POLÍTICA
STF ignora prazos e esconde voos de ministros em avião da força aérea brasileira
O STF (Supremo Tribunal Federal) omitiu dados relacionados ao uso de aviões da FAB (Força Aérea Brasileira) por ministros. O Supremo ignorou, em 2 oportunidades, prazos de pedidos realizados pela Folha de S. Paulo por meio da LAI (Lei de Acesso à Informação), como revelou reportagem publicada nesta segunda-feira (12).
Segundo o jornal, o Supremo respondeu os questionamentos 1 mês depois de vencido o prazo de 15 dias estabelecidos pelas normas da LAI e não revelou quais ministros solicitaram o uso das aeronaves. O tribunal também não informou por quanto tempo deixará as listas sob sigilo.
Parte dos voos foi solicitada pelo Ministério da Justiça, que informou que deixará as informações em sigilo por 5 anos. O ministério afirmou, porém, que “a decisão não se aplica às viagens solicitadas pelo tribunal” e que o Supremo deve estabelecer um prazo para os voos que mobiliza.
Em seu site oficial, a FAB mostra apenas as viagens do presidente do STF, cargo ocupado pelo ministro Luís Roberto Barroso. Apesar de apresentar horários, origem e destino dos voos, não mostra os nomes dos outros membros do tribunal que o acompanham.
POLÍTICA
“Se depender de mim, relação com a China será indestrutível”, diz Lula
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou no dia (12) que, se depender de seu governo, a relação do Brasil com a China será “indestrutível”. Classificou ainda a relação como “incontornável”. Atualmente, o país asiático é o principal destino das exportações brasileiras.
“Estejam certos de que se depender do meu governo e da minha disposição, o Brasil e a China serão parceiros incontornáveis. A nossa relação será indestrutível, porque a China precisa do Brasil e o Brasil precisa da China. Nós 2 juntos poderemos fazer com que o Sul Global seja respeitado no mundo como nunca foi”, declarou.
POLÍTICA
Governo Lula recua no combate a facções criminosas, diz CNN
Representantes do governo Donald Trump reuniram-se com técnicos do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) da gestão Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e ouviram que, para o Brasil, facções como Comando Vermelho (CV) e Primeiro Comando da Capital (PCC) não podem ser classificadas pela legislação do país como organizações terroristas, e sim como criminosas.
Segundo apuração em reunião, os representantes afirmaram que haveria sanções mais pesadas contra essas facções, caso elas sejam reconhecidas como terroristas pelo governo brasileiro. Eles ouviram que, para o Brasil, esses grupos não podem ser classificados pela legislação do país como organizações terroristas, e sim como criminosas.
POLÍTICA
“STF controla o PCC, narcotráfico e afins”, diz Sérgio Tavares
O jornalista português Sérgio Tavares fez declarações polêmicas ao afirmar que o Supremo Tribunal Federal (STF) controla o Primeiro Comando da Capital (PCC), o narcotráfico e outras atividades criminosas. As declarações foram feitas durante uma entrevista.
Tavares afirmou que o ex assessor do TSE Eduardo Tagliaferro virou alvo do primeiro comando vermelho da capital (PCC) por ordem de Alexandre de Moraes, o jornalista reforça a suspeita de uma ligação entre Moraes e a facção.
As declarações de Tavares geraram repercussão nas redes sociais e em veículos de comunicação alinhados à direita política. Até o momento, não houve pronunciamento oficial do STF ou dos ministros mencionados sobre as acusações.
-
POLÍTICA3 semanas atrás
Deputado do Parlamento Europeu propõe sanção a Moraes após intimação contra Bolsonaro
-
BRASIL2 meses atrás
“Se para viver de arte, você precisa de subsídio do Estado, você não é um artista, você é um funcionário público.” Diz Javier Milei
-
POLÍTICA1 mês atrás
“Tomar o celular bruscamente da mão da vítima não configura o crime de roubo”, diz Ministro Antônio Saldanha do STJ
-
BRASIL1 mês atrás
“O nordestino tá cansado de promessas vazias, rejeição de Lula vai continuar subindo”, diz deputado Rodrigo Valadares
-
BRASIL3 meses atrás
Bolsonaro é recebido por multidão em Pernambuco
-
BRASIL3 meses atrás
Musk sugere sanções a Moraes, diz Daniela Lima na Globo News
-
BRASIL9 meses atrás
Candidato a prefeitura de São Paulo, Pablo Marçal, sofre atentado no Tatuapé
-
BRASIL3 meses atrás
O aumento do preço do ovo é culpa da Quaresma, diz Globo News