POLÍTICA
Gabinete paralelo de Moraes perseguiu Carla Zambelli: “Ferrar com essa mulher”

Novas revelações apontam que um suposto “gabinete paralelo” ligado ao ministro Alexandre de Moraes teria atuado para perseguir a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP). De acordo com informações obtidas em investigações, a ordem dentro do grupo seria explícita: “ferrar com essa mulher”.
O caso levanta questionamentos sobre possível abuso de autoridade e uso político do Judiciário para atingir opositores. Aliados da parlamentar afirmam que Zambelli tem sido alvo de uma perseguição sistemática, com decisões judiciais consideradas desproporcionais e voltadas a silenciá-la no debate público.
A denúncia reforça o clima de tensão entre o Supremo Tribunal Federal e parlamentares da oposição, que acusam a Corte de ultrapassar os limites constitucionais. Até o momento, Moraes não se manifestou sobre as acusações envolvendo o suposto gabinete paralelo.
POLÍTICA
Dono de mercadinho é morto por facção criminosa a tiros 200 metros de onde dono de espetinho foi assassinado por não pagar taxa ao crime organizado
O empresário Robério Oliveira foi morto a tiros na tarde desta segunda-feira (25) no município de Itapajé, no bairro Santa Rita. O crime aconteceu a cerca de 200 metros do espetinho onde um comerciante foi morto, na semana passada, após pagar a uma facção criminosa um valor abaixo do ‘exigido’. Não há informações se os dois crimes estão relacionados.
Conforme informações preliminares, a vítima foi surpreendida pelos suspeitos próximo ao seu mercadinho e não teve chances de defesa. Francisco Robério Araújo Oliveira tinha 54 anos e já havia atuado como presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) do município.
Em nota, a CDL Itapajé lamentou a morte do empresário. “Robério foi uma liderança marcante no comércio local, tendo atuado com dedicação, ética e espírito colaborativo à frente da CDL. Seu compromisso com o fortalecimento da classe lojista e com o desenvolvimento econômico de Itapajé deixou um legado que inspira e será eternamente lembrado”, disse a entidade.
Em nota, a Secretaria de Segurança Pública do Ceará (SSPDS) informou que equipes da Polícia Civil e da Polícia Militar estão em buscas de suspeitos de envolvimento na morte de Robério. O caso está sendo investigado pela Delegacia Municipal de Itapajé.
O assassinato de Robério ocorreu oito dias após o comerciante Alexandre Roger Lopes, de 23 anos, ser morto a tiros no seu espetinho, que fica no mesmo bairro do mercadinho de Robério, a apenas duas ruas de distância.
Até o momento, não se sabe o que motivou o crime contra Robério. À TV Verdes Mares, pessoas próximas à vítima disseram que o crime tem relação com facção. Moradores da cidade têm relatado cenário de medo na cidade depois das últimas ocorrências.
No inquérito que investiga a morte de Alexandre Roger, os policiais civis apontam que a facção Comando Vermelho tem promovido uma onda de extorsões no município, com muitos comerciantes fechando seus negócios e alguns até deixando a cidade.
POLÍTICA
“O povo brasileiro é a última das prioridades de Lula”, diz deputado Cláudio Branchieri
O deputado federal Cláudio Branchieri (PRD-RS) voltou a dirigir duras críticas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, afirmando que as políticas do atual governo têm colocado em segundo plano as necessidades da população. Para o parlamentar, “o povo brasileiro é a última das prioridades de Lula”.
Branchieri acusa o governo de adotar uma visão “infantilizada” da economia, baseada em medidas de distribuição imediatista de recursos, sem preocupação com o crescimento sustentável. Segundo ele, ao insistir em políticas que retiram recursos do setor produtivo, o Palácio do Planalto estaria “empurrando o país para o abismo”.
“Tomar dinheiro dos empresários e distribuir para os pobres não faz a economia crescer. No fim, todos ficam mais pobres. Parece que essa é a meta do governo Lula”, declarou o deputado em recentes entrevistas.
As declarações de Branchieri se somam ao coro de críticas da oposição, que vê nas ações do governo um afastamento das demandas concretas da sociedade. Já o Planalto sustenta que suas políticas têm como prioridade a redução das desigualdades e a retomada do crescimento econômico.
POLÍTICA
Juristas de direita e esquerda criticam pedido de PF na casa de Bolsonaro, diz CNN
O pedido da Polícia Federal ao STF para que agentes fossem deslocados para dentro da casa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi criticado por juristas.
O advogado constitucionalista Pedro Serrano considerou o pedido da PF “exótico”.
“É uma situação absolutamente estranha e uma solução exótica. Nunca vi nada parecido. É desnecessário colocar gente dentro da casa”, afirmou.
No pedido ao STF, a PF citou como precedente o caso do juiz Nicolau dos Santos Neto, que também teve custódia policial em sua residência.
“É uma invasão total de privacidade que pune familiares. É pior que prisão porque viola a intimidade”, disse o advogado André Marsiglia, professor de direito constitucional.
A PF argumentou que medida é necessária porque o monitoramento por tornozeleira eletrônica não é suficiente, já que “depende de sinal de operadora de telefonia para tanto, sendo possíveis falhas, ou mesmo interferências deliberadas para retardo da detecção de violações das condições”.
“A PF sabe das limitações da tornozeleira”, disse Marsiglia.
-
POLÍTICA1 mês atrás
Lula estuda limitar remessa de dividendos de empresas americanas com operação no Brasil
-
BRASIL6 meses atrás
“Se para viver de arte, você precisa de subsídio do Estado, você não é um artista, você é um funcionário público.” Diz Javier Milei
-
POLÍTICA4 meses atrás
Deputado do Parlamento Europeu propõe sanção a Moraes após intimação contra Bolsonaro
-
POLÍTICA5 meses atrás
“Tomar o celular bruscamente da mão da vítima não configura o crime de roubo”, diz Ministro Antônio Saldanha do STJ
-
POLÍTICA1 mês atrás
Trump ordena que visto de Eduardo Bolsonaro e toda sua família seja mudado de temporário para permanente
-
POLÍTICA1 mês atrás
EUA investigam esposa de Moraes por influência do ministro do STF
-
POLÍTICA1 mês atrás
Advogados dizem que medidas contra Bolsonaro são “inéditas no direito brasileiro”
-
POLÍTICA1 mês atrás
Segundo aliados, Trump já cogita bloquear o GPS no Brasil