CONECTE-SE CONOSCO

POLÍTICA

María Corina Machado fugiu de barco da Venezuela para Curaçao; caças F-18 deram cobertura aérea

Publicado

on

A líder da oposição venezuelana María Corina Machado deixou o país em circunstâncias secretas na terça-feira (9 de dezembro de 2025), embarcando num barco rumo à ilha de Curaçao, no Caribe, em uma fuga considerada clandestina por autoridades e apoiadores. A operação, segundo relatos de autoridades americanas ao jornal The Wall Street Journal, tinha como objetivo garantir a segurança da premiada com o Nobel da Paz, que desde 2024 vivia na clandestinidade para escapar de perseguições do governo de Nicolás Maduro. 

A saída de Machado ocorre pouco antes da cerimônia de entrega do prêmio em Oslo — marcada para esta quarta-feira, 10 de dezembro —, mas tornou impossível sua presença no evento. Com isso, sua filha, Ana Corina Sosa Machado, subiu ao palco para receber a honraria em seu lugar.

POLÍTICA

Alcolumbre diz que Senado votará redução de penas o quanto antes: “Brasil precisa ser pacificado”

Publicado

on

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, afirmou nesta semana que pretende colocar em votação, “o quanto antes”, o projeto que reduz as penas de condenados pelos atos de 8 de janeiro. A proposta, já aprovada pela Câmara dos Deputados, segue agora para análise dos senadores e pode ser apreciada ainda este ano — caso haja acordo entre as lideranças.

Segundo Alcolumbre, a medida é vista como uma forma de “pacificar o Brasil” após quase três anos das invasões às sedes dos Três Poderes. Ele declarou ter assumido o compromisso de levar o texto ao plenário assim que chegar oficialmente ao Senado.

A iniciativa, entretanto, enfrenta resistência dentro da própria Casa. O presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), Otto Alencar, defende que o projeto seja analisado primeiro pelo colegiado, e não levado diretamente ao plenário. A pressão por mais debate pode empurrar a votação para 2026.

Apesar das divergências, Alcolumbre mantém o discurso de celeridade e afirma que trabalhará para construir consenso. O tema segue como um dos mais sensíveis do Congresso, envolvendo disputas políticas, repercussão pública e possíveis impactos sobre penas já aplicadas pela Justiça.

Continue lendo

POLÍTICA

“Não deveria ter dosimetria pois não houve crime”, diz especialista

Publicado

on

Durante sua participação no visão crítica, Oswaldo Duek, professor de direito da penal na PUC, concluiu, após um estudo jurídico, que não havia crime nos atos do 8 de janeiro, e afirmou que “não deveria ter dosimetria pois não ouve crime”.

Na avaliação do especialista, as punições impostas aos condenados foram consideradas altas demais. Para ele uma eventual revisão com redução das penas poderia abrir o caminho para a pacificação do país.

Continue lendo

POLÍTICA

Deputados de oposição comemoram a rejeição do pedido de cassação de Carla Zambelli

Publicado

on

A Câmara dos Deputados rejeitou, por falta de votos, o pedido de cassação do mandato da deputada Carla Zambelli. Eram necessários 257 votos; houve 227 a favor, 170 contra e 10 abstenções. Com isso, ela permanece no cargo.

A decisão contrariou a recomendação da CCJ, que havia aprovado a cassação após Zambelli ter sido condenada pelo STF por envolvimento na invasão dos sistemas do Conselho Nacional de Justiça.

Continue lendo

Trending