POLÍTICA
Vice-governadora do DF, Celina Leão, parabeniza a cidade de Brasília
Na manhã desta segunda-feira (22), a vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão, parabenizou a cidade de Brasília pelo seu 65º aniversário. Em uma publicação nas redes sociais e durante evento comemorativo na Esplanada dos Ministérios, Celina destacou o papel da capital federal como símbolo da democracia e da diversidade brasileira.
“Brasília é mais do que a sede dos Três Poderes. É uma cidade viva, construída por gente de todos os cantos do Brasil, que carrega sonhos, lutas e histórias. Parabéns a todos os brasilienses que fazem dessa capital um lugar único”, afirmou a vice-governadora.
Celina Leão também ressaltou o compromisso do governo local com o desenvolvimento sustentável e social da capital. “Estamos trabalhando diariamente para que Brasília cresça com inclusão, segurança e oportunidades para todos”, declarou.
A data foi marcada por celebrações culturais e cívicas em vários pontos da cidade, reunindo moradores, autoridades e turistas.
POLÍTICA
Presidente da Colombia, Gustavo Petro, ex-integrante da Guerrilha M-19, teve seu visto revogado pelo governo Trump
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, revogou o visto do presidente comunista colombiano Gustavo Petro, de sua família, aliados políticos e membros do governo.
A medida foi uma retaliação à recusa de Petro em autorizar o pouso de dois aviões militares americanos que transportavam colombianos deportados. Trump alegou que a decisão de Petro colocava em risco a segurança nacional dos EUA e impôs sanções adicionais, incluindo tarifas de 25% sobre produtos colombianos, com possibilidade de aumento para 50% em uma semana, além de restrições financeiras e bancárias.
POLÍTICA
Lula fica atrás de Bolsonaro, Michelle e Tarcísio no 2º turno em 2026, diz Paraná Pesquisas
Um levantamento realizado pela Paraná Pesquisas, divulgado nesta terça-feira (22), mostra que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ficaria atrás do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), da ex-primeira-dama, Michelle Bolsonaro, e do atual governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), em um cenário de segundo turno de uma eleição presidencial.
A pesquisa entrevistou 2020 eleitores em 160 municípios, entre os dias 16 e 19 de abril. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.
No primeiro cenário de segundo turno, Bolsonaro venceria o pleito por 46%, enquanto Lula teria 40,4%
Jair Bolsonaro (PL) – 46%
Lula (PT) – 40,4%
Não sabe/ não opinou – 4,6%
Nenhum/ Branco/ nulo – 9,0%
No segundo cenário de segundo turno, Michelle venceria a eleição com 45%. O petista teria 41%.
Michelle Bolsonaro – (PL) 45%
Lula (PT) – 41%
Não sabe/ não opinou – 4,8%
Nenhum/ Branco/ nulo – 9,2%
Em um terceiro cenário de segundo turno, Tarcísio derrotaria o petista com 43,4%. Lula teria 40,6%.
Tarcísio de Freitas (Republicanos) – 43,4%
Lula (PT) – 40, 5%
Não sabe/ não opinou – 5,5%
Nenhum/ Branco/ nulo – 10,5%
Projeções para um primeiro turno.
A pesquisa de abril mostra que, em um cenário de primeiro turno, Jair Bolsonaro ficaria à frente de Lula. O líder da direita teria 38,5% e o petista 33,3%.
Jair Bolsonaro (PL) – 38,5%
Lula (PT) – 33,3%
Ciro Gomes (PDT) – 9,7%
Ronaldo Caiado (União)- 3,5%
Eduardo Leite (PSDB) – 2,9%
Helder Barbalho (MDB) – 1,0%
Não sabe/ não opinou – 4,2%
Nenhum/ Branco/ nulo – 7,0%
Contudo, no levantamento anterior, realizado em fevereiro, os dois aparecem tecnicamente empatados. Bolsonaro marcou 36,0% e Lula 33,8%. A margem de erro também era de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos.
No cenário com Lula e Michelle Bolsonaro participando do primeiro turno, o levantamento atual aponta que eles aparecem tecnicamente empatados.
POLÍTICA
Lula manifesta temor de perder controle do Senado para a direita nas eleições de 2026
O presidente Lula (PT) tem manifestado temor por uma possível tomada do Senado Federal pela direita, nas eleições do próximo ano. O petista vem deixando claro aos membros do governo que seus esforços serão concentrados na disputa pela Câmara alta do Congresso Nacional. Ele tem dito com certa frequência aos seus aliados que “troca um governador por um senador”, de acordo com Bela Megale, do jornal O Globo.
O chefe do Executivo está se movimentando junto aos seus asseclas para atrapalhar o plano de Jair Bolsonaro (PL) e do presidente do Partido Liberal, Valdemar Costa Neto. O líder da direita no Brasil está diante de um cenário muito favorável para eleger uma maioria conservadora no Senado e frear os desmandos do Supremo Tribunal Federal (STF), principalmente do ministro Alexandre de Moraes.
Nas eleições de 2026, o Senado terá renovação de dois terços das 81 vagas da Casa, ou seja, cada estado irá eleger dois senadores. Diante de iminente derrota, que pode abrir a caixa de pandora da esquerda, Lula tem feito um esforço enorme, consultando até ministros de seu governo para disputarem uma vaga no Senado, abrindo mão de seus planos de concorrer ao governo do estado.
O PL trabalha forte com legendas aliadas para conseguir o maior número de cadeiras na Casa e, assim, emplacar o presidente do Senado em 2027.
-
POLÍTICA1 semana atrás
“Tomar o celular bruscamente da mão da vítima não configura o crime de roubo”, diz Ministro Antônio Saldanha do STJ
-
BRASIL8 meses atrás
Candidato a prefeitura de São Paulo, Pablo Marçal, sofre atentado no Tatuapé
-
BRASIL2 meses atrás
Matéria do Jornal O Globo sugere pessoas a comerem Grilo
-
MUNDO8 meses atrás
Elon Musk debocha de Alexandre de Moraes depois do bloqueio do Twitter/X
-
BRASIL9 meses atrás
AGU pede que redes sociais removam postagens de encontro de Amorim e Maduro
-
POLÍTICA3 dias atrás
“A facada em Bolsonaro foi um erro nosso”, diz Zé Dirceu
-
JUDICIARIO8 meses atrás
Elon Musk expõe ordens de Moraes contra Nikolas, Monark e Alan Rick
-
POLÍTICA7 meses atrás
Relembre a denúncia de assédio sexual contra Datena citada por Marçal em debate