POLÍTICA
Janja expulsou filha de Lula de reservado do camarote e vetou ministros, diz Folha de São Paulo
A primeira-dama Janja da Silva expulsou Lurian da Silva, a filha mais velha de Lula, da sala reservada ao presidente no camarote da prefeitura do Rio de Janeiro no Sambódromo.
As duas se desentenderam na noite de domingo (15), quando o petista foi homenageado pela Acadêmicos de Niterói.
Autoridades do governo, amigos e familiares de Lula foram convidados para ir ao camarote para ver o desfile. O presidente, no entanto, estava em uma sala reservada e de circulação restrita. Para entrar nela era preciso a autorização do presidente e de Janja.
De acordo com relatos feitos à coluna Mônica Bergamo, do jornal Folha de São Paulo, Lurian entrou no ambiente reservado para cumprimentar o pai. Ela estava com Thiago, neto do presidente —ele é filho de Marcos, o primogênito de Lula.
Ao ver que a filha pretendia ficar mais tempo no espaço, Janja falou que o momento não era para conversas mais longas, mas sim para dar um beijo e ir embora.
Lurian então reagiu, afirmando que queria conversar com o pai. Janja replicou e, segundo ainda relatos, afirmou, subindo o tom: “Aqui não é lugar para isso”. E pediu que Lurian saísse da sala.
As duas então começaram a discutir, diante do presidente, do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, e da mulher dele, Lu Alckmin.
Lurian também subiu o tom. Em resposta, disse que Janja não sabe o que é uma estrutura familiar e não entende a relação entre pais e filhos.
Como a porta estava aberta, a discussão pôde ser ouvida por diversos assessores, da Presidência e da prefeitura.
Apesar da tentativa de manter a discrição, a história se alastrou pelo camarote.
O clima estava ruim também do lado de fora, com diversos ministros esperando para falar com Lula, sem conseguir. O ambiente, segundo um deles, estava pesado. A explicação que recebiam era a de que a primeira-dama não queria tumulto na sala em que o casal estava, que era pequena.
Eles conseguiam falar com o presidente quando ele saía do espaço reservado e circulava pela área mais ampla do camarote.
POLÍTICA
Rebaixamento de escola que homenageou Lula na Sapucaí lidera menções nas redes sociais
O rebaixamento da Acadêmicos de Niterói no Carnaval do Rio de Janeiro virou alvo de memes nas redes sociais nesta 4ª feira (18). A escola levou à Marquês de Sapucaí uma homenagem ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), com o samba-enredo “Do alto do mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil”.
Estreante no Grupo Especial, a escola perdeu pontos em todos os 9 quesitos da apuração dos desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro e fechou a competição com 264,2 pontos, o pior resultado de uma agremiação desde 2022. Suas piores notas foram em fantasia e alegorias e adereços. O único 10 alcançado veio na categoria samba-enredo. Dois dos 4 jurados deram nota máxima para a escola.
Grande parte dos memes faz referência à ala “neoconservadores em conserva”, que apresentou fantasias em formato de lata com a ilustração de uma família formada por pai, mãe e 2 filhos, em uma crítica à ideia de família tradicional. A escola escolheu 4 personagens para simbolizar os “grupos que levantam a bandeira do neoconservadorismo”: o agronegócio, uma mulher de classe alta, defensores da ditadura militar e evangélicos.
POLÍTICA
Ministro diz que Lula está ‘triste’ e que críticas do carnaval foram pagas por oposição
O ministro-chefe da Secretaria de Comunicação, Sidônio Palmeira, afirmou que críticas ao presidente Lula no Carnaval de 2026 foram impulsionadas por “oportunismo eleitoral” da oposição, gerando “tristeza” no presidente. O governo alega que postagens com informações enviesadas foram pagas, buscando blindar a imagem de Lula após desfiles que homenagearam sua trajetória.
POLÍTICA
Moraes manda intimar presidente da Unafisco após críticas à operação da PF e ao STF
O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes determinou que a Polícia Federal intime o presidente da Unfisco Nacional (Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil), Kleber Cabral, para que ele preste esclarecimentos sobre as declarações dadas à imprensa ao longo da quarta-feira (18).Ele foi intimado a depor nesta sexta-feira (20), às 15h.
-
POLÍTICA10 meses atrás
“Tomar o celular bruscamente da mão da vítima não configura o crime de roubo”, diz Ministro Antônio Saldanha do STJ
-
BRASIL12 meses atrás
“Se para viver de arte, você precisa de subsídio do Estado, você não é um artista, você é um funcionário público.” Diz Javier Milei
-
POLÍTICA7 meses atrás
Lula estuda limitar remessa de dividendos de empresas americanas com operação no Brasil
-
POLÍTICA10 meses atrás
Deputado do Parlamento Europeu propõe sanção a Moraes após intimação contra Bolsonaro
-
POLÍTICA7 meses atrás
Trump ordena que visto de Eduardo Bolsonaro e toda sua família seja mudado de temporário para permanente
-
POLÍTICA7 meses atrás
EUA investigam esposa de Moraes por influência do ministro do STF
-
POLÍTICA5 meses atrás
Filha de ministro do STF é xingada e leva cusparada em universidade
-
POLÍTICA7 meses atrás
Advogados dizem que medidas contra Bolsonaro são “inéditas no direito brasileiro”
