POLÍTICA
“País pode precisar de defesa nuclear”, diz Ministro de Minas e Energia
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou nesta sexta-feira (5), que o Brasil precisa investir mais em tecnologia nuclear para se proteger de possíveis ameaças externas. A declaração foi feita durante a posse dos novos diretores da ANP (Agência Nacional de Segurança Nuclear e da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis), no Rio de Janeiro.
“Mesmo que isso seja polêmico, nós estamos vivendo arroubos internacionais muito graves no mundo, em especial nos últimos tempos”, disse Silveira durante a cerimônia, na sede da Fundação Getulio Vargas (FGV).
Em discurso, o ministro citou a Constituição e ressaltou o potencial do Brasil em reservas de urânio. “Um país que é gigante pela própria natureza, que tem 11% da água doce do planeta, clima tropical, solo fértil e tantas riquezas minerais precisa levar muito a sério a questão nuclear. No futuro, nós vamos precisar dessa tecnologia também para a defesa nacional”, afirmou.
POLÍTICA
Portugal aprova lei que prevê multa de até 4 mil euros pelo uso de burca em público
Portugal aprovou uma lei que proíbe o uso de burca e véus que cubram o rosto em espaços públicos, com multas de até 4.000 euros. A lei visa proibir a ocultação do rosto em locais públicos e também criminaliza forçar alguém a ocultar o rosto por motivos religiosos ou de gênero.
A medida, que enfrenta resistência da esquerda, foi proposta pelo partido Chega e argumenta que a proibição visa defender costumes e valores do país.
Proibição: Uso de roupas que ocultem ou dificultem a exibição do rosto em locais públicos é proibido.
Multas: As penalidades podem chegar a 4.000 euros.
Outra proibição: Forçar alguém a ocultar o rosto por motivos de gênero ou religião também é proibido.
POLÍTICA
“Governo Lula pode proibir a produção de tilápia e destruir a renda de milhares da de brasileiros”, diz vice-prefeito de Cascavel
O vice-prefeito de Cascavel (PR), Renato Silva, afirmou nesta semana que o governo federal “pode proibir a produção de tilápia e destruir a renda de milhares de brasileiros”. A declaração repercutiu nas redes sociais e em veículos regionais, gerando preocupação entre produtores do setor aquícola.
A polêmica teve origem em uma proposta em análise pela Comissão Nacional de Biodiversidade (CONABIO), vinculada ao Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA). O órgão técnico avalia incluir a tilápia — espécie de peixe amplamente cultivada no país — na lista oficial de espécies exóticas invasoras.
Se aprovada, a medida poderá impor restrições à criação do peixe em determinadas áreas, especialmente em ecossistemas considerados sensíveis. No entanto, não existe, até o momento, qualquer decisão de proibição da atividade.
Em nota, o Ministério do Meio Ambiente afirmou que a discussão “faz parte de uma política preventiva de proteção à biodiversidade” e que “não há proposta de interrupção imediata da produção de tilápia no Brasil”. O governo também destacou que eventuais medidas serão debatidas com os setores produtivos e com a comunidade científica.
O alerta do vice-prefeito reflete a preocupação do agronegócio paranaense, já que o Paraná responde por cerca de 36% da produção nacional de tilápia, segundo dados da Associação Brasileira da Piscicultura (Peixe BR). O Brasil produziu, em 2024, mais de 660 mil toneladas da espécie, o que representa 68% de toda a piscicultura nacional.
Especialistas e produtores temem que eventuais restrições prejudiquem o setor, que gera milhares de empregos e movimenta bilhões de reais por ano. Ambientalistas, por outro lado, defendem que a classificação de espécies invasoras é necessária para proteger rios e lagos de impactos ecológicos.
O tema segue em debate técnico dentro do governo, e qualquer decisão final deverá passar por consulta pública. Até lá, a produção e comercialização da tilápia seguem sem mudanças.
POLÍTICA
Especialista que sugeriu pedrada em traficantes entra em programa de proteção
A professora Jacqueline Muniz entrou para o programa de proteção para defensores de Direitos Humanos do governo federal. A docente virou alvo de polêmica nas redes sociais e diz que foi ameaçada depois de dizer que traficantes do Rio poderiam ser enfrentados “facilmente” com pedras.
-
POLÍTICA7 meses atrás
“Tomar o celular bruscamente da mão da vítima não configura o crime de roubo”, diz Ministro Antônio Saldanha do STJ
-
BRASIL8 meses atrás
“Se para viver de arte, você precisa de subsídio do Estado, você não é um artista, você é um funcionário público.” Diz Javier Milei
-
POLÍTICA4 meses atrás
Lula estuda limitar remessa de dividendos de empresas americanas com operação no Brasil
-
POLÍTICA7 meses atrás
Deputado do Parlamento Europeu propõe sanção a Moraes após intimação contra Bolsonaro
-
POLÍTICA4 meses atrás
Trump ordena que visto de Eduardo Bolsonaro e toda sua família seja mudado de temporário para permanente
-
POLÍTICA4 meses atrás
EUA investigam esposa de Moraes por influência do ministro do STF
-
POLÍTICA2 meses atrás
Filha de ministro do STF é xingada e leva cusparada em universidade
-
POLÍTICA4 meses atrás
Advogados dizem que medidas contra Bolsonaro são “inéditas no direito brasileiro”
