POLÍTICA
“O Brasil vive uma completa inversão de valores”, diz Sergio Moro
Em viagem pelo interior do Paraná, o senador Sergio Moro (União-PR) reagiu com um vídeo publicado nas redes socias com indignação à anulação dos atos da Lava Jato contra o ex-doleiro e delator da investigação, Alberto Youssef.
A anulação ocorreu após decisão do ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF) nesta terça-feira (15).“Mais uma anulação da Operação Lava Jato. O Brasil vive uma completa inversão de valores morais. Dessa vez, em relação ao doleiro Alberto Youssef, que confessou seus crimes e confessou que lavava dinheiro da Odebrecht e entregava a partidos e agentes políticos.
Agora, ele posa de vítima e é premiado por uma justiça que a gente não compreende. O que entendo é que a impunidade voltou “, afirmou Moro nesta quarta-feira (16), em evento na Associação Comercial e Empresarial de Telêmaco Borba (Acitel).
O senador paranaense ainda relacionou o clima de impunidade ao momento que o país vive com os desvios de benefícios de aposentados e pensionistas do INSS.“Essa impunidade que vemos no país é a causa da volta da roubalheira. Tenho certeza que se não houvesse o desmantelamento da Lava Jato, eles não teriam coragem de roubar aposentados e pensionistas. Aliás, alguém foi preso ou será preso por esses crimes?”, questionou.
POLÍTICA
“Minha taxa minha vida, o único programa novo do Lula 3”, diz Ciro Nogueira
O senador Ciro Nogueira (PP-PI) criticou duramente nesta quarta-feira (16) a decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que manteve o decreto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para o aumento do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras).
Segundo o parlamentar, a medida representa um retrocesso e um novo fardo para a população. “Mais um dia triste para os brasileiros”, declarou. Ele ironizou o aumento do imposto ao chamá-lo de “Minha Taxa Minha Vida”, em referência ao programa habitacional Minha Casa Minha Vida. Para Nogueira, esse seria o “único programa criado” pelo governo no 3º mandato de Lula.
A decisão de Moraes foi vista por opositores como um sinal de alinhamento entre o Judiciário e o Palácio do Planalto. O aumento do IOF afeta diretamente operações de crédito, câmbio, seguros e títulos financeiros, e tem sido criticado por setores econômicos e políticos que apontam impacto negativo no consumo e na atividade empresarial.
POLÍTICA
“Fraudaram de novo a entrada do Filipe Martins nos EUA”, diz Jeffrey Chiquini
Em vídeo publicado nas redes sociais, o advogado Jeffrey Chiquini denunciou mais uma suposta tentativa de fraude contra Filipe Martins, ex-assessor internacional do ex-presidente Jair Bolsonaro.
“Fraudaram de novo a entrada do Filipe Martins nos EUA”, afirmou Chiquini. Segundo ele, um novo registro de entrada falso em nome de Martins foi inserido no sistema migratório norte-americano. De acordo com a denúncia, trata-se da segunda vez que esse tipo de manipulação é identificada, com o objetivo — segundo Chiquini — de comprometer a situação legal de Martins nos Estados Unidos. “Estão forjando dados no sistema para tentar incriminá-lo”, declarou o advogado, que vem acompanhando o caso.
Filipe Martins está atualmente fora do Brasil e é considerado um dos aliados mais próximos do ex-presidente Bolsonaro no campo da política internacional. Ele é investigado por autoridades brasileiras em processos que envolvem a chamada “milícia digital” e atos relacionados ao 8 de janeiro de 2023, embora seus advogados aleguem perseguição política.
A denúncia de Chiquini reforça a tese defendida por apoiadores de Bolsonaro de que há uma atuação coordenada, tanto dentro quanto fora do país, para descredibilizar e neutralizar figuras ligadas ao antigo governo. Até o momento, não houve manifestação oficial do governo dos Estados Unidos.
Medidas legais estão sendo estudadas para responsabilizar os autores da suposta fraude.
POLÍTICA
Chefe da OTAN notifica Brasil e diz que país pode ser alvo de tarifas de 100%
O secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), Mark Rutte, afirmou nesta terça-feira (15) que Brasil, China e Índia poderão ser alvos de sanções especiais com tarifas de até 100% caso continuem negociando com a Rússia e não atuem para pressionar Vladimir Putin por um acordo de paz na guerra da Ucrânia.
Se você for o presidente da China, o primeiro-ministro da Índia ou o presidente do Brasil e ainda estiver negociando com os russos e comprando seu petróleo e gás (…), às vezes antes de vendê-los por um preço mais alto, saiba que, se esse cara em Moscou não levar as negociações de paz a sério, eu lhe imporei sanções secundárias de 100%”, disse Rutte a repórteres após participar de uma sessão com senadores no Congresso dos Estados Unidos.
“Meu incentivo a esses três países, em particular, é que, se você mora em Pequim, ou em Delhi, ou é o presidente do Brasil, talvez queira analisar isso, porque pode ser muito prejudicial”, prosseguiu o secretário-geral da aliança militar ocidental. “Então, por favor, liguem para Vladimir Putin e digam a ele que ele precisa levar as negociações de paz a sério, porque, caso contrário, isso vai prejudicar o Brasil, a Índia e a China de forma massiva.”
A declaração se deu um dia após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, confirmar que poderá aplicar sanções tarifárias contra a Rússia caso não haja acordo de paz em até 50 dias. Na ocasião, Trump anunciou também o envio de armamentos à Ucrânia em novo pacote de ajuda militar.
Segundo Rutte, os Estados Unidos fornecerão armas “maciçamente” à Ucrânia. “Não apenas defesa aérea, mas também mísseis e munição paga pelos europeus.” Ele também confirmou que o armamento incluirá tanto material de uso defensivo quanto ofensivo, embora sem detalhar quais sistemas serão enviados. “Isso está sendo realmente trabalhado agora pelo Pentágono, pelo Comandante Supremo Aliado na Europa, em conjunto com os ucranianos”, declarou.
As falas de Rutte flertam com a pressão internacional sobre países que mantêm relações comerciais estratégicas com a Rússia. Apenas em 2024, o Brasil importou US$ 5,4 bilhões em diesel russo, de acordo com dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic). A cifra sob a gestão de Lula III já é um recorde de compras do combustível de origem russa.
-
POLÍTICA3 meses atrás
Deputado do Parlamento Europeu propõe sanção a Moraes após intimação contra Bolsonaro
-
BRASIL4 meses atrás
“Se para viver de arte, você precisa de subsídio do Estado, você não é um artista, você é um funcionário público.” Diz Javier Milei
-
POLÍTICA3 meses atrás
“Tomar o celular bruscamente da mão da vítima não configura o crime de roubo”, diz Ministro Antônio Saldanha do STJ
-
BRASIL3 meses atrás
“O nordestino tá cansado de promessas vazias, rejeição de Lula vai continuar subindo”, diz deputado Rodrigo Valadares
-
BRASIL5 meses atrás
Bolsonaro é recebido por multidão em Pernambuco
-
BRASIL5 meses atrás
Musk sugere sanções a Moraes, diz Daniela Lima na Globo News
-
BRASIL11 meses atrás
Candidato a prefeitura de São Paulo, Pablo Marçal, sofre atentado no Tatuapé
-
BRASIL5 meses atrás
O aumento do preço do ovo é culpa da Quaresma, diz Globo News