POLÍTICA
“Nunca antes na história desse país aconteceu um escândalo como o do INSS”, diz Oinegue
O jornalista Eduardo Oinegue, em sua análise no programa “BandNews: Edição da Noite”, destacou a gravidade do recente escândalo no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), classificando-o como um “assalto invisível aos aposentados” e afirmando que “nunca antes na história desse país aconteceu um escândalo como o do INSS”. Uma máfia desviava valores “pequenos” com ajuda dos servidores corruptora e omissos.
O esquema cresceu sob o atual governo, que agora tenta se desvincular da responsabilidade disse o jornalista.
Uma investigação conjunta da Polícia Federal e da Controladoria-Geral da União revelou um esquema de fraudes no INSS que resultou em descontos indevidos nos benefícios de aposentados e pensionistas. Estima-se que entre 2019 e 2024, cerca de R$ 6,3 bilhões foram descontados sem autorização, afetando milhões de beneficiários.
O escândalo evidenciou falhas na fiscalização e na segurança dos sistemas do INSS, levantando questionamentos sobre a responsabilidade das gestões anteriores e a necessidade de reformas estruturais para evitar que situações semelhantes ocorram no futuro.
POLÍTICA
“Se o roubo do INSS foi no governo anterior, por que ninguém do PT assinou a CPI pra poder investigar”, diz Nikolas Ferreira
Em vídeo publicado em suas redes sociais, o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) questionou a postura do governo Lula diante das denúncias de fraudes no INSS. “Se o roubo do INSS ocorreu no governo anterior, como o governo Lula está dizendo, por que ninguém do PT assinou a CPI para investigar?”, provocou o parlamentar.
A Polícia Federal afirma que associações que prestam serviços a aposentados vinham cadastrando beneficiários sem autorização, usando assinaturas falsas, para realizar descontos mensais indevidos diretamente nos pagamentos feitos pelo INSS. O prejuízo estimado pode chegar a R$ 6,3 bilhões entre os anos de 2019 e 2024.
POLÍTICA
Após derrotar petista, Prefeito de Anápolis, Márcio Corrêa, tem 74,69% de aprovação
O prefeito de Anápolis, Márcio Corrêa (PL), mal começou seu mandato e já colhe frutos de uma aprovação expressiva. Segundo levantamento do Instituto Goiás Pesquisas, divulgado nesta sexta-feira (8) pelo portal Mais Goiás, 74,69% da população aprova a forma como ele vem conduzindo a administração municipal.
Os números, apurados nos dias 2 e 3 de maio, mostram um cenário raro para gestores em início de mandato. Com apenas 7,74% de desaprovação e 17,57% dos entrevistados ainda sem opinião formada, Márcio Corrêa demonstra ter conquistado rapidamente a confiança da maioria dos anapolinos.
Mais do que aprovar, a população tem elogiado a qualidade da gestão. Para 64,02% dos entrevistados, o governo é “bom” (49,37%) ou até mesmo “ótimo” (14,64%). Outros 20,29% o avaliam como “regular” e apenas 5,65% o classificam negativamente somando os que disseram ser “ruim” (2,51%) ou “péssimo” (3,14%).
O que chama a atenção, no entanto, é o quanto a atuação do prefeito já tem superado as expectativas: 56,07% disseram que Márcio fez mais do que imaginavam nesses primeiros meses. Apenas 19,46% acham que ele entregou menos do que prometeu. Um número considerável 24,48% não soube responder.
A pesquisa ouviu 478 moradores em 17 regiões diferentes da cidade, por meio de entrevistas presenciais. A margem de erro é de 4,49 pontos percentuais, com 95% de confiança.
Em um momento em que a confiança nos gestores públicos anda abalada em muitas partes do país, os números de Anápolis revelam um começo de governo com respaldo popular sólido e, acima de tudo, com a esperança renovada por parte dos moradores.
POLÍTICA
“O presidente não sabe de nada nunca? Jamais”, questiona jornalista da Band News
Durante participação em um programa de análise política, um jornalista fez duras críticas à repetição de escândalos em governos do Partido dos Trabalhadores (PT) e questionou a recorrente alegação de desconhecimento por parte do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
“O presidente Lula nunca sabe de nada? Jamais?”, ironizou, após listar episódios que marcaram diferentes gestões petistas. Ele citou o caso do caseiro Francenildo Costa, envolvendo o então ministro da Fazenda Antonio Palocci; o escândalo do mensalão, atribuído a José Dirceu; o esquema do petrolão, relacionado à base aliada; e, mais recentemente, a fraude nos pagamentos do INSS, ligada ao PDT. Em todas essas situações, segundo o jornalista, a resposta oficial foi a mesma: Lula não tinha conhecimento dos fatos.
“Isso já está chato e cansativo”, desabafou o comunicador, demonstrando indignação com o que considera uma repetição de estratégias para blindar o presidente.
O jornalista também fez questão de enfatizar que esses escândalos não foram invenções da imprensa ou da Polícia Federal. “Todos esses crimes aconteceram — e continuam acontecendo — e o presidente segue dizendo que não sabe de nada”, concluiu.
-
POLÍTICA2 semanas atrás
Deputado do Parlamento Europeu propõe sanção a Moraes após intimação contra Bolsonaro
-
BRASIL2 meses atrás
“Se para viver de arte, você precisa de subsídio do Estado, você não é um artista, você é um funcionário público.” Diz Javier Milei
-
POLÍTICA4 semanas atrás
“Tomar o celular bruscamente da mão da vítima não configura o crime de roubo”, diz Ministro Antônio Saldanha do STJ
-
BRASIL1 mês atrás
“O nordestino tá cansado de promessas vazias, rejeição de Lula vai continuar subindo”, diz deputado Rodrigo Valadares
-
BRASIL2 meses atrás
Bolsonaro é recebido por multidão em Pernambuco
-
BRASIL2 meses atrás
Musk sugere sanções a Moraes, diz Daniela Lima na Globo News
-
BRASIL8 meses atrás
Candidato a prefeitura de São Paulo, Pablo Marçal, sofre atentado no Tatuapé
-
BRASIL2 meses atrás
O aumento do preço do ovo é culpa da Quaresma, diz Globo News