POLÍTICA
Em nova pesquisa, Bolsonaro aparece numericamente à frente de Lula
Nova pesquisa encomendada pela oposição sobre a disputa presidencial de 2026 mostra Jair Bolsonaro (PL) numericamente à frente de Lula. Os dois, porém, seguem tecnicamente empatados na margem de erro.
No levantamento, realizado pelo instituto Paraná Pesquisas entre os dias 14 e 18 de agosto deste ano, Bolsonaro, que está inelegível, aparece com 37,4% das intenções de voto, enquanto Lula tem 36,3%.
O ex-mandatário e o atual presidente da República, no entanto, seguem empatados na margem de erro da pesquisa, que é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos, de acordo com o instituto.
Em julho, levantamento da Paraná Pesquisa apontava Bolsonaro e Lula também tecnicamente empatados. O petista, contudo, aparecia numericamente à frente, com 38,3%, ante 36,9 do ex-presidente.
A pesquisa de agosto do instituto entrevistou 2.026 eleitores em 154 municípios – localizados em 26 estados e no Distrito Federal. O grau de confiança do levantamento é de 95%.
A pesquisa foi encomendada pelo Progressistas e teve seus resultados apresentados em uma reunião na casa do senador Ciro Nogueira, presidente nacional do partido, nesta quinta-feira (22/8).
Confira o resultado completo no cenário estimulado:
Agosto 2024:
• Não sabe/ Não opinou: 4,8%
• Nenhum/ Branco/ Nulo: 6,7%
•Jair Bolsonaro: 37,4%
• Lula: 36,3%
• Ciro Gomes: 6,8%
• Simone Tebet: 6,2%
•Eduardo Leite: 1,8%
BRASIL
STF classifica revistas íntimas em presídios como “inadmissíveis” e proíbe a prática
O Supremo Tribunal Federal determinou o fim das revistas íntimas vexatórias em visitantes de presídios, classificando a prática como inconstitucional. Para os ministros, essas abordagens ferem a dignidade humana. A decisão, no entanto, divide opiniões, pois enquanto defensores dos direitos humanos comemoram, setores da segurança pública temem aumento na entrada de ilícitos nas cadeias.
BRASIL
Eduardo Girão diz que Senado virou “puxadinho” do governo e do STF
O senador Eduardo Girão (Novo-CE) criticou duramente a postura do Senado, afirmando que a Casa perdeu independência e se tornou submissa ao governo federal e ao Supremo Tribunal Federal. Para ele, essa falta de autonomia compromete a democracia e impede a fiscalização real dos atos do Executivo e do Judiciário, prejudicando a transparência institucional.
BRASIL
Degradação na Amazônia cresce 482% em 2025, governo e Marina Silva se calam sobre dados
Dados alarmantes revelam que a degradação da Amazônia disparou 482% em 2025. Ambientalistas cobram explicações do governo Lula e da ministra Marina Silva, que até o momento evitam se pronunciar sobre os números. A ausência de respostas levanta suspeitas de ineficiência na gestão ambiental e fragilidade no combate ao desmatamento ilegal na região.
-
BRASIL7 meses atrás
Candidato a prefeitura de São Paulo, Pablo Marçal, sofre atentado no Tatuapé
-
BRASIL1 mês atrás
Matéria do Jornal O Globo sugere pessoas a comerem Grilo
-
MUNDO7 meses atrás
Elon Musk debocha de Alexandre de Moraes depois do bloqueio do Twitter/X
-
BRASIL8 meses atrás
AGU pede que redes sociais removam postagens de encontro de Amorim e Maduro
-
JUDICIARIO7 meses atrás
Elon Musk expõe ordens de Moraes contra Nikolas, Monark e Alan Rick
-
POLÍTICA8 meses atrás
Secretário-geral do PRTB pede impugnação da candidatura de Pablo Marçal
-
POLÍTICA7 meses atrás
Relembre a denúncia de assédio sexual contra Datena citada por Marçal em debate
-
BRASIL8 meses atrás
Medalhistas olímpicos brasileiros terão tributação sobre suas premiações