CONECTE-SE CONOSCO

POLÍTICA

Trump e Bukele se encontram na Casa Branca

Publicado

on

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, recebeu seu homólogo de El Salvador, Nayib Bukele, nesta segunda-feira (14), na Casa Branca.

Durante o encontro, Trump agradeceu o líder do país centro-americano por aceitar centenas de imigrantes expulsos do território americano, a fim de resolver o problema das “fronteiras abertas” que diz ter herdado de governos anteriores, como o de Joe Biden.

Bukele é um braço forte na investida de Trump contra imigrantes ilegais nos EUA e foi chamado de “incrível” pelo republicano no domingo. O encontro ocorre em um momento que o pequeno país da América Central se tornou uma peça-chave nas deportações em massa de imigrantes ilegais conduzida pelo governo Trump.

Trump disse a jornalistas a bordo do Força Aérea Um (avião presidencial oficial dos EUA) que Bukele está sendo “incrível” ao falar sobre os deportados enviados pelos EUA para a megaprisão do político e, questionado se está preocupado com os relatos de violação dos direitos humanos no local, afirmou que não.

O vídeo com os elogios de Trump a Bukele foi divulgado em um dos perfis oficiais da Casa Branca, que também postou outro trecho, com um emoji de gargalhada, em que o presidente alfineta o antecessor, Joe Biden.

A Casa Branca também repostou o vídeo de Bukele chegando ao país e sendo recebido por autoridades e por militares, andando pelo tapete vermelho e escreveu: “Bem-vindo à América, Sr. Presidente”.

POLÍTICA

Mendonça diz que Moraes, como “vítima”, não deveria julgar golpe

Publicado

on

O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), manifestou-se favorável ao afastamento do ministro Alexandre de Moraes da relatoria do inquérito que investiga uma suposta tentativa de golpe de Estado. Mendonça argumentou que Moraes, sendo potencial vítima da trama, não deveria julgar o caso, conforme previsto no artigo 252, IV, do Código de Processo Penal

Apesar do posicionamento de Mendonça, o STF decidiu, por maioria de 9 votos a 1, manter Moraes na condução do inquérito. A Corte entendeu que os crimes em questão têm como vítimas a sociedade e a democracia, e não indivíduos específicos .

A decisão do STF reforça a confiança na imparcialidade de seus ministros e destaca a importância da estabilidade institucional no julgamento de casos que envolvem a democracia e o Estado de Direito.

Continue lendo

POLÍTICA

EUA emitem visto para Érika Hilton com gênero masculino

Publicado

on

A deputada federal Érika Hilton (PSOL-SP), primeira mulher trans eleita para o Congresso Nacional, criticou o governo dos Estados Unidos após receber um visto de entrada no país com seu gênero marcado como masculino. A parlamentar, que é uma das principais vozes na luta pelos direitos LGBTQIA+ no Brasil, afirmou que o erro é um exemplo da desinformação e desrespeito enfrentados por pessoas trans mesmo em processos oficiais.

Em suas redes sociais, Érika Hilton declarou: “Mais uma vez, minha identidade foi desrespeitada. Sou uma mulher trans, e meu gênero é feminino. Erros como esse mostram a importância da luta por reconhecimento e dignidade.”

A embaixada dos EUA no Brasil não se pronunciou oficialmente sobre o ocorrido, mas fontes indicam que o erro pode ser corrigido a pedido da interessada. Enquanto isso, a deputada reforçou seu compromisso com a visibilidade trans” e a luta contra a transfobia.

“Isso não vai me calar. Seguirei na batalha por um mundo onde todas as pessoas trans sejam tratadas com respeito”, concluiu Hilton

Continue lendo

POLÍTICA

Marcos Rogério, do PL de Bolsonaro, lidera corrida ao Senado por Rondônia

Publicado

on

Se as eleições para o Senado Federal ocorressem hoje, o senador Marcos Rogério (PL) de Bolsonaro estaria eleito para representar o estado de Rondônia.

O levantamento de pesquisa foi publicado nesta quarta-feira (16), pelo instituído Paraná pesquisas. Em 2026, os eleitores vão renovar dois terços do Senado, é o equivalente a 54 das 81 cadeiras na casa.

Segundo o levantamento, Marcos Rogério lidera a disputa com 43,8%, seguido por Marcos Rocha, com 35,4%. O atual governador está no segundo mandato consecutivo e não pode tentar a reeleição ao executivo de Rondônia.

Situação eleitoral- Senador (Estimulada)

Marcos Rogério : 43,8%
Não sabe/ Não respondeu: 4,3%
Nem um/ Branco/Nulo: 5,6%

O instituto Paraná Pesquisas entrevistou 1.640 eleitores em 35 municípios do estado de Rondônia. O grau de confiança do levantamento é de 95% e a margem de erro é estimada em 2,5 pontos percentuais (pp) para mais ou para menos.

Continue lendo

Trending