CONECTE-SE CONOSCO

POLÍTICA

“Ser demitido é pouco, se for comprovado que sabia tem que ir pra cadeia”, diz deputado Mauricio Marcon sobre Carlos Lupi

Publicado

on

Em vídeo divulgado nas redes sociais, o deputado federal Maurício Marcon (Podemos-RS) criticou com tom irônico a demissão de Carlos Lupi do Ministério da Previdência Social, depois das graves denúncias de corrupção envolvendo a pasta.

Segundo investigações da Polícia Federal, mais de R$ 6,3 bilhões teriam sido desviados de aposentados e pensionistas por meio de fraudes em descontos e empréstimos consignados. O escândalo envolve uma complexa rede de servidores e intermediários, e a suspeita é de que parte do valor tenha sido direcionada a empresas ligadas a interesses políticos.

Marcon destacou ainda que o caso se agravou com a revelação de novas informações. “Não se trata apenas de descontos indevidos. A investigação agora mostra que o esquema também se estendia aos empréstimos consignados, o que amplia ainda mais o prejuízo e a gravidade da denúncia”, pontuou.

O caso reacende o debate sobre a fragilidade dos mecanismos de controle na administração pública e sobre a responsabilização de gestores públicos em casos de corrupção. Organizações da sociedade civil e entidades de defesa dos direitos dos aposentados cobram transparência, responsabilização e o ressarcimento dos valores desviados.

POLÍTICA

“Não é ser só Bolsonarista que virou crime. Basta criticar Alexandre de Moraes para ser criminoso”, diz Glenn Greenwald à Van Hattem

Publicado

on

O jornalista norte-americano Glenn Greenwald voltou a criticar a atuação do Supremo Tribunal Federal (STF), em especial do ministro Alexandre de Moraes, em uma comissão concedida ao deputado federal Marcel Van Hattem (NOVO-RS). Durante a conversa, Greenwald afirmou que no Brasil atual, a simples crítica a Moraes já pode ser tratada como crime, Moraes acha que ele é a democracia. Declarou.

“Não é ser só bolsonarista que virou crime. Basta criticar Alexandre de Moraes para ser criminoso”, disse Greenwald, fazendo referência ao que considera uma escalada autoritária no país, especialmente no âmbito das decisões judiciais envolvendo apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Conhecido por sua atuação no caso Snowden e por fundar o site The Intercept Brasil, Greenwald tem sido uma das vozes internacionais mais críticas ao que chama de abusos judiciais no Brasil. Ele argumenta que o STF tem ultrapassado limites constitucionais em nome do combate à desinformação e a supostos atos antidemocráticos.

Continue lendo

POLÍTICA

Eduardo Bolsonaro anuncia chegada do coordenador de sanções do Governo Trump ao Brasil

Publicado

on

David Gamble, chefe do Escritório de Coordenação de Sanções do Departamento de Estado dos EUA, se reunirá com o senador Flávio Bolsonaro e com o ex-presidente Jair Bolsonaro.

Eduardo Bolsonaro, que se licenciou de seu mandato de deputado federal e está vivendo desde o início do ano nos Estados Unidos para conspirar junto ao governo de Donald Trump contra o Brasil, anunciou que o chefe do Escritório de Coordenação de Sanções do Departamento dos EUA desembarcará em Brasília na próxima segunda-feira (5).

O objetivo da vinda de David Gamble ao Brasil, segundo Eduardo Bolsonaro, seria discutir sanções contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). O filho de Jair Bolsonaro tem articulado retaliações dos EUA contra o magistrado por sua atuação frente ao inquérito da tentativa de golpe de Estado.

Continue lendo

POLÍTICA

Janja viaja à Rússia antes de Lula para eventos

Publicado

on

A primeira-dama, Janja Lula da Silva, desembarcou neste sábado (3) em Moscou, cinco dias antes de a comitiva do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegar à Rússia para uma série de compromissos do chefe de Estado.

Na capital russa, Janja visitou o Kremlin, sede do Executivo local e onde se situa a residência oficial do presidente Vladimir Putin.

Segundo o Palácio do Planalto, a primeira-dama deve se encontrar com a comunidade brasileira na Rússia e cumprir uma série de agendas nos próximos dias sobre temas como educação e cultura, além da Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza.

O tour de Janja inclui também destinos como o Teatro Bolshoi, o Museu Hermitage, a Catedral do Sangue Derramado e a Fábrica de Porcelana Imperial.

Com a chegada de Lula à Rússia na quinta-feira (8), Janja deve acompanhá-lo em todos os eventos oficiais.

Continue lendo

Trending