CONECTE-SE CONOSCO

POLÍTICA

Professor Fernando Schüsller fala sobre democracia e “cutuca” STF e o desrespeito da corte com o estado de direito na CNN

Publicado

on

Em entrevista à CNN, o professor e analista político Fernando Schüler criticou o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e o que ele chamou de “desrespeito da corte ao Estado de Direito”. Em sua fala, Schüler abordou os desafios da democracia brasileira, argumentando que, nos últimos anos, o país tornou-se palco de “experimentos sociais” que distorcem princípios constitucionais.

Ele foi enfático dizendo “Sabemos que não pode haver censura prévia no país, mas aceitamos passivamente que ela aconteça, como ocorreu repetidamente no Brasil nos últimos anos”. Em tom de indignação, questionou: “Por que cargas d’água a censura prévia é praticada em larga escala, e está tudo bem? Tudo legal?! Tudo em nome de uma ‘democracia militante’?”. Com ironia, acrescentou: “Ou só agora, já se passaram seis anos…”

Schüler também direcionou críticas ao Judiciário, afirmando que sua função não é “proteger a Constituição” de forma ativista, mas sim “fazer cumprir as instituições e as leis”. Em outras palavras, ele defende que o Poder Judiciário deve agir com neutralidade e dentro de seus limites institucionais, evitando interferências políticas disfarçadas de defesa democrática.

POLÍTICA

EUA emitem visto para Érika Hilton com gênero masculino

Publicado

on

A deputada federal Érika Hilton (PSOL-SP), primeira mulher trans eleita para o Congresso Nacional, criticou o governo dos Estados Unidos após receber um visto de entrada no país com seu gênero marcado como masculino. A parlamentar, que é uma das principais vozes na luta pelos direitos LGBTQIA+ no Brasil, afirmou que o erro é um exemplo da desinformação e desrespeito enfrentados por pessoas trans mesmo em processos oficiais.

Em suas redes sociais, Érika Hilton declarou: “Mais uma vez, minha identidade foi desrespeitada. Sou uma mulher trans, e meu gênero é feminino. Erros como esse mostram a importância da luta por reconhecimento e dignidade.”

A embaixada dos EUA no Brasil não se pronunciou oficialmente sobre o ocorrido, mas fontes indicam que o erro pode ser corrigido a pedido da interessada. Enquanto isso, a deputada reforçou seu compromisso com a visibilidade trans” e a luta contra a transfobia.

“Isso não vai me calar. Seguirei na batalha por um mundo onde todas as pessoas trans sejam tratadas com respeito”, concluiu Hilton

Continue lendo

POLÍTICA

Marcos Rogério, do PL de Bolsonaro, lidera corrida ao Senado por Rondônia

Publicado

on

Se as eleições para o Senado Federal ocorressem hoje, o senador Marcos Rogério (PL) de Bolsonaro estaria eleito para representar o estado de Rondônia.

O levantamento de pesquisa foi publicado nesta quarta-feira (16), pelo instituído Paraná pesquisas. Em 2026, os eleitores vão renovar dois terços do Senado, é o equivalente a 54 das 81 cadeiras na casa.

Segundo o levantamento, Marcos Rogério lidera a disputa com 43,8%, seguido por Marcos Rocha, com 35,4%. O atual governador está no segundo mandato consecutivo e não pode tentar a reeleição ao executivo de Rondônia.

Situação eleitoral- Senador (Estimulada)

Marcos Rogério : 43,8%
Não sabe/ Não respondeu: 4,3%
Nem um/ Branco/Nulo: 5,6%

O instituto Paraná Pesquisas entrevistou 1.640 eleitores em 35 municípios do estado de Rondônia. O grau de confiança do levantamento é de 95% e a margem de erro é estimada em 2,5 pontos percentuais (pp) para mais ou para menos.

Continue lendo

POLÍTICA

Alexandre de Moraes manda para prisão domiciliar traficante preso com 52kg de cocaína após Espanha se negar extraditar Oswaldo Eustáquio

Publicado

on

Após tomar conhecimento da decisão espanhola, o ministro Alexandre de Moraes, relator do caso no STF, decidiu nesta terça-feira (15) suspender um processo de extradição solicitado ao Brasil pela Espanha. O caso envolve Vasil Georgiev Vasilev, um homem búlgaro que foi preso no mês passado.

Com a suspensão, o acusado será solto e deverá cumprir prisão domiciliar, mediante monitoramento por tornozeleira eletrônica.

No entendimento do ministro, o tratado de extradição entre Brasil e Espanha envolve o requisito da reciprocidade, ou seja, o cumprimento do acordo pelos dois países.

Dessa forma, Moraes entendeu que houve desrespeito à reciprocidade, determinou a suspensão do processo de extradição do búlgaro e deu prazo de cinco dias para o embaixador da Espanha no Brasil prestar esclarecimentos.



Continue lendo

Trending