POLÍTICA
Lindberg Farias e Gilvan da Federal brigam em audiência com Lewandowski na Câmara
Os deputados federais Lindbergh Farias (PT-RJ e Gilvan da Federal (PL-ES) brigaram hoje durante a sessão da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado que ouviu o ministro Ricardo Lewandowski.
Após Lindbergh pedir que o presidente da Comissão de Segurança Pública, Paulo Bilynskyj (PL-SP), interrompesse comentários feitos pelo deputado Gilvan uma briga generalizada começou na Câmara envolvendo outros deputados, e foi necessária a intervenção da polícia legislativa.
Gilvan afirmou que Lewandowisk participa de um governo “vergonhoso” e “corrupto”. A fala incomodou o deputado Lindbergh, que rebateu o membro da comissão e o chamou de “desqualificado”, prolongando a discussão.
Bilynskyj, presidente da comissão, acionou a polícia legislativa para “manter os fotógrafos e jornalistas fora do local” onde estavam os deputados. “Ele [Lindbergh] iniciou uma questão de ordem de forma incorreta”, gritou Bilynskyj, que tentava controlar o tumulto.
Após interrupção, Lewandowski retomou o diálogo com a comissão. O ministro apresentou propostas para a segurança pública e respondeu às dúvidas dos deputados federais que compõe a comissão de Segurança Pública. Ele foi questionado sobre a vinda da ex-primeira-dama do Peru ao Brasil, sobre o esquema de corrupção do INSS e sobre as mudanças na legislação envolvendo saídas temporárias de presídios.
POLÍTICA
Cariocas pagarão com impostos por show de Lady Gaga financiado pela prefeitura do Rio de Janeiro
A prefeitura do Rio de Janeiro está a financiar o show da Lady Gaga na praia de Copacabana, com os impostos dos contribuintes cariocas. Embora a organização seja classificada como uma parceria público-privada, a estrutura, segurança, logística e operação urbana serão financiadas com dinheiro público.
É importante notar que o show da Lady Gaga em Copacabana terá um custo significativo para os cofres municipais, e os contribuintes cariocas serão quem pagarão a conta, mesmo que não tenham opção de recusar ou questionar a despesa.
Para convencer o governo do Rio de Janeiro a disponibilizar uma verba de R$ 15 milhões em um show da Lady Gaga, a produtora Bonus Track Entretenimento mencionou o impacto da cantora na música mundial, entre outros argumentos. O show acontecerá no dia 3 de maio, na Praia de Copacabana.
POLÍTICA
“O Brasil corre o risco de, um dia, eleger um Bukele à Presidência da República”, diz comentarista Octávio Guedes, da GloboNews
Durante participação na GloboNews, o comentarista político Octávio Guedes fez uma declaração contundente que gerou repercussão: “O Brasil corre o risco de, um dia, eleger um Bukele à Presidência da República”. A fala faz referência ao presidente de El Salvador, Nayib Bukele, conhecido por seu estilo autoritário, políticas de segurança duras e centralização de poder, mesmo sendo amplamente popular entre os eleitores de seu país.
O alerta de Guedes ocorre em meio a discussões sobre o avanço de discursos antidemocráticos no Brasil e o enfraquecimento de instituições democráticas. Ao citar Bukele, o comentarista sugere que a popularidade baseada em promessas de ordem e segurança pode abrir espaço para lideranças que desafiem os limites constitucionais e concentrem poder de forma perigosa.
Especialistas em ciência política têm feito análises semelhantes, apontando que a combinação de crises econômicas, violência urbana e descrédito nas instituições pode abrir caminho para figuras com discurso autoritário, especialmente se apresentarem soluções rápidas e simbólicas para problemas complexos.
POLÍTICA
União Progressista é a nova federação entre União Brasil e Partido Progressista, a federação terá a maior bancada do congresso
O presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre (União-AP), disse que a federação do União Brasil (UB) e Progressistas (PP), oficializada nesta terça-feira (29), em Brasília (DF), representa o caminho da pacificação, do equilíbrio e do bem comum no Brasil.
Durante o evento de formalização da aliança entre os dois partidos, no Congresso Nacional, Alcolumbre lembrou que a federação União Progressista (UP) é a maior dos últimos 20 anos da democracia brasileira e frisou que o interesse público sobressaiu aos interesses pessoais, políticos e regionais.
“Estamos no caminho certo para a pacificação do Brasil. Muitas vezes somos chamados a decidir por um lado ou por outro, mas o caminho do equilíbrio, da ponderação, do diálogo e do entendimento é que faz um país, do tamanho do Brasil, seguir em frente”, disse o senador amapaense. A federação UP terá a maior bancada no Congresso Nacional, com 109 deputados e 14 senadores.
Alcolumbre disse ainda que a decisão pela federação foi feita com maturidade institucional, compromisso de país e espírito público. “O trabalho para que pudéssemos consolidar essa aliança partidária, a maior feita nos últimos 20 anos da democracia brasileira, foi feito com muita maturidade institucional, espírito público, compromisso de país, deixando, na maioria das vezes, os interesses pessoais, regionais e individuais de lado em detrimento de um interesse coletivo”, afirmou.
Além do presidente do Congresso, estiveram presentes no evento o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB); o presidente nacional do União Brasil, Antonio Rueda; o presidente nacional do PP, senador Ciro Nogueira (PI); o secretário-geral do União Brasil, ACM Neto; além de governadores, prefeitos e outras lideranças políticas. “Esse encontro de hoje é um sinal de clareza institucional, compromisso e espírito público com aquilo que mais importa: não é o interesse de um partido, da vontade de uma pessoa ou de um desejo individual. O que tem que unir a política é sempre o espírito público para fazer o que é melhor para sociedade”, disse o presidente do Congresso.
-
POLÍTICA5 dias atrás
Deputado do Parlamento Europeu propõe sanção a Moraes após intimação contra Bolsonaro
-
BRASIL2 meses atrás
“Se para viver de arte, você precisa de subsídio do Estado, você não é um artista, você é um funcionário público.” Diz Javier Milei
-
POLÍTICA2 semanas atrás
“Tomar o celular bruscamente da mão da vítima não configura o crime de roubo”, diz Ministro Antônio Saldanha do STJ
-
BRASIL3 semanas atrás
“O nordestino tá cansado de promessas vazias, rejeição de Lula vai continuar subindo”, diz deputado Rodrigo Valadares
-
BRASIL2 meses atrás
Bolsonaro é recebido por multidão em Pernambuco
-
BRASIL2 meses atrás
Musk sugere sanções a Moraes, diz Daniela Lima na Globo News
-
BRASIL8 meses atrás
Candidato a prefeitura de São Paulo, Pablo Marçal, sofre atentado no Tatuapé
-
BRASIL2 meses atrás
O aumento do preço do ovo é culpa da Quaresma, diz Globo News