POLÍTICA
Nikolas sai em defesa de Malafaia após PF incluir pastor em inquérito
O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) defendeu Silas Malafaia após o pastor ser incluído no inquérito da Polícia Federal (PF) que investiga a suposta tentativa de obstrução de Justiça de Eduardo Bolsonaro (PL) no julgamento de Jair Bolsonaro no Supremo Tribunal Federal (STF). Os dois, entretanto, já tiveram um desentendimento no passado por conta de divergências de opinião nas eleições para a Prefeitura de São Paulo.
O deputado se manifestou no Instagram. Começou o vídeo dizendo que era preciso “focar na mensagem, não no mensageiro”.
Depois, saiu em defesa do pastor: “O Silas não é deputado, não é senador. Ele é um pastor. Daqui a pouco, não vai sobrar nenhuma voz aqui no nosso país. Esse é o caminho da democracia? Eu não acredito que esse seja um caminho democrático que a gente está seguindo”, declarou o deputado no Instagram.
O desentendimento de Nikolas e Malafaia ocorreu durante as eleições municipais de 2024. Na época, Nikolas postou um vídeo em suas redes sociais dizendo que o atual prefeito de São Paulo, então candidato à reeleição, Ricardo Nunes (MDB), “pertence ao sistema”, ao contrário do adversário Pablo Marçal.
Malafaia reagiu e publicou um vídeo em resposta. Sem citar nominalmente o deputado, o pastor afirmou que, “por consideração a Bolsonaro”, Nikolas deveria “ter ficado de boca fechada”. Bolsonaro e Malafaia apoiaram Nunes na eleição.
A investigação envolve a atuação de Eduardo nos Estados Unidos, onde ele teria tentado influenciar o andamento do processo sobre a trama golpista no Brasil.
O inquérito no qual Silas Malafaia teve o nome incluído foi aberto por ordem do ministro do Supremo Alexandre de Moraes após uma solicitação da Procuradoria-Geral da República (PGR).
Malafaia tem sido uma voz repetitiva na defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e dos investigados e presos por participação nos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023. No último dia 3, o pastor, inclusive, promoveu manifestações em defesa de Bolsonaro.
POLÍTICA
Maioria da população afirma que a culpa do tarifaço é de Lula, aponta DataFolha
Pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (16) no site do jornal “Folha de S.Paulo” aponta que 35% dos entrevistados acreditam que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é o maior culpado pelo tarifaço imposto ao Brasil pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
O ex-presidente Jair Bolsonaro (22%) e o deputado Eduardo Bolsonaro (17%) são, respectivamente, o segundo e o terceiro mais citados como principais responsáveis.
Eduardo (PL-SP) se licenciou do mandato para viver nos Estados Unidos. Ele é investigado por buscar influenciar o governo americano a adotar medidas contra o Brasil. O objetivo é pressionar as autoridades para evitar a condenação do pai, que será julgado no Supremo Tribunal Federal (STF) por articular um golpe de Estado em 2022.
Segundo o Datafolha, 15% apontam o ministro Alexandre de Moraes, do STF, como responsável pelo tarifaço.
A pergunta feita pelo instituto aos entrevistados foi: “Na sua opinião, das figuras brasileiras quem é o principal culpado pela taxa de até 50% imposta pelo governo dos EUA?”.
Veja os números:
Lula: 35%;
Jair Bolsonaro: 22%;
Eduardo Bolsonaro: 17%;
Alexandre de Moraes: 15%;
Não sabem responder: 7%;
Nenhuma das figuras listadas: 3%;
Todos —Lula, Bolsonaro, Eduardo e Moraes— são culpados: 1%.
⁷O Datafolha realizou 2.002 entrevistas em 113 municípios entre os dias 11 e 12 de agosto. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos, num nível de confiança de 95%.
POLÍTICA
Nayib Bukele nomeia capitã das forças armadas como ministra da educação
O presidente de El Salvador, Nayib Bukele, nomeou a capitã das Forças Armadas, Karla Trigueros, como a nova ministra da Educação, encarregando-a de realizar uma “profunda transformação” no sistema educacional do país centro-americano.
“Se quisermos construir o país que merecemos, devemos quebrar paradigmas”, disse Bukele em sua conta na rede social X, onde o presidente salvadorenho compartilhou imagens da posse de Trigueros, que também tem formação médica.
O presidente enfatizou que a nova ministra, com sua “dupla condição de capitã e médica”, demonstrou “a capacidade, a liderança e o compromisso necessários para promover uma profunda transformação” do sistema. “Sua missão será preparar as futuras gerações para enfrentar com sucesso os desafios de amanhã e alcançar os mais altos padrões de qualidade que o novo El Salvador que estamos construindo exigirá”, disse ele.
Trigueros, por sua vez, disse que recebeu o cargo com “profunda gratidão e responsabilidade”, com o “firme compromisso” de assumir essa tarefa de transformação.
Bukele, que foi reeleito presidente em fevereiro de 2024 e agora tem carta branca para concorrer novamente graças a uma reforma constitucional controversa, anunciou no ano passado que seu governo baniria mensagens “antinaturais, antideus e antifamília” das escolas, o que baniu, por exemplo, conteúdo com foco em gênero.
POLÍTICA
“Enquanto o Lula for presidente ele não vai dar prioridade nenhuma para ajuste fiscal”, diz Ronaldo Caiado
O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), criticou a condução da política econômica do governo federal. Segundo ele, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não demonstra interesse em promover medidas de ajuste fiscal.
— Enquanto o Lula for presidente, ele não vai dar prioridade nenhuma para ajuste fiscal — afirmou Caiado.
O governador tem se posicionado de forma recorrente contra a atual gestão petista, defendendo maior responsabilidade fiscal e cortes de gastos como caminho para equilibrar as contas públicas. As declarações reforçam o embate político entre governadores de oposição e o Planalto em meio às discussões sobre déficit orçamentário e limites de gastos.
-
POLÍTICA4 semanas atrás
Lula estuda limitar remessa de dividendos de empresas americanas com operação no Brasil
-
BRASIL6 meses atrás
“Se para viver de arte, você precisa de subsídio do Estado, você não é um artista, você é um funcionário público.” Diz Javier Milei
-
POLÍTICA4 meses atrás
Deputado do Parlamento Europeu propõe sanção a Moraes após intimação contra Bolsonaro
-
POLÍTICA4 meses atrás
“Tomar o celular bruscamente da mão da vítima não configura o crime de roubo”, diz Ministro Antônio Saldanha do STJ
-
POLÍTICA4 semanas atrás
Trump ordena que visto de Eduardo Bolsonaro e toda sua família seja mudado de temporário para permanente
-
POLÍTICA4 semanas atrás
EUA investigam esposa de Moraes por influência do ministro do STF
-
POLÍTICA4 semanas atrás
Advogados dizem que medidas contra Bolsonaro são “inéditas no direito brasileiro”
-
POLÍTICA4 semanas atrás
Segundo aliados, Trump já cogita bloquear o GPS no Brasil