CONECTE-SE CONOSCO

POLÍTICA

CPI convoca “Careca do INSS” para depor na próxima semana

Publicado

on

A CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) do INSS está tentando chamar para oitiva, se possível para a próxima semana, o depoimento de Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como “Careca do INSS”. Até o momento, no entanto, não foi possível localiza-lo.

O presidente do colegiado, senador Carlos Viana (Podemos-MG), disse que autorizou a polícia legislativa a procurar e intimar o suposto operador no esquema de desvios no INSS.

“Houve dificuldade da secretaria em encontrar. Por isso autorizei a polícia legislativa a fazer a intimação”, afirmou Viana.

A comissão investiga um esquema de descontos indevidos em benefícios previdenciários, revelado em abril pela operação Sem Desconto, da Polícia Federal e da CGU (Controladoria Geral da União). Estima-se que a fraude tenha causado prejuízo de R$ 6,3 bilhões entre 2019 e 2024.

POLÍTICA

Filho de Gustavo Petro, presidente da Colômbia, é acusado de corrupção

Publicado

on

O filho mais velho do presidente da Colômbia, Gustavo Petro, que já enfrenta um julgamento por suspeita de lavagem de dinheiro, foi indiciado, nesta segunda-feira (10), por seis acusações relacionadas com um caso de corrupção quando foi deputado.

Nicolás Petro, primogênito do primeiro presidente de esquerda da Colômbia, já é alvo de um processo por enriquecimento ilícito e lavagem de ativos por supostamente receber fundos de um ex-narcotraficante enquanto fazia campanha para seu pai para as eleições presidenciais de 2022.

Em 2023, chegou a ser detido por este caso, mas logo depois a justiça lhe permitiu que se defendesse em liberdade condicional.

Nesta segunda, uma nova frente judicial se abriu contra ele ao ser indiciado pelo Ministério Público, durante uma audiência virtual, por vários crimes como peculato e falsificação de documentos na celebração de um contrato quando foi deputado pelo departamento do Atlântico (2020-2023).

O acordo estabelecia que idosos e crianças com deficiência recebessem recursos públicos, mas segundo a instituição investigadora, estes foram desviados pelo político de 39 anos.

O filho do presidente perdeu seu assento após ser detido em 2023, em meio a um escândalo que sacudiu o governo.

A investigação começou com o testemunho de sua ex-esposa, que após um caso extraconjugal o acusou de ter recebido grandes quantias de dinheiro em espécie de Samuel Santander Lopesierra, condenado por narcotráfico nos Estados Unidos.

Inicialmente, Nicolás Petro admitiu ter recebido o dinheiro, mas assegurou que os recursos nunca chegaram à campanha. Agora, sua defesa pede que essa declaração não seja levada em conta no julgamento, pois argumenta que seu cliente estava sendo pressionado por um promotor.

O ex-deputado tinha uma vida luxuosa em Barranquilla, principal cidade do Caribe colombiano, onde foi um dos principais nomes da campanha para convencer os eleitores a votar em Petro, embora sempre tenha dito que seu pai nada sabia das movimentações de dinheiro.

Desde outubro, o presidente americano, Donald Trump, acusa Gustavo Petro, de ser um “líder do narcotráfico” e impôs sanções financeiras contra ele e seu círculo próximo, do qual faz parte seu filho mais velho.

Nicolás Petro não se apresentou pessoalmente a uma audiência em Barranquilla na semana passada, mas segundo seu advogado, devido às penalizações de Washington, não tem dinheiro e não pode comprar passagens aéreas.

Continue lendo

POLÍTICA

Sylvester Stallone decide deixar Nova York: “Nunca mais”

Publicado

on

O ator Sylvester Stallone anunciou, nesta semana, que está deixando Nova Iorque de forma definitiva. Em uma publicação, ele afirmou que não pretende mais voltar à cidade onde viveu por quatro décadas.

– Por 40 anos, foi minha casa. Um dia foi o melhor lugar da Terra. Mas agora é diferente – declarou o artista.

Stallone disse que as transformações na metrópole o fizeram perder o apego pelo local. Segundo ele, o desenvolvimento urbano “inaceitável” foi o principal motivo da decisão.

– Entendo que as pessoas queiram tudo de graça, mas assim vão destruir a maior cidade do mundo, e eu não quero presenciar isso – afirmou.

A fala do astro marcou um rompimento simbólico com a cidade que marcou sua carreira e sua vida pessoal. Ele não comentou se sua saída está relacionada à eleição do novo prefeito, Zoran Mamdani.

Continue lendo

POLÍTICA

Michelle Bolsonaro faz críticas aos gastos de Janja e do governo Lula

Publicado

on

A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro fez uma série de críticas públicas à atual gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e à primeira-dama Rosângela da Silva (Janja), questionando o uso de recursos públicos e as prioridades do governo.

Em declarações recentes nas redes sociais e em eventos do Partido Liberal (PL), Michelle ironizou o estilo de atuação de Janja, afirmando que “algumas primeiras-damas têm vocação para trabalhar, e outras, para viajar e comprar móveis sem licitação”. Ela também fez referência às viagens oficiais do casal presidencial, dizendo que Lula e Janja vivem “em eterna lua de mel”.

Em novembro, Michelle voltou a criticar o governo ao afirmar que os “R$ 33 milhões gastos no ‘Janjapalooza’” — termo usado por opositores para se referir ao evento de comemoração dos dois anos do governo — poderiam ser aplicados em políticas de combate à fome, área que, segundo ela, “não parece ser prioridade” da atual administração.

As declarações ocorrem em meio ao fortalecimento de Michelle como figura política dentro do PL e possível liderança feminina do partido.

Continue lendo

Trending