CONECTE-SE CONOSCO

POLÍTICA

“Nunca vi na vida”, diz aposentado filiado a entidade do irmão de Lula

Publicado

on

Um aposentado de 63 anos afirma ter sido filiado, à revelia, ao Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos da Força Sindical (Sindnapi), entidade sobre a qual “nunca ouviu falar” e que descontou mensalidades de seu benefício entre 2021 e 2024. O sindicato tem como vice-presidente Frei Chico, irmão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

“Eu me senti muito desonrado, porque paguei INPS [nome anterior do INSS] 48 anos, meu pagamento estava sendo descontado por um sindicato que não sei nem onde é, é em São Paulo, nunca vi esse sindicato na minha vida”, disse o aposentado José Luiz Gregório sobre sua filiação ao Sindnapi. O valor total dos descontos citado no processo supera os R$ 3 mil.

Gregório (foto em destaque) é morador de Teixeira de Freitas, sul da Bahia, e foi filiado ao Sindnapi, sem seu conhecimento, ao pedir um crédito consignado ao BMG. No processo, o advogado dele, Anderson Koehler, afirmou que o cliente nunca foi sindicalizado, não haveria por que fazê-lo “a essa altura da vida, muito menos perante a um sindicato localizado em São Paulo, que não lhe traz nenhuma vantagem”.

O Sindnapi nega a venda casada de empréstimos e filiações e afirma ter provas das associações de seus filiados. A entidade diz, ainda, que as filiações são feitas de forma espontânea e que cabe recurso no caso apontado pela reportagem.

O BMG, conhecido por ter sido um dos bancos envolvidos no escândalo do Mensalão no primeiro governo Lula (2003-2006), é uma das instituições autorizadas pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) a oferecer o consignado a aposentados e tem sofrido condenações na Justiça por fraudes nessas contratações.

POLÍTICA

Hugo Motta diz que governo Lula quer criar polarização social

Publicado

on

O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou nesta segunda-feira (30) que avisou o governo Lula de que havia risco de o Parlamento derrubar o decreto do IOF. No Instagram, o deputado ainda criticou a estratégia governista de acusar o Congresso de trair interesses do povo. O presidente Lula (PT), por sua vez, disse, durante cerimônia no Planalto, que um país “começa a ser justo pela tributação”.

No vídeo publicado por Motta, um narrador diz ser “fake” que o Congresso não olha para o povo e que o governo tenha sido pego de surpresa. Em seguida, o presidente da Câmara aparece e afirma que “quem alimenta o nós contra eles acaba governando contra todos”. Depois, ele menciona os 383 votos favoráveis à derrubada do decreto que aumentava o IOF “de deputados de esquerda e de direita”.

-A polarização política no Brasil tem cansado muita gente, e agora querem criar a polarização social – afirma.

O deputado destaca, na sequência, propostas de autoria do governo que foram aprovadas na mesma sessão da Câmara que sustou o decreto do IOF, como o consignado privado e a Medida Provisória do Fundo Social.

Continue lendo

POLÍTICA

“Não podem vir pra cá e votar na esquerda”, diz Júlia Zanatta sobre migração recorde de brasileiros para SC

Publicado

on

A deputada federal bolsonarista Júlia Zanatta (PL-SC) afirmou no domingo que o fluxo migratório de moradores de outros estados para Santa Catarina tem potencial de alterar o perfil conservador do eleitorado. A declaração ocorre após o Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostrar o estado na liderança do ranking nacional de ganho populacional via migração entre 2017 e 2022.

-Quem chega nem sempre compartilha dos nossos valores (…) eles não podem vir para cá e votar na esquerda — disse Zanatta, que ressaltou que o estado “bem ou mal, com os políticos mais velhos, sempre se manteve longe da esquerda”.

A deputada declarou também que “quem quiser migrar para Santa Catarina tem que ser para trabalhar e contribuir, além de respeitar nossas raízes e tradições”.

Destino histórico de nascidos em outros estados que viajavam em busca de oportunidades, Rio de Janeiro e São Paulo, este último pela primeira vez, apresentaram saldos migratórios negativos no Censo 2022. Na contramão, Santa Catarina apresentou o maior saldo migratório e a maior taxa líquida de migração do país em 2022, com um ganho populacional de 354.350 pessoas — o que corresponde a 4,66% da sua população total. O fenômeno marca uma mudança significativa na dinâmica migratória brasileira.

Segundo Zanatta, o movimento migratório pressiona os serviços públicos em cidades como Chapecó e Criciúma. Entre as consequências citadas estão a superlotação em hospitais e a falta de vagas em creches.

Continue lendo

POLÍTICA

“Eu sou minoria. STF invadiu competência do legislativo”, afirma André Mendonça

Publicado

on

Em entrevista recente, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), André Mendonça, fez duras críticas à atuação da Corte e afirmou que o tribunal tem ultrapassado os limites constitucionais. “Sou minoria. O STF invadiu competência do Legislativo”, declarou.

Indicado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, Mendonça disse ver com preocupação decisões do Supremo que, em sua avaliação, deveriam ser tomadas pelo Congresso Nacional. Segundo ele, o Judiciário não pode assumir o papel de legislar, sob risco de comprometer o equilíbrio entre os poderes.

A declaração reforça o embate entre alas mais conservadoras do STF e a maioria da Corte, frequentemente favorável a um ativismo judicial em temas sensíveis. A crítica também ecoa no Congresso, onde pesquisas recentes mostram que 80% dos parlamentares consideram que o Supremo tem interferido excessivamente nas funções do Legislativo.

A fala de Mendonça reacende o debate sobre os limites da atuação do STF e o papel do Judiciário na democracia brasileira.

Continue lendo

Trending