POLÍTICA
Lula faz “confissão” de que pediu ajuda de Xi Jinping para “regular” o TikTok no Brasil
Durante sua visita oficial à China, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva revelou ter solicitado ao presidente chinês, Xi Jinping, o envio de um especialista de confiança ao Brasil para discutir a regulamentação de plataformas digitais, com foco no TikTok, pertencente à empresa chinesa ByteDance. A primeira-dama, Janja da Silva, também expressou preocupações sobre os impactos da plataforma nas crianças brasileiras.
Lula tem defendido a regulação das redes sociais, argumentando que as big techs lucram com a disseminação de mentiras e ódio, sem pagar impostos no Brasil . O presidente planeja discutir com o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, a retomada de propostas legislativas para regulamentar essas plataformas.
A oposição criticou o pedido de Lula à China, alegando riscos à soberania nacional e à liberdade de expressão. Lula, por sua vez, afirmou que a solicitação visa promover um ambiente digital mais seguro e responsável no Brasil.
POLÍTICA
Dino dá a réu por corrupção o que negou a Bolsonaro
A pedido da defesa do ex-ministro de Lula (PT) Juscelino Filho, deputado pelo Maranhão, o ministro do Supremo Tribunal Federal Flávio Dino, ex-governador do Estado, suspendeu a ação na qual Juscelino responde por desvio de recursos públicos, fraude em licitações, corrupção e organização criminosa. O motivo: o réu deve ter acesso à íntegra das provas. Há menos de um mês, ele adotou entendimento oposto, negando a Jair Bolsonaro acesso à íntegra das provas no caso da suposto “golpe”.
Dino suspendeu prazos da ação contra Juscelino, que foi ministro das Comunicações de Lula enquanto Dino era ministro da Justiça de Lula.
Juscelino é deputado pelo União e foi responsável por negociar, em 2018, apoio do seu então partido DEM ao PCdoB de Dino. Não deu.
Na segunda (12), o ministro Alexandre de Moraes concedeu ao ex-presidente Bolsonaro e outros acusados o acesso às provas coletadas.
POLÍTICA
Sondagens do governo indicam que escândalo do INSS fez Lula desabar ainda mais nas pesquisas
O escândalo do INSS reverteu a curva da popularidade de Lula (PT), que começava a subir de forma lenta, mas constante desde março. Pesquisas internas a que o governo federal teve acesso mostram que a avaliação positiva do presidente ultrapassou a negativa em abril —para voltar a cair em maio, depois da revelação dos descontos fraudulentos. Agora, o percentual dos que consideram o governo “ruim ou péssimo” voltou a ser maior do que o percentual dos que consideram que ele é “bom ou ótimo”.
Quando a curva da aprovação começa a subir, e a da desaprovação, a cair, marqueteiros e lideranças políticas dizem que elas tomam a forma de uma boca de jacaré. Quanto maior a aprovação, mais “aberta” está a boca. Ela agora voltou a fechar perigosamente, na análise de liderança que teve acesso aos números.
“Caiu tudo de novo”, afirmou à coluna um dirigente do PT. A expectativa é a de que pesquisas feitas por institutos como o Datafolha, o Quaest e o Ipec, que seguem a avaliação de Lula e mostraram que ele se recuperara em abril, divulguem pesquisas que confirmem a nova queda já captada por sondagens internas do governo.
Os índices internos que mostram a nova queda jogaram um balde de gelo no ânimo de parte de ministros e parlamentares que apoiam o governo. Um deles chega a dizer que o INSS pode derrotar o governo de vez.
POLÍTICA
“A Bahia é um estado assombroso”, diz Oinegue em referência à violência
O jornalista Eduardo Oinegue, âncora da BandNews FM, fez uma declaração contundente sobre a situação da segurança pública na Bahia. Durante o programa “BandNews: Edição da Noite”, Oinegue afirmou que a Bahia se tornou um “estado assombroso” devido ao aumento da violência.
Oinegue destacou que a Bahia já foi considerada um dos estados mais seguros do Brasil, mas que atualmente enfrenta uma escalada na criminalidade . Ele atribuiu parte da responsabilidade pelo agravamento da violência aos ex-governadores Jaques Wagner e Rui Costa, ambos do Partido dos Trabalhadores (PT), e ao atual governador Jerônimo Rodrigues, também do PT.
A fala do jornalista gerou repercussão nas redes sociais, com internautas expressando tanto apoio quanto críticas às suas declarações. A crise de segurança na Bahia tem sido tema recorrente no noticiário nacional, com dados apontando para um aumento nos índices de criminalidade no estado.
-
POLÍTICA3 semanas atrás
Deputado do Parlamento Europeu propõe sanção a Moraes após intimação contra Bolsonaro
-
BRASIL2 meses atrás
“Se para viver de arte, você precisa de subsídio do Estado, você não é um artista, você é um funcionário público.” Diz Javier Milei
-
POLÍTICA1 mês atrás
“Tomar o celular bruscamente da mão da vítima não configura o crime de roubo”, diz Ministro Antônio Saldanha do STJ
-
BRASIL1 mês atrás
“O nordestino tá cansado de promessas vazias, rejeição de Lula vai continuar subindo”, diz deputado Rodrigo Valadares
-
BRASIL3 meses atrás
Bolsonaro é recebido por multidão em Pernambuco
-
BRASIL3 meses atrás
Musk sugere sanções a Moraes, diz Daniela Lima na Globo News
-
BRASIL9 meses atrás
Candidato a prefeitura de São Paulo, Pablo Marçal, sofre atentado no Tatuapé
-
BRASIL3 meses atrás
O aumento do preço do ovo é culpa da Quaresma, diz Globo News