POLÍTICA
“Eu não queria estar na pele de Alexandre de Moraes em caso de renovação no Senado”, diz ex-ministro do STF, Marco Aurélio Mello

O ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Marco Aurélio Mello, afirmou que não gostaria de estar “na pele de Alexandre de Moraes” caso haja uma renovação no Senado. Em entrevista, Marco Aurélio criticou a atuação de Moraes, dizendo que ele “vem forçando a mão” em suas decisões, especialmente em casos relacionados aos atos de 8 de janeiro. Segundo o ex-ministro, o atual cenário do STF revela um ativismo judicial preocupante e uma concentração excessiva de poder. Ele também alertou para o risco de desgaste institucional caso o Senado adote uma postura mais crítica frente às ações do Supremo.
POLÍTICA
Justiça dos EUA intima Alexandre de Moraes e dá prazo de 21 dias para que se manifeste
Justiça do estado da Flórida, nos Estados Unidos, mandou intimar novamente o ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), nesta segunda-feira (7).
A ação foi apresentada pela Trump Media, que pertence ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e pela plataforma Rumble, de vídeos.
As empresas acusam Alexandre de Moraes de ter desrespeitado leis norte-americanas e praticado censura ao determinar que perfis sejam bloqueados nos Estados Unidos.
O novo documento emitido pela Justiça da Flórida dá um prazo de 21 dias para que Alexandre de Moraes responda a um dos advogados citados no documento.
Uma ação judicial foi movida contra o senhor. (…) No prazo de 21 dias após a notificação desta intimação (sem contar o dia em que a recebeu) — ou 60 dias se o senhor for dos Estados Unidos ou de uma agência dos Estados Unidos, ou um funcionário, ou empregado dos Estados Unidos descrito em (…) — o sr. deve notificar o autor de uma resposta à queixa anexa ou de uma petição nos termos da Regra 12 das Regras Federais de Processo Civil. A resposta ou petição deve ser notificada ao autor, ou ao seu advogado, cujo nome e endereço são (…).”
A notificação diz ainda que, caso não haja resposta, será proferida uma sentença por falta de contestação por parte do acusado em relação à ação.
Caso não responda, será proferida sentença à revelia contra você, com base na reparação exigida na queixa. Você também deverá apresentar sua resposta ou petição ao tribunal”, afirma o documento.
Fontes ouvidas pela CNN relataram que pessoas próximas ao ministro Alexandre de Moraes e ao governo brasileiro falaram em alguns momentos que iam enviar representantes para tratar do processo na Flórida. No entanto, até o momento, ninguém apareceu para defender o ministro.
POLÍTICA
Sérgio Moro lidera em todos os cenários para governo do Paraná em 2026
O senador Sergio Moro (União-PR) lidera todos os cenários na disputa pelo governo paranaense em 2026, segundo levantamento divulgado pelo instituto Paraná Pesquisas nesta terça-feira (8).
Foram ouvidas 1.540 pessoas em 62 municípios paranaenses entre os dias 3 e 6 de julho. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.
O levantamento sobre a corrida pelo Executivo do Paraná apresenta três eventuais cenários de primeiro turno e quatro de segundo turno.
A pesquisa de hoje avaliou também a influência do apoio do governador Ratinho Jr. (PSD) a dois possíveis candidatos no segundo turno: Guto Silva, secretário estadual do Planejamento, e Alexandre Curi, presidente da Alep (Assembleia Legislativa do Paraná), ambos do PSD.
Cenário 1
Sergio Moro (União) – 43,8%
Beto Richa (PSDB) – 17,5%
Requião Filho (PDT) – 16,5%
Guto Silva (PSD) – 5,2%
Enio Verri (PT) – 3%
Não sabe/Não opinou – 5,3%
Nenhum/Branco/Nulo – 8,8%.
Cenário 2
Sergio Moro (União) – 41%
Beto Richa (PSDB) – 17,1%
Requião Filho (PDT) – 16,6%
Alexandre Curi (PSD) – 9,5%
Enio Verri (PT) – 2,9%
Não sabe/Não opinou – 4,2%
Nenhum/Branco/Nulo – 8,8%.
Cenário 3
Sergio Moro (União) – 38,2%
Rafael Greca (PSD) – 19,5%
Beto Richa (PSDB) – 14,7%
Requião Filho (PDT) – 13,4%
Enio Verri (PT) – 3,1%
Não sabe/Não opinou – 3,6%
Nenhum/Branco/Nulo – 7,5%.
Nos três cenários, convém registrar, há poucas mudanças na comparação com a pesquisa anterior, divulgada em maio deste ano.
A pesquisa divulgada nesta terça-feira ouviu 1.540 eleitores paranaenses entre os dias 3 e 6 de julho. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais.
POLÍTICA
Nikolas exalta declaração de Trump sobre Bolsonaro: “Cirúrgico”
O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) elogiou as declarações que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, deu a respeito de Jair Bolsonaro (PL). Segundo ele, o americano foi “cirúrgico”.
– Falou e disse. Cirúrgico – escreveu o parlamentar.
Nesta segunda-feira (7), Trump defendeu Bolsonaro do que chamou de “caça às bruxas”.
– Eu tenho observado, assim como o mundo, como eles não fazem nada além de persegui-lo, dia após dia, noite após noite, mês após mês, ano após ano – escreveu o presidente dos EUA em publicação na rede social Truth Social.
O republicano disse ainda que nas eleições de 2022 Bolsonaro foi derrotado por Lula em uma disputa muito apertada. Ele acrescentou que Jair Bolsonaro lidera pesquisas eleitorais atualmente.
-
POLÍTICA2 meses atrás
Deputado do Parlamento Europeu propõe sanção a Moraes após intimação contra Bolsonaro
-
BRASIL4 meses atrás
“Se para viver de arte, você precisa de subsídio do Estado, você não é um artista, você é um funcionário público.” Diz Javier Milei
-
POLÍTICA3 meses atrás
“Tomar o celular bruscamente da mão da vítima não configura o crime de roubo”, diz Ministro Antônio Saldanha do STJ
-
BRASIL3 meses atrás
“O nordestino tá cansado de promessas vazias, rejeição de Lula vai continuar subindo”, diz deputado Rodrigo Valadares
-
BRASIL4 meses atrás
Bolsonaro é recebido por multidão em Pernambuco
-
BRASIL4 meses atrás
Musk sugere sanções a Moraes, diz Daniela Lima na Globo News
-
BRASIL10 meses atrás
Candidato a prefeitura de São Paulo, Pablo Marçal, sofre atentado no Tatuapé
-
BRASIL4 meses atrás
O aumento do preço do ovo é culpa da Quaresma, diz Globo News