BRASIL
‘Enorme nuvem de fumaça cobre o Brasil’, afirma Climatempo
O Brasil está envolto em uma vasta nuvem de fumaça, de acordo com a empresa de meteorologia Climatempo. Desde 1º de janeiro de 2024, houve registros de mais de 156 mil focos de incêndio em todo o território nacional. Em diversas regiões, a visão do céu azul tornou-se rara e foi substituída por uma tonalidade acinzentada.
A fumaça não só encobre o céu, mas também confere ao sol um tom avermelhado, resultado direto dos incêndios espalhados pelo país.
Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) mostram que, de 1º de janeiro a 7 de setembro, foram identificados 156.023 focos de fogo no Brasil. Essa quantidade é a maior desde 2010, quando houve registro de 163.408 focos de queimadas.
Estados mais afetados pelas queimadas que causam nuvem de fumaça no Brasil
Em agosto, o Estado de São Paulo registrou o maior número de queimadas desde o início da série histórica do Inpe, estabelecida por mais de 20 anos. Além de São Paulo, os Estados de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará e Amazonas também apresentaram números alarmantes de queimadas durante o mês de agosto.
Esses incêndios contribuíram para que a Amazônia Ocidental — composta dos Estados do Amazonas, Acre, Rondônia e Roraima — tornou-se, no mês, a região mais poluída do mundo, segundo monitoramento da plataforma suíça IQAir.
Impactos na saúde pública
A poluição gerada pelas queimadas tem desencadeado sérios problemas de saúde. Entre os sintomas mais comuns estão:
• irritação nos olhos, nariz e garganta;
• tosse;
• falta de ar; e
• agravamento de doenças respiratórias crônicas, como asma e bronquite.
Autoridades de saúde recomendam que, em casos de dificuldade respiratória severa, busquem atendimento médico imediato.
Giovanni Dolif, meteorologista do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), explicou que a densa camada de fumaça no céu não é causada apenas pelas queimadas, mas também por um fenômeno conhecido como “rios voadores”.
“Esses ‘rios voadores’, que agora em vez de umidade transportam fumaça, alinham-se antes da frente fria em direção ao Sudeste”, declarou Dolif à CNN.
Previsão de chuva
A Climatempo esclareceu que a dissipação dessa nuvem de fumaça só vai ocorrer com a chegada de chuvas regulares, o que ainda não há previsão de ocorrência. As chuvas desempenham um papel crucial na limpeza do ar, pois removem partículas e gases tóxicos da atmosfera.
Entre 12 e 15, algumas regiões do Sul, extremo sul de São Paulo e a fronteira de Mato Grosso do Sul com o Paraguai podem experimentar chuvas. No entanto, a maior parte do país ainda vai enfrentar dias de tempo seco e altas temperaturas, o que deve agravar as queimadas.
BRASIL
Boris Casoy emite sua opinião sobre a Anistia
O jornalista Boris Casoy emitiu opinião firme sobre a questão da anistia: “Ou vale para todos, ou não vale para ninguém”. A declaração reforça o clamor popular por justiça igualitária. Segundo Casoy, perseguir apenas os que se manifestam à direita, enquanto protege militantes de esquerda, é hipocrisia. A fala ressoa com quem pede tratamento justo e imparcial do Judiciário.
BRASIL
Secretário Nacional de Segurança Pública diz que as facçoes no Brasil estão se transformando em máfia
O Secretário Nacional de Segurança Pública alertou que as facções criminosas no Brasil evoluíram e hoje operam como verdadeiras máfias. Com controle de territórios, infiltração política e poder econômico, o crime organizado se tornou uma ameaça à soberania. A fala escancara o fracasso das políticas de segurança frouxas da esquerda, que negligenciaram o avanço do narcotráfico.
BRASIL
Malafaia diz que há uma farsa por trás dos números da USP em manifestações de direita
Pastor Silas Malafaia criticou duramente os dados da USP que tentam minimizar o tamanho das manifestações pró-direita. Segundo ele, há uma manipulação clara para esconder a força popular de Bolsonaro. Malafaia afirma que a verdadeira multidão está nas ruas, enquanto a elite acadêmica tenta criar uma narrativa para agradar a esquerda. “É uma farsa”, disse ele.
-
POLÍTICA4 semanas atrás
Deputado do Parlamento Europeu propõe sanção a Moraes após intimação contra Bolsonaro
-
BRASIL3 meses atrás
“Se para viver de arte, você precisa de subsídio do Estado, você não é um artista, você é um funcionário público.” Diz Javier Milei
-
POLÍTICA1 mês atrás
“Tomar o celular bruscamente da mão da vítima não configura o crime de roubo”, diz Ministro Antônio Saldanha do STJ
-
BRASIL2 meses atrás
“O nordestino tá cansado de promessas vazias, rejeição de Lula vai continuar subindo”, diz deputado Rodrigo Valadares
-
BRASIL3 meses atrás
Bolsonaro é recebido por multidão em Pernambuco
-
BRASIL3 meses atrás
Musk sugere sanções a Moraes, diz Daniela Lima na Globo News
-
BRASIL3 meses atrás
O aumento do preço do ovo é culpa da Quaresma, diz Globo News
-
BRASIL9 meses atrás
Candidato a prefeitura de São Paulo, Pablo Marçal, sofre atentado no Tatuapé