulo, Pablo Marçal, sofre atentado no Tatuapé
-
BRASIL2 meses atrás
Matéria do Jornal O Globo sugere pessoas a comerem Grilo
-
MUNDO7 meses atrás
Elon Musk debocha de Alexandre de Moraes depois do bloqueio do Twitter/X
-
BRASIL8 meses atrás
AGU pede que redes sociais removam postagens de encontro de Amorim e Maduro
-
JUDICIARIO7 meses atrás
Elon Musk expõe ordens de Moraes contra Nikolas, Monark e Alan Rick
-
POLÍTICA8 meses atrás
Secretário-geral do PRTB pede impugnação da candidatura de Pablo Marçal
-
POLÍTICA7 meses atrás
Relembre a denúncia de assédio sexual contra Datena citada por Marçal em debate
-
BRASIL8 meses atrás
Medalhistas olímpicos brasileiros terão tributação sobre suas premiações