POLÍTICA
Filha de Clezão se filia ao PL e deve disputar vaga na câmara em 2026 pelo Distrito Federal

Luiza da Cunha, filha de Clériston Pereira da Cunha (o “Clezão”), recentemente filiou-se ao PL (Partido Liberal), com vistas a disputar uma vaga na Câmara dos Deputados em 2026 pelo Distrito Federal. A ativista política oficializou sua filiação em 28 de maio de 2025, num evento ao lado de Valdemar da Costa Neto, presidente nacional do PL.
Moradora da Colônia Agrícola 26 de Setembro, em Brasília. Ativista conservadora, com visibilidade nacional e afinidade política com figuras como Jair Bolsonaro, Michelle Bolsonaro, Nikolas Ferreira e Damares Alves.
Ela acumula esse capital político enquanto segue o legado de seu pai, que morreu em 20 de novembro de 2023, no Complexo da Papuda.
Com apoio do núcleo conservador do Distrito Federal, especialmente da base bolsonarista, sinaliza forte presença na disputa de 2026
Algumas correntes também avaliam a proximidade com Damares Alves (Republicanos–DF) e Michelle Bolsonaro, possíveis candidatas ao Senado no mesmo pleito.
Embora o foco principal seja a Câmara Federal, ela ainda pode considerar concorrer à Câmara Distrital (CLDF), como já foi comentado anteriormente.
POLÍTICA
“Trump é nosso maior aliado”, diz Eduardo Bolsonaro em entrevista nos EUA
Durante uma entrevista nos Estados Unidos, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) afirmou que “Trump é nosso maior aliado” e indicou que novas ações em apoio a Jair Bolsonaro devem ocorrer em breve. A declaração foi feita após o ex-presidente Donald Trump publicar uma nota defendendo o ex-mandatário brasileiro, classificando os processos contra ele como uma “caça às bruxas”.
Eduardo, que está nos EUA desde março, disse que “não será a única novidade” vinda do país norte-americano, sugerindo articulações políticas e diplomáticas em curso. A fala reforça a aproximação entre aliados de Jair Bolsonaro e setores do trumpismo nos EUA.
A expectativa agora gira em torno de possíveis ações de congressistas americanos, como sanções contra autoridades brasileiras, e do uso do apoio internacional na narrativa de perseguição política à direita no Brasil.
POLÍTICA
CCJ aprova projeto de Alberto Neto para castração química de estuprador
A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira, 2, um projeto de lei que, além de aumentar as penas para os crimes de estupro e estupro de vulnerável, prevê que os condenados sejam beneficiados com progressão de regime ou liberdade condicional se aceitarem se submeter à castração química, que é o tratamento químico-hormonal para redução da libido.
A proposta consta do substitutivo ao projeto de lei 6.831/2010, do ex-deputado Paes de Lira (SP) e a outros 56 que tramitam em conjunto. O autor do substitutivo é o deputado Capitão Alberto Neto (PL-AM), relator do projeto.
A castração química é utilizada nos Estados Unidos e na Grã-Bretanha e não envolve procedimento cirúrgico. De forma voluntária e indolor, não há que se falar em afronta à dignidade da pessoa humana”, disse o Capitão Alberto Neto ao defender o método.
Deputado Alberto Neto, autor do substitutivo aprovado pela CCJ que prevê castração química a estupradores que queiram ter beneficios. Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados
O projeto vai agora para votação em plenário. Para virar lei, terá de ser aprovado pela Câmara e pelo Senado.
As outras alterações na legislação referem-se a aumentos de pena. Para o crime de estupro, o substitutivo prevê aumento dos atuais 6 a 10 anos para 10 a 20 anos. Se envolver lesão corporal de natureza grave ou se a vítima tiver idade entre 14 e 18 anos, passa dos atuais 8 a 12 anos para 12 a 22 anos.
Para o crime de estupro de vulnerável, a pena aumenta dos atuais 8 a 15 anos para 12 a 20 anos. Se houver lesão corporal de natureza grave, passa dos atuais 10 a 20 anos para 14 a 24 anos.
A pena para o crime de violação sexual mediante fraude sobe de 2 a 6 anos para 4 a 8 anos, e para o crime de importunação sexual prevê aumento de 50% se a vítima for criança ou adolescente. Além disso, haverá acréscimo de dois terços da pena para cada ato libidinoso praticado nos crimes de estupro, estupro de vulnerável e importunação sexual.
Outra mudança é a inclusão dos crimes de corrupção de menores e satisfação de lascívia na presença de crianças ou adolescentes entre os elencados na Lei dos Crimes Hediondos. Os crimes previstos nessa lei são inafiançáveis e insuscetíveis de graça, indulto, anistia e liberdade provisória.
O substitutivo aprovado determina também que, nos crimes contra a liberdade sexual e contra vulnerável, a denúncia seja sempre feita pelo Ministério Público, sem necessidade de queixa da vítima.
POLÍTICA
lula desafia Trump e reage: “Brasil é soberano. Não aceitamos tutela de ninguém”
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou em rede social nesta segunda-feira (7) que a defesa da democracia no Brasil é um tema que “compete aos brasileiros” e que o país não aceitará interferência ou tutela “de quem quer que seja”. A publicação foi feita pouco depois de o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fazer um post em defesa de Jair Bolsonaro. O americano disse que o ex-presidente brasileiro sofre perseguição e deveria ser julgado pelos eleitores.
“A defesa da democracia no Brasil é um tema que compete aos brasileiros. Somos um país soberano. Não aceitamos interferência ou tutela de quem quer que seja. Possuímos instituições sólidas e independentes”, disse Lula, sem citar Trump. De acordo com o petista, “ninguém está acima da lei”. “Sobretudo, os que atentam contra a liberdade e o estado de direito.”
-
POLÍTICA2 meses atrás
Deputado do Parlamento Europeu propõe sanção a Moraes após intimação contra Bolsonaro
-
BRASIL4 meses atrás
“Se para viver de arte, você precisa de subsídio do Estado, você não é um artista, você é um funcionário público.” Diz Javier Milei
-
POLÍTICA3 meses atrás
“Tomar o celular bruscamente da mão da vítima não configura o crime de roubo”, diz Ministro Antônio Saldanha do STJ
-
BRASIL3 meses atrás
“O nordestino tá cansado de promessas vazias, rejeição de Lula vai continuar subindo”, diz deputado Rodrigo Valadares
-
BRASIL4 meses atrás
Bolsonaro é recebido por multidão em Pernambuco
-
BRASIL4 meses atrás
Musk sugere sanções a Moraes, diz Daniela Lima na Globo News
-
BRASIL10 meses atrás
Candidato a prefeitura de São Paulo, Pablo Marçal, sofre atentado no Tatuapé
-
BRASIL4 meses atrás
O aumento do preço do ovo é culpa da Quaresma, diz Globo News