CONECTE-SE CONOSCO

POLÍTICA

Trump avalia atacar instalações de c0c4ína na Venezuela

Publicado

on

O presidente americano Donald Trump está considerando planos para atacar instalações de cocaína e rotas de tráfico de drogas dentro da Venezuela, embora ainda não tenha tomado uma decisão sobre se deve avançar com eles, disseram três autoridades dos EUA à CNN Internacional.

O presidente também não descartou adotar uma abordagem diplomática com a Venezuela para conter o fluxo de drogas para os EUA, disseram duas autoridades, mesmo depois que o governo interrompeu as negociações ativas com o presidente venezuelano Nicolas Maduro nas últimas semanas.

POLÍTICA

Documento do governo afirma que crianças podem ser transexuais

Publicado

on

O novo guia lançado pelo Ministério das Mulheres, intitulado “Todas as Mulheres: Dignidade, Cidadania e Direitos Humanos para Travestis e Mulheres Trans”, gerou forte reação entre grupos conservadores e parlamentares da oposição. O texto afirma que crianças também podem ser trans e defende políticas públicas específicas voltadas a esse público.

Para críticos, o documento representa mais um passo na tentativa do governo de introduzir a pauta de gênero nas escolas e na infância, o que é visto como uma interferência do Estado na formação familiar e nos valores tradicionais.

Deputados ligados à bancada evangélica e a movimentos pró-família afirmam que o governo deveria priorizar políticas de fortalecimento familiar e combate à violência infantil, em vez de promover discussões sobre identidade de gênero em idades precoces.

O Ministério das Mulheres, por sua vez, defende que o guia busca apenas garantir dignidade e respeito às pessoas trans, sem impor mudanças legais. Ainda assim, o tema promete alimentar o embate político entre o governo e setores conservadores, especialmente num momento de crescente polarização sobre questões morais e culturais no país.

Continue lendo

POLÍTICA

Quase metade do eleitorado não votaria em Lula “de jeito nenhum”

Publicado

on

Quase metade dos eleitores brasileiros diz que não votaria no presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) “de jeito nenhum”em 2026, segundo levantamento do Paraná Pesquisas divulgado nesta segunda-feira (27). De acordo com o instituto, 47,5% do eleitorado rejeitam totalmente o petista, enquanto 27,6% dizem que votariam nele com certeza. Outros 23,9% admitem que poderiam votar em Lula.

Entre os nomes da oposição, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) lidera o índice de rejeição: 53,9% dos entrevistados afirmam que não votariam nele de forma alguma. O parlamentar aparece como substituto hipotético do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que segue inelegível após decisões da Justiça Eleitoral e condenado a 27 anos de prisão pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por suposta tentativa de golpe.

Já o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), é o menos rejeitado entre os potenciais candidatos: apenas 39,3% descartam o voto nele, enquanto 38,1% afirmam que poderiam votar e 16,2% dizem que votariam com certeza.

O levantamento ouviu 2.020 eleitores em 162 municípios de todos os estados e do Distrito Federal. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Continue lendo

POLÍTICA

Delegado que prendeu o maior traficante do Espírito Santo é rebaixado de cargo

Publicado

on

O delegado Romualdo Gianordoli Neto, que comandou a operação que prendeu Marujo, o traficante mais procurado do Espírito Santo, ficou pouco mais de um ano na prestigiosa Subsecretaria de Estado da Inteligência (SEI) da Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp).⠀

No Diário Oficial da última sexta-feira (24), foi publicada a exoneração do delegado do comando da SEI, posto que ocupava desde 4 de setembro de 2024. Ele foi nomeado para exercer uma função gratificada e burocrática de assessoria, posição inferior à de subsecretário. A SEI é uma das cinco subsecretarias do organograma da Sesp.⠀

Indagado sobre as razões da sua exoneração, Gianordoli Neto afirmou, sem entrar em detalhes: “Tive um ‘desentendimento profissional’ com o delegado-geral [Darcy Arruda], e o governo [do estado] considerou que isso deixaria a equipe rachada e optou por me tirar”.⠀

Continue lendo

Trending