POLÍTICA
“Escândalo que está superando o mensalão tem nome: é o Aposentão”, diz Gustavo Gayer (PL-GO)
O termo “Aposentão”, utilizado pelo deputado federal Gustavo Gayer (PL-GO), refere-se a um escândalo relacionado a fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Gayer comparou esse caso ao escândalo do Mensalão, sugerindo que o “Aposentão” seria ainda mais grave.
As investigações apontam para a existência de uma organização criminosa que teria desviado recursos públicos por meio de fraudes em benefícios previdenciários.
Em tom de ironia, Gayer agradeceu os parlamentares do PT, PSOL e do PDT que assinaram a CPI para poder investigar o escândalo do INSS. “Mas infelizmente não tem nem um nome na lista”. Afirmou.
POLÍTICA
19 emendas do PT facilitaram roubo aos aposentados, acusa ex-ministro
Ministro da Previdência e do Trabalho entre 2019 e 2025, o senador Rogério Marinho (PL-RN) é dono de boa memória, como esta semana demonstrou no Senado. Lembrou que a medida provisória nº 871/19 do então presidente Jair Bolsonaro, destinada a proteger aposentados dos descontos de sindicatos e associações picaretas, teve 19 emendas de parlamentares do PT que, percebe-se agora, facilitaram o maior roubo de sempre, na Previdência, contra os aposentados: R$6,3 bilhões.
A MP resultou na lei 13.846, que depois seria desfigurada de uma vez por todas, abrindo caminho para o roubo só agora investigado.
Em 2022, houve 24 mil reclamações de descontos não autorizados, e no ano seguinte, com PT no poder, as queixas subiram para 459.885.
Rogério Marinho leu da tribuna a lista de entidades picaretas que mais roubaram os velhinhos do INSS. Todas são ligadas à esquerda.
No Senado, Rogério Marinho (PL-RN) protestou contra decisão do STF que cancelou o direito de o trabalhador se opor, obrigando-os a descontos não autorizados em favor de sindicatos, em geral picaretas.
POLÍTICA
Governador da Bahia ofende adversários e pede desculpas de mentirinha, diz Oinegue
O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), gerou controvérsia ao afirmar que os eleitores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) “poderiam ir todos para a vala”. A declaração foi feita durante um evento em América Dourada, no interior baiano, na última sexta-feira (2). Rodrigues criticava a postura de Bolsonaro durante a pandemia de Covid-19 quando utilizou a metáfora de uma “enchedeira” — termo popular para retroescavadeira — para sugerir que os apoiadores do ex-presidente fossem levados para a vala.
O jornalista Eduardo Oinegue, em comentário no “Jornal da Band”, criticou a postura do governador, afirmando que Rodrigues “ofende adversários e pede desculpas de mentirinha”, sugerindo que o pedido de desculpas não foi sincero.
POLÍTICA
Janja faz tour na Rússia e assiste espetáculo de balé Lago dos Cisnes
A primeira-dama Janja está na Rússia desde sábado (03) e tem aproveitado a estadia no país para fazer um tour. O Palácio do Planalto divulgou a agenda oficial nesta segunda-feira (05), na qual Janja teve compromisso na Universidade Estatal de São Petersburgo e, no final do dia, prestigiou o espetáculo de balé Lago dos Cisnes, no Teatro Mariinsky.
Durante a visita à instituição, ela se reuniu com o reitor Nikolai Mikhailovitch Kropachev e a vice-reitora interina de Desenvolvimento Estratégico e Parcerias, Anastassia Iarmosh. Janja também se encontrou com professores russos e estudantes de português e relações internacionais da universidade.
-
POLÍTICA2 semanas atrás
Deputado do Parlamento Europeu propõe sanção a Moraes após intimação contra Bolsonaro
-
BRASIL2 meses atrás
“Se para viver de arte, você precisa de subsídio do Estado, você não é um artista, você é um funcionário público.” Diz Javier Milei
-
POLÍTICA3 semanas atrás
“Tomar o celular bruscamente da mão da vítima não configura o crime de roubo”, diz Ministro Antônio Saldanha do STJ
-
BRASIL1 mês atrás
“O nordestino tá cansado de promessas vazias, rejeição de Lula vai continuar subindo”, diz deputado Rodrigo Valadares
-
BRASIL2 meses atrás
Bolsonaro é recebido por multidão em Pernambuco
-
BRASIL2 meses atrás
Musk sugere sanções a Moraes, diz Daniela Lima na Globo News
-
BRASIL8 meses atrás
Candidato a prefeitura de São Paulo, Pablo Marçal, sofre atentado no Tatuapé
-
BRASIL2 meses atrás
O aumento do preço do ovo é culpa da Quaresma, diz Globo News