BRASIL
Filho de Lula acerta contrato com empresa em Cuba: “Confidencial”
Filho caçula do presidente Lula, Luís Cláudio acertou contrato com uma empresa em Cuba no mesmo dia em que se reuniu com o pai. A assinatura do termo de referência ocorreu em Havana, em 15 de setembro de 2023.
Ao contrário do que especulam parlamentares de oposição, Luís Cláudio não integrou a comitiva oficial que viajou com Lula e Janja no voo da FAB [Força Aérea Brasileira]. O caçula já estava em território cubano para tratar de assuntos particulares quando o avião presidencial pousou.
Ele assinou com a empresa e, na sequência, foi ao encontro do pai, que esteve no país para participar do G77 [grupo de países em desenvolvimento].
Um detalhe chama a atenção: a empresa que contratou o filho de Lula estabeleceu uma cláusula de confidencialidade. Ou seja, ninguém além dos envolvidos pode saber que há negócios entre as partes.
O caráter confidencial do contrato foi revelado por Luís Cláudio, ao ser questionado pela coluna.
“Por questão de confidencialidade, eu não posso falar sobre o tema”, respondeu.
A coluna perguntou, então, se a referida empresa tem escritório em Cuba ou no Brasil. Na segunda hipótese, menos provável, o termo de referência teria sido assinado remotamente.
Luís Cláudio, contudo, não retornou a mensagem. Procurados, os advogados dele tampouco se manifestaram.
Cuba deve bilhões ao Brasil
No ano passado, o jornal Folha de S. Paulo revelou que Cuba informou ao governo Lula que não tem como pagar uma dívida bilionária com o Brasil.
Autoridades cubanas pediram “flexibilidade” para retomar as parcelas, que totalizam R$ 2,6 bilhões. A maior parte dos recursos foi emprestada via BNDES [Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social] para financiar o projeto do Porto de Mariel, a 40 quilômetros de Havana.
O terminal abriga uma zona de desenvolvimento especial que oferece vantagens para companhias estrangeiras, em contraponto ao fechado sistema que vigora no resto do país.
Na época da inauguração do Porto de Mariel, em 2014, o governo da então presidente Dilma Rousseff argumentou que o investimento do BNDES traria oportunidades para empresas brasileiras em território cubano.
Luís Cláudio x Janja
Também chamado de projeto básico, o termo de referência é um documento no qual contratante e contratado estabelecem os bens e serviços que serão prestados durante a vigência do contrato.
A tratativa do filho de Lula com a empresa em Cuba foi revelada pela coluna na última sexta-feira (19/7). A mensagem antecedeu o xingamento de Luís Cláudio a Janja, em conversa privada no WhatsApp com a médica Natália Schincariol. Disse o caçula do presidente:
“Tô indo tomar café. Mais tarde assino um termo de compromisso com aquela empresa que te mostrei. Final da tarde vou ver meu pai. A p*ta vai estar junto”.
Empresário, Luís Cláudio é sócio-administrador da LFT Marketing Esportivo e da Touchdown Promoção de Eventos Esportivos.
BRASIL
Boris Casoy emite sua opinião sobre a Anistia
O jornalista Boris Casoy emitiu opinião firme sobre a questão da anistia: “Ou vale para todos, ou não vale para ninguém”. A declaração reforça o clamor popular por justiça igualitária. Segundo Casoy, perseguir apenas os que se manifestam à direita, enquanto protege militantes de esquerda, é hipocrisia. A fala ressoa com quem pede tratamento justo e imparcial do Judiciário.
BRASIL
Secretário Nacional de Segurança Pública diz que as facçoes no Brasil estão se transformando em máfia
O Secretário Nacional de Segurança Pública alertou que as facções criminosas no Brasil evoluíram e hoje operam como verdadeiras máfias. Com controle de territórios, infiltração política e poder econômico, o crime organizado se tornou uma ameaça à soberania. A fala escancara o fracasso das políticas de segurança frouxas da esquerda, que negligenciaram o avanço do narcotráfico.
BRASIL
Malafaia diz que há uma farsa por trás dos números da USP em manifestações de direita
Pastor Silas Malafaia criticou duramente os dados da USP que tentam minimizar o tamanho das manifestações pró-direita. Segundo ele, há uma manipulação clara para esconder a força popular de Bolsonaro. Malafaia afirma que a verdadeira multidão está nas ruas, enquanto a elite acadêmica tenta criar uma narrativa para agradar a esquerda. “É uma farsa”, disse ele.
-
BRASIL7 meses atrás
Candidato a prefeitura de São Paulo, Pablo Marçal, sofre atentado no Tatuapé
-
BRASIL2 meses atrás
Matéria do Jornal O Globo sugere pessoas a comerem Grilo
-
MUNDO7 meses atrás
Elon Musk debocha de Alexandre de Moraes depois do bloqueio do Twitter/X
-
BRASIL8 meses atrás
AGU pede que redes sociais removam postagens de encontro de Amorim e Maduro
-
JUDICIARIO7 meses atrás
Elon Musk expõe ordens de Moraes contra Nikolas, Monark e Alan Rick
-
POLÍTICA8 meses atrás
Secretário-geral do PRTB pede impugnação da candidatura de Pablo Marçal
-
POLÍTICA7 meses atrás
Relembre a denúncia de assédio sexual contra Datena citada por Marçal em debate
-
BRASIL8 meses atrás
Medalhistas olímpicos brasileiros terão tributação sobre suas premiações