POLÍTICA
Ciro Nogueira critica “nós contra eles” de Lula: “Usou em 1989 e perdeu a eleição”
senador Ciro Nogueira (PP-PI) criticou, nesta quarta-feira (2), durante o Fórum de Lisboa, a abordagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em relação à polarização social e à crise fiscal. Para Nogueira, Lula tenta reeditar um discurso de confronto social que já falhou no passado, lembrando que essa estratégia não o levou à vitória em 1989.
O ex-ministro da Casa Civil no governo Bolsonaro afirmou que a retórica atual do governo, que busca dividir a sociedade entre “ricos e pobres”, apenas intensifica a polarização e desvia a atenção dos problemas fiscais do Brasil. “Lula era um homem do consenso e foi vitorioso quando buscou esse caminho. Agora está radical, ultrapassado”, disse Nogueira, expressando a esperança de que o presidente reveja sua postura.
Ciro Nogueira também contestou a justificativa do governo sobre o aumento do IOF, que, segundo ele, não afeta os mais pobres. “O pobre é quem mais sofre. O rico não faz financiamento no mercadinho. Quem compra ventilador parcelado é o trabalhador”, destacou. O senador defendeu que o Executivo deve adotar uma postura mais conciliadora com o Congresso e sugeriu um esforço conjunto para a contenção de despesas nos três Poderes. “Vamos mostrar que o sacrifício é de todos, e não apenas do contribuinte”, concluiu.
POLÍTICA
Petistas são recebidos com vaias em evento que terá Lula na Bahia
Lideranças petistas aliadas ao presidente Lula foram recebidas com vaias e com aplausos na tradicional caminhada do Dois de Julho, que celebra a Independência da Bahia, na manhã desta quarta-feira (2/7), em Salvador.
O evento, que acontece todos os anos para marcar a expulsão definitiva das tropas portuguesas do
estado, contará com a presença de Lula. O chefe do Palácio do Planalto participou de um trecho da caminhada.
Um vídeo enviado à coluna por uma fonte que estava no evento mostra o atual governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), e o líder do governo Lula no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), sendo vaiados por algumas pessoas ao chegarem à caminhada.
POLÍTICA
“Ministra Marina Silva: peça sua demissão”, diz Capitão Alberto Neto em comissão para Ministra
Durante reunião da Comissão de Meio Ambiente da Câmara dos Deputados, realizada nesta quarta-feira (2), o deputado Capitão Alberto Neto (PL-AM) fez duras críticas à ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e chegou a pedir publicamente sua demissão.
O parlamentar afirmou que a política ambiental do governo federal tem prejudicado a economia da Região Norte, especialmente o setor produtivo do Amazonas. “A senhora não representa os interesses da Amazônia. Peça sua demissão”, declarou Neto, em tom contundente.
Marina Silva, por sua vez, manteve a postura diplomática e respondeu que as políticas do ministério visam a proteção ambiental aliada ao desenvolvimento sustentável, reafirmando o compromisso com as pautas climáticas e os acordos internacionais firmados pelo Brasil.
A sessão foi marcada por momentos de tensão entre os deputados da base governista e da oposição, refletindo o clima de polarização em torno das políticas ambientais do atual governo.
POLÍTICA
Hackers roubam R$ 1 bilhão da conta reserva do Banco Central
Na tarde da segunda-feira (01) hackers invadiram as contas de reserva do Banco Central do Brasil e roubaram mais de R$ 1 bilhão em ativos de seis instituições financeiras como BMP, Bradesco e Credsystem. Em nota o Bradesco disse que não foi afetado pelo ataque.
O ataque ocorreu na C&M Software, empresa autorizada e supervisionada pelo Banco Central do Brasil. Ela disponibiliza APIs e webservices para acesso direto às mensagens do Pix, TED, DDA e outros arranjos do SPB, assegurando comunicação entre bancos, fintechs e demais instituições.
A C&M Software disse que está colaborando ativamente com as autoridades competentes, incluindo o Banco Central e a polícia Civil de São Paulo, nas investigações em andamento.
“A empresa é vítima direta da ação criminosa, que incluiu o uso indevido de credenciais de clientes para tentar acessar de forma fraudulenta seus sistemas e serviços. Por orientação jurídica e em respeito ao sigilo das apurações, a C&M não comentará detalhes do processo, mas reforça que todos os seus sistemas críticos seguem íntegros e operacionais, e que as medidas previstas nos protocolos de segurança foram integralmente executadas.”disse a empresa ao jornal Valor Econômico.
O Banco Central do Brasil, confirmou o ataque, mas não informou os valores oficiais do roubo
“A C&M Software, prestadora de serviços de tecnologia para instituições provedoras de contas transacionais que não possuem meios de conexão própria, comunicou ataque à sua infraestrutura tecnológica. O Banco Central determinou à C&M o desligamento do acesso das instituições às infraestruturas por ela operadas”, disse a instituição.
-
POLÍTICA2 meses atrás
Deputado do Parlamento Europeu propõe sanção a Moraes após intimação contra Bolsonaro
-
BRASIL4 meses atrás
“Se para viver de arte, você precisa de subsídio do Estado, você não é um artista, você é um funcionário público.” Diz Javier Milei
-
POLÍTICA3 meses atrás
“Tomar o celular bruscamente da mão da vítima não configura o crime de roubo”, diz Ministro Antônio Saldanha do STJ
-
BRASIL3 meses atrás
“O nordestino tá cansado de promessas vazias, rejeição de Lula vai continuar subindo”, diz deputado Rodrigo Valadares
-
BRASIL4 meses atrás
Bolsonaro é recebido por multidão em Pernambuco
-
BRASIL4 meses atrás
Musk sugere sanções a Moraes, diz Daniela Lima na Globo News
-
BRASIL10 meses atrás
Candidato a prefeitura de São Paulo, Pablo Marçal, sofre atentado no Tatuapé
-
BRASIL4 meses atrás
O aumento do preço do ovo é culpa da Quaresma, diz Globo News