POLÍTICA
EUA faz retirada imediata de 1 mil militares trans das forças armadas
O governo dos Estados Unidos anunciou na quinta-feira (8) que irá desligar imediatamente mil militares transgêneros das Forças Armadas do país. Conforme a nova diretriz do Departamento de Defesa dos Estados Unidos, outros militares que ainda não se declararam abertamente com disforia de gênero terão até 30 dias para se desligarem da instituição.
A disforia de gênero é uma condição quando a pessoa sente um mal estar por não se reconhecer no sexo biológico. No caso, o memorando prevê que aqueles que ossuem diagnóstico ou histórico de sintomas de disforia de gênero vão poder voluntariamente solicitar a saída do departamento. Caso não o façam, a remoção poderá ser compulsória.
Conforme autoridades informaram, havia 4.240 militares diagnosticados com disforia de gênero na ativa, em 9 de dezembro de 2024, na Guarda Nacional e na Reserva. Mas admitem que o número pode ser maior.
A medida foi implantada após a Suprema Corte dos Estados Unidos autorizar a implementação da diretriz do presidente Donald Trump. Publicado em janeiro deste ano, o documento “Priorizando a Excelência e a Prontidão Militar”, foi barrado pela Corte, porém o governo recorreu.
O texto questiona que “expressar uma falsa ‘identidade de gênero’ diferente do sexo de um indivíduo não pode satisfazer os padrões rigorosos necessários para o Serviço Militar”. Em suas redes sociais, o secretário de Defesa, Pete Hegsteth, comemorou a vitória na Justiça e reforçou: “Esta é a agenda do presidente, é para isso que o povo americano votou”.
POLÍTICA
Coronel Zucco faz críticas a Lula por viagem à Rússia: “tinha apenas ditadores”
O deputado federal Coronel Zucco (PL-RS) expressou fortes críticas à recente viagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Rússia, onde participou das comemorações dos 80 anos da vitória soviética sobre o nazismo. Zucco destacou que a presença de Lula ao lado de líderes ditadores como Vladimir Putin, e países ditadores como China, Cuba e Venezuela, é preocupante e compromete a imagem internacional do Brasil.
“Enquanto o Brasil enfrenta escândalos como o do INSS, o presidente prefere confraternizar com ditadores”, afirmou Zucco. Ele também criticou a política externa do governo, classificando-a como irresponsável e prejudicial às relações com parceiros históricos, como Estados Unidos e Argentina. 
POLÍTICA
“Lula é mentiroso”, afirma Senador Rogério Marinho (PL-RN)
O senador Rogério Marinho (PL-RN) usou suas redes sociais para criticar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), acusando-o de mentir em relação às ações de combate a fraudes contra aposentados. Segundo Marinho, os mecanismos de controle para coibir esse tipo de crime foram criados ainda durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
“O PT institucionalizou o roubo! A fraude tem as digitais e a blindagem criminosa de um governo que protege os padrinhos e persegue quem denuncia”, escreveu o senador, em tom contundente.
A declaração ocorre em meio a investigações sobre possíveis irregularidades no sistema previdenciário. O Palácio do Planalto ainda não se pronunciou oficialmente sobre as acusações.
POLÍTICA
“Não querem me prender, querem me matar”, afirma Bolsonaro
O ex-presidente Jair Bolsonaro tem feito declarações públicas em suas redes sociais, nas quais afirma temer por sua vida, alegando que há uma intenção de eliminá-lo, em vez de apenas prendê-lo. ele declarou: “Eles não querem mais me prender, querem que eu seja executado” eles querem se ver livre de mim! Declarou.
Essas declarações ocorrem em meio a investigações sobre a suposta tentativa de golpe de Estado em 2022, na qual Bolsonaro é réu. Ele afirma ser alvo de perseguição política e teme ser assassinado caso seja preso.
-
POLÍTICA2 semanas atrás
Deputado do Parlamento Europeu propõe sanção a Moraes após intimação contra Bolsonaro
-
BRASIL2 meses atrás
“Se para viver de arte, você precisa de subsídio do Estado, você não é um artista, você é um funcionário público.” Diz Javier Milei
-
POLÍTICA4 semanas atrás
“Tomar o celular bruscamente da mão da vítima não configura o crime de roubo”, diz Ministro Antônio Saldanha do STJ
-
BRASIL1 mês atrás
“O nordestino tá cansado de promessas vazias, rejeição de Lula vai continuar subindo”, diz deputado Rodrigo Valadares
-
BRASIL3 meses atrás
Bolsonaro é recebido por multidão em Pernambuco
-
BRASIL2 meses atrás
Musk sugere sanções a Moraes, diz Daniela Lima na Globo News
-
BRASIL8 meses atrás
Candidato a prefeitura de São Paulo, Pablo Marçal, sofre atentado no Tatuapé
-
BRASIL3 meses atrás
O aumento do preço do ovo é culpa da Quaresma, diz Globo News