POLÍTICA
Dossiê de senador diz que STJ concedeu 9 mil habeas corpus a traficantes em 2024
Um levantamento feito pelo senador Jorge Seif (PL-SC) aponta que o Superior Tribunal de Justiça (STJ) concedeu 9.166 habeas corpus a condenados ou investigados por tráfico de drogas apenas em 2024 – o equivalente à metade de todas as decisões favoráveis no tribunal nesse tipo de ação, apresentado à Justiça para arquivar inquéritos, anular processos ou soltar criminosos.
No Supremo Tribunal Federal (STF), foram 577 habeas corpus concedidos no mesmo período, sendo o tráfico o crime mais comum. Os dados fazem parte do dossiê intitulado “A Ascensão do Narcoestado do Brasil”, elaborado pelo parlamentar após oito meses de pesquisa e mais de 400 horas de trabalho pessoal, compilando cinco anos de decisões judiciais, reportagens e dados oficiais. Até o momento, Seif divulgou apenas dados de 2024.
Para Seif, as informações demonstram que o Judiciário brasileiro tem contribuído, “ainda que involuntariamente”, para o fortalecimento das facções criminosas.
Nos últimos anos, a jurisprudência dos tribunais superiores em relação ao narcotráfico tem se tornado mais “garantista”, o que favorece a soltura de presos flagrados com drogas. O STF e o STJ têm derrubado prisões preventivas baseadas em decisões genéricas, que não detalham indícios que demonstrem o risco de determinado traficante voltar a delinquir.
Há também decisões do STJ que invalidam provas colhidas após busca pessoal e domiciliar fundamentada apenas em denúncia anônima, sem diligências prévias que configurem “fundadas razões” para a medida.
Seif defende a criação de uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito para analisar a atuação dos ministros e de escritórios de advocacia que atuam na defesa de grandes criminosos. “O tráfico é o maior beneficiário das decisões judiciais no Brasil hoje”, declarou.
Em entrevista exclusiva à Gazeta do Povo, Seif explica as reformas que considera urgentes no sistema judicial e reafirma que “não se trata de atacar instituições, mas de restaurar a confiança nelas”.
POLÍTICA
“O Brasil está sofrendo com apagão de mão de obra por causa da nova geração e do Bolsa família”, diz Pablo Spyer
O Brasil enfrenta um “apagão de mão de obra”, com dificuldade para preencher vagas na construção civil, indústria, comércio e serviços, mesmo com desemprego baixo. O economista Pablo Spyer afirmou que o problema é influenciado por mudanças nas expectativas dos jovens e pela menor disposição para aceitar empregos tradicionais, em parte devido a programas de transferência de renda. Especialistas defendem que a saída envolve qualificação profissional, educação técnica mais moderna e melhores condições oferecidas pelas empresas, para alinhar oferta e demanda de trabalhadores.
POLÍTICA
Vereadora mostra quantas horas uma empresa brasileira leva para pagar apenas imposto e vídeo viraliza
Um vídeo da vereadora Manu Vieira (NOVO), de Florianópolis, viralizou ao mostrar quanto tempo empresas brasileiras trabalham apenas para pagar impostos. Usando dados de entidades econômicas, ela afirma que o Brasil está entre os países onde as empresas mais gastam horas para cumprir obrigações fiscais — chegando a mais de 1.500 horas por ano. Manu também destaca que a carga tributária elevada e a burocracia “sufocam quem produz” e desestimulam investimentos e geração de empregos.
POLÍTICA
“O congresso está ajoelhado. A Câmara e o Senado não tem forças para reagir à tirania que se instalou no Brasil”, diz pastor Batista Judiclay Santos
O pastor Judiclay Santos afirmou que o Congresso está “ajoelhado” e sem força para reagir a uma suposta “tirania” no país. A declaração repercutiu nas redes, onde ele defendeu mais independência do Legislativo. Não houve resposta oficial do Congresso. Analistas apontam que falas desse tipo refletem a polarização e carecem de evidências. O discurso se soma a outras manifestações que discutem o equilíbrio entre os poderes no cenário democrático brasileiro.
-
POLÍTICA8 meses atrás
“Tomar o celular bruscamente da mão da vítima não configura o crime de roubo”, diz Ministro Antônio Saldanha do STJ
-
BRASIL9 meses atrás
“Se para viver de arte, você precisa de subsídio do Estado, você não é um artista, você é um funcionário público.” Diz Javier Milei
-
POLÍTICA5 meses atrás
Lula estuda limitar remessa de dividendos de empresas americanas com operação no Brasil
-
POLÍTICA7 meses atrás
Deputado do Parlamento Europeu propõe sanção a Moraes após intimação contra Bolsonaro
-
POLÍTICA5 meses atrás
Trump ordena que visto de Eduardo Bolsonaro e toda sua família seja mudado de temporário para permanente
-
POLÍTICA5 meses atrás
EUA investigam esposa de Moraes por influência do ministro do STF
-
POLÍTICA3 meses atrás
Filha de ministro do STF é xingada e leva cusparada em universidade
-
POLÍTICA5 meses atrás
Advogados dizem que medidas contra Bolsonaro são “inéditas no direito brasileiro”
