CONECTE-SE CONOSCO

POLÍTICA

Decisão do STF contra big techs impulsionou reação de Trump ao Brasil

Publicado

on

A surpreendente decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump , de aplicar uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros foi impulsionada, segundo fontes próximas à Casa Branca, pelo julgamento do Marco Civil da Internet no Supremo Tribunal Federal (STF), que ampliou a responsabilidade das plataformas digitais sobre o conteúdo publicado por seus usuários. A decisão do Supremo foi vista por aliados do americano como mais um gesto contrário à liberdade de expressão

A medida foi anunciada sem aviso prévio ao governo brasileiro e pegou de surpresa até mesmo integrantes do próprio governo Trump e do USTR, órgão responsável pela política de comércio exterior dos EUA. As discussões internas anteriores tratavam de medidas pontuais, mas Trump optou por uma tarifa generalizada. gesto político com fortes motivações ideológicas.

POLÍTICA

“Lula quer arrastar o Brasil para o fundo do poço”, diz Filipe Barros

Publicado

on

O deputado federal Filipe Barros (PL‑PR) voltou a criticar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e afirmou que “Lula quer arrastar o Brasil para o fundo do poço”. A declaração foi feita em meio a críticas à política externa do governo, que, segundo ele, tem isolado o país no cenário internacional.

Barros citou como exemplo a concessão de asilo à ex-primeira-dama do Peru, Nadine Heredia, e o apoio político a figuras como Cristina Kirchner, na Argentina. Para o parlamentar, essas atitudes comprometem a imagem do Brasil e demonstram um alinhamento ideológico prejudicial aos interesses nacionais.

Continue lendo

POLÍTICA

“Eu não tenho dúvida de que tem motivação política no julgamento de Bolsonaro”, diz Romeu Zema, governador de MG

Publicado

on

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), afirmou que vê motivação política no julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro, atualmente réu no Supremo Tribunal Federal (STF) por suposta participação em uma trama golpista. Para Zema, há perseguição por parte dos adversários políticos do ex-presidente, o que colocaria em dúvida a imparcialidade do Judiciário.“Eu não tenho dúvida de que tem motivação política no julgamento de Bolsonaro”, declarou o governador, que tem se posicionado como uma liderança de centro-direita e possível candidato à Presidência em 2026.

Zema também criticou o foco das autoridades em temas que, segundo ele, seriam de menor relevância. “Ficamos olhando questões pequenas porque quem está envolvido é um adversário político”, afirmou, sugerindo que há seletividade nas ações contra o ex-presidente.

As declarações reforçam a aproximação de Zema com o eleitorado bolsonarista e indicam um alinhamento com críticas feitas por aliados de Bolsonaro ao Supremo Tribunal Federal e à condução das investigações pela Polícia Federal.

Continue lendo

POLÍTICA

Lindbergh Farias pede que STF investigue atuação de Tarcísio em possível fuga de Bolsonaro

Publicado

on

O líder do PT na Câmara dos Deputados, Lindbergh Farias (RJ), protocolou petição ao ministro Alexandre de Moraes, relator da Ação Penal nº 2668 no Supremo Tribunal Federal, e denunciou a tentativa coordenada de obstrução da justiça, com dimensão internacional e participação direta de autoridades brasileiras. O parlamentar também pediu para o STF investigar a atuação do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, em possível facilitação da fuga de Jair Bolsonaro para os Estados Unidos.

O presidente norte-americano, Donald Trump, anunciou tarifas de 50% contra as exportações brasileiras e apresentou como uma de suas justificativas o processo envolvendo Bolsonaro, réu no inquérito da trama golpista conduzido pelo STF.

Segundo reportagem da Folha de S.Paulo, o governador Tarcísio de Freitas teria ligado diretamente a ministros do STF para pedir autorização de viagem internacional a Jair Bolsonaro — justamente para que o réu se encontrasse com Trump. A petição alerta que Tarcísio não apenas expressou a chantagem, como parece ter aceitado integrá-la conscientemente, atuando para facilitar a evasão do réu e sabotar a jurisdição penal do STF.

O que está em curso é uma tentativa de escapar da Justiça brasileira com apoio de agentes internos e internacionais. O Supremo não pode se calar diante dessa afronta institucional e soberana”, finaliza Lindbergh, acrescentando que a pressão feita por Trump é “uma afronta à soberania nacional e ao próprio Supremo Tribunal Federal”.

A chantagem passou a ser reiterada internamente pelos filhos do ex-presidente. Eduardo Bolsonaro e Flávio Bolsonaro afirmaram publicamente que, se o Congresso não aprovar a anistia aos golpistas, novas sanções virão.

“Eles estão usando o povo brasileiro como escudo para proteger o pai da prisão”, afirma Lindbergh. “Agem como sequestradores que querem transformar a economia nacional em refém de uma causa antidemocrática.”

Continue lendo

Trending