CONECTE-SE CONOSCO

POLÍTICA

Fux afirma que não é competência do STF julgar Bolsonaro e os demais

Publicado

on

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, afirmou na segunda-feira que não cabe à Corte julgar, de forma originária, o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros envolvidos em investigações sobre possíveis atos antidemocráticos. Durante a sessão, Fux votou para que se reconheça a incompetência originária do STF nesse caso.

A posição do ministro reforça a tese de que o julgamento de pessoas sem foro privilegiado deve ocorrer nas instâncias inferiores da Justiça, e não diretamente no Supremo. “A competência originária não é do STF”, declarou Fux, em seu voto.

A manifestação ocorre em meio ao avanço de investigações contra Bolsonaro e aliados, suspeitos de participação em uma tentativa de golpe de Estado e articulações contra o sistema eleitoral. A defesa do ex-presidente alega perseguição e inconstitucionalidade nas decisões que mantêm o caso no STF.

Apesar do voto de Fux, o julgamento ainda está em andamento, e os demais ministros deverão apresentar seus posicionamentos nos próximos dias.

A decisão final pode impactar diretamente o rumo das investigações e o foro responsável por conduzi-las.



POLÍTICA

Presidente da Colombia, Gustavo Petro, ex-integrante da Guerrilha M-19, teve seu visto revogado pelo governo Trump

Publicado

on

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, revogou o visto do presidente comunista colombiano Gustavo Petro, de sua família, aliados políticos e membros do governo.

A medida foi uma retaliação à recusa de Petro em autorizar o pouso de dois aviões militares americanos que transportavam colombianos deportados. Trump alegou que a decisão de Petro colocava em risco a segurança nacional dos EUA e impôs sanções adicionais, incluindo tarifas de 25% sobre produtos colombianos, com possibilidade de aumento para 50% em uma semana, além de restrições financeiras e bancárias.

Continue lendo

POLÍTICA

Vice-governadora do DF, Celina Leão, parabeniza a cidade de Brasília

Publicado

on

Na manhã desta segunda-feira (22), a vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão, parabenizou a cidade de Brasília pelo seu 65º aniversário. Em uma publicação nas redes sociais e durante evento comemorativo na Esplanada dos Ministérios, Celina destacou o papel da capital federal como símbolo da democracia e da diversidade brasileira.

“Brasília é mais do que a sede dos Três Poderes. É uma cidade viva, construída por gente de todos os cantos do Brasil, que carrega sonhos, lutas e histórias. Parabéns a todos os brasilienses que fazem dessa capital um lugar único”, afirmou a vice-governadora.

Celina Leão também ressaltou o compromisso do governo local com o desenvolvimento sustentável e social da capital. “Estamos trabalhando diariamente para que Brasília cresça com inclusão, segurança e oportunidades para todos”, declarou.

A data foi marcada por celebrações culturais e cívicas em vários pontos da cidade, reunindo moradores, autoridades e turistas.



Continue lendo

POLÍTICA

Lula fica atrás de Bolsonaro, Michelle e Tarcísio no 2º turno em 2026, diz Paraná Pesquisas

Publicado

on

Um levantamento realizado pela Paraná Pesquisas, divulgado nesta terça-feira (22), mostra que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ficaria atrás do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), da ex-primeira-dama, Michelle Bolsonaro, e do atual governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), em um cenário de segundo turno de uma eleição presidencial.

A pesquisa entrevistou 2020 eleitores em 160 municípios, entre os dias 16 e 19 de abril. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.

No primeiro cenário de segundo turno, Bolsonaro venceria o pleito por 46%, enquanto Lula teria 40,4%

Jair Bolsonaro (PL) – 46%
Lula (PT) – 40,4%
Não sabe/ não opinou – 4,6%
Nenhum/ Branco/ nulo – 9,0%

No segundo cenário de segundo turno, Michelle venceria a eleição com 45%. O petista teria 41%.

Michelle Bolsonaro – (PL) 45%
Lula (PT) – 41%
Não sabe/ não opinou – 4,8%
Nenhum/ Branco/ nulo – 9,2%

Em um terceiro cenário de segundo turno, Tarcísio derrotaria o petista com 43,4%. Lula teria 40,6%.

Tarcísio de Freitas (Republicanos) – 43,4%
Lula (PT) – 40, 5%
Não sabe/ não opinou – 5,5%
Nenhum/ Branco/ nulo – 10,5%

Projeções para um primeiro turno.

A pesquisa de abril mostra que, em um cenário de primeiro turno, Jair Bolsonaro ficaria à frente de Lula. O líder da direita teria 38,5% e o petista 33,3%.

Jair Bolsonaro (PL) – 38,5%
Lula (PT) – 33,3%
Ciro Gomes (PDT) – 9,7%
Ronaldo Caiado (União)- 3,5%
Eduardo Leite (PSDB) – 2,9%
Helder Barbalho (MDB) – 1,0%
Não sabe/ não opinou – 4,2%
Nenhum/ Branco/ nulo – 7,0%

Contudo, no levantamento anterior, realizado em fevereiro, os dois aparecem tecnicamente empatados. Bolsonaro marcou 36,0% e Lula 33,8%. A margem de erro também era de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos.

No cenário com Lula e Michelle Bolsonaro participando do primeiro turno, o levantamento atual aponta que eles aparecem tecnicamente empatados.

Continue lendo

Trending