CONECTE-SE CONOSCO

POLÍTICA

Janja viaja à Rússia antes de Lula para eventos

Publicado

on

A primeira-dama, Janja Lula da Silva, desembarcou neste sábado (3) em Moscou, cinco dias antes de a comitiva do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegar à Rússia para uma série de compromissos do chefe de Estado.

Na capital russa, Janja visitou o Kremlin, sede do Executivo local e onde se situa a residência oficial do presidente Vladimir Putin.

Segundo o Palácio do Planalto, a primeira-dama deve se encontrar com a comunidade brasileira na Rússia e cumprir uma série de agendas nos próximos dias sobre temas como educação e cultura, além da Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza.

O tour de Janja inclui também destinos como o Teatro Bolshoi, o Museu Hermitage, a Catedral do Sangue Derramado e a Fábrica de Porcelana Imperial.

Com a chegada de Lula à Rússia na quinta-feira (8), Janja deve acompanhá-lo em todos os eventos oficiais.

POLÍTICA

“Não é ser só Bolsonarista que virou crime. Basta criticar Alexandre de Moraes para ser criminoso”, diz Glenn Greenwald à Van Hattem

Publicado

on

O jornalista norte-americano Glenn Greenwald voltou a criticar a atuação do Supremo Tribunal Federal (STF), em especial do ministro Alexandre de Moraes, em uma comissão concedida ao deputado federal Marcel Van Hattem (NOVO-RS). Durante a conversa, Greenwald afirmou que no Brasil atual, a simples crítica a Moraes já pode ser tratada como crime, Moraes acha que ele é a democracia. Declarou.

“Não é ser só bolsonarista que virou crime. Basta criticar Alexandre de Moraes para ser criminoso”, disse Greenwald, fazendo referência ao que considera uma escalada autoritária no país, especialmente no âmbito das decisões judiciais envolvendo apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Conhecido por sua atuação no caso Snowden e por fundar o site The Intercept Brasil, Greenwald tem sido uma das vozes internacionais mais críticas ao que chama de abusos judiciais no Brasil. Ele argumenta que o STF tem ultrapassado limites constitucionais em nome do combate à desinformação e a supostos atos antidemocráticos.

Continue lendo

POLÍTICA

Eduardo Bolsonaro anuncia chegada do coordenador de sanções do Governo Trump ao Brasil

Publicado

on

David Gamble, chefe do Escritório de Coordenação de Sanções do Departamento de Estado dos EUA, se reunirá com o senador Flávio Bolsonaro e com o ex-presidente Jair Bolsonaro.

Eduardo Bolsonaro, que se licenciou de seu mandato de deputado federal e está vivendo desde o início do ano nos Estados Unidos para conspirar junto ao governo de Donald Trump contra o Brasil, anunciou que o chefe do Escritório de Coordenação de Sanções do Departamento dos EUA desembarcará em Brasília na próxima segunda-feira (5).

O objetivo da vinda de David Gamble ao Brasil, segundo Eduardo Bolsonaro, seria discutir sanções contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). O filho de Jair Bolsonaro tem articulado retaliações dos EUA contra o magistrado por sua atuação frente ao inquérito da tentativa de golpe de Estado.

Continue lendo

POLÍTICA

Janones dá “piti” por conta de restaurante em Cuba

Publicado

on

O deputado federal André Janones (Avante-MG) deu um “piti” em um bar na cidade de Havana, capital de Cuba, na noite da quarta-feira (30/4). O episódio ocorreu no restaurante La Vitrola, na região de Havana Vieja.

Segundo relatos de testemunhas, Janones não tinha dinheiro suficiente para pagar a conta do que consumiu. O deputado havia pedido, por sugestão dos garçons, um tomahawk, um dos cortes mais nobres de carne.

De acordo com o cardápio do restaurante, o prato custa 30 mil pesos cubanos. Na cotação oficial, esse valor passaria dos R$ 7 mil. Já na cotação paralela, a refeição custaria em torno de 120 dólares, o equivalente a R$ 650.

Irritado com a situação, Janones começou a gritar xingamentos, como “merda de país” e “porcaria de cidade”. O deputado, que estava acompanhado de uma moça, deixou o local e voltou minutos depois com o dinheiro para pagar a conta.

Janones está em Cuba para participar das atividades do Dia Internacional do Trabalhador, em 1º de maio. Nas redes sociais, o parlamentar foi só elogios ao país. “O país onde o impossível se fez possível”, disse ele em um dos vídeos.

Continue lendo

Trending