POLÍTICA
Carlos Viana, presidente da CPMI do INSS, quer irmão de Lula depondo na CPMI e afirma que na haverá blindagem
O presidente da CPMI (Comissão Mista Parlamentar de Inquérito) do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), Carlos Viana (Podemos-MG), afirmou que vai pautar requerimento de convocação do irmão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) José Ferreira da Silva, conhecido como Frei Chico, na próxima quinta-feira (16). Segundo ele, é “urgente” a convocação.
“Eu entendo que é urgente que nós coloquemos em votação a convocação do chamado Frei Chico, irmão do presidente Lula, para que ele possa, inclusive, esclarecer os pontos que foram colocados ali e qual a participação, especialmente, nas decisões que foram tomadas”, disse Viana a jornalistas.
Quem depõe nesta quinta-feira (9) é Milton Baptista de Souza Filho, presidente do sindicato. Ele tem optado por não responder à maior parte dos questionamentos e permanecer em silêncio,
A reunião, inclusive, registrou um princípio de confusão após o relator Alfredo Gaspar (União-AL) cogitar convocar o irmão do presidente Lula caso o presidente do Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos da Força Sindical (Sindnapi) continuasse em silêncio.
“E eu acho uma injustiça muito grande se o senhor permanecer em silêncio porque o seu silêncio pode trazer esse cidadão para ser ouvido aqui. O senhor é quem vai destrinchar qual a posição dele no Sindnapi. Está na mão do senhor a vinda do irmão do presidente da República para depor nesta CPMI”.
Após a declaração, o deputado Paulo Pimenta (PT-RS) interveio e afirmou que o relator tentava intimidar o depoente. “Quem decide se alguém vai vir aqui ou não é a comissão, é o plenário da comissão”, completou.
A entidade é um dos focos da oposição por ser a mesma ligada a um dos irmãos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). José Ferreira da Silva, conhecido como Frei Chico, é diretor vice-presidente da entidade.
O irmão do petista, embora seja algo de diversos requerimentos da oposição, não teve o pedido de convocação aprovado. A CPMI, nesse primeiro momento, tem priorizado ouvir autoridades e os presidentes das entidades citadas.
Vale destacar também que, embora o Sindnapi esteja entre os alvos de investigação da PF (Polícia Federal) e da CGU (Controladoria Geral da União), Frei Chico não consta entre os investigados.
Na manhã desta quinta-feira (9), a PF (Polícia Federal) deflagrou uma nova fase da operação “Sem Desconto”, que investiga o esquema bilionário de fraudes no INSS.
Um dos alvos foi o Sindnapi que, em nota, manifestou “surpresa” com as buscas. Por meio dos seus advogados, o sindicato reiterou “absoluto repúdio e indignação com quaisquer alegações de que foram praticados delitos em sua administração ou que foram realizados descontos indevidos de seus associados”
POLÍTICA
“Motoboys podem ser multados e terem motos apreendidas se não tiverem curso atrelado a sua carteira de habilitação”, diz Ricardo Pastrana em vídeo explicativo
Uma nova lei federal passou a exigir que motoboys tenham um curso específico vinculado à CNH para transportar mercadorias. Quem trabalhar sem essa formação pode ser multado e até ter a moto apreendida.
A legislação também determina que o profissional tenha mais de 21 anos e pelo menos 2 anos de habilitação, o que dificulta o ingresso de jovens que contavam com as entregas como primeiro emprego. Essas mudanças têm gerado polêmica entre trabalhadores e plataformas de entrega.
POLÍTICA
“Tratamento dado à Bolsonaro não se dá nem a traficante de dr*gas”, diz Flávio Bolsonaro em entrevista para o Flow podcast
Em entrevista ao Flowpodcast após a decisão do STF que manteve Jair Bolsonaro preso na sede da PF em Brasília, Flávio Bolsonaro criticou a medida e disse que nem traficantes receberiam um tratamento como o dado ao ex-presidente. Segundo ele, há uma “força-tarefa” para fragilizar Bolsonaro física e psicologicamente. O senador também afirmou que o pai tem problemas de saúde e defendeu que ele deveria cumprir prisão domiciliar.
POLÍTICA
Revoltado: “Eu não vou pagar mais impostos! O que paga eles roubam p0rr@“, diz apresentador Ratinho
O apresentador Ratinho repercutiu nas redes após divulgar um vídeo reclamando da carga tributária e dizendo que não pagaria mais impostos, criticando corrupção e mau uso do dinheiro público. A fala dividiu opiniões: apoiadores viram um desabafo que reflete o sentimento de parte da população, enquanto críticos lembraram que deixar de pagar impostos é ilegal. Conhecido por comentários políticos, Ratinho reacendeu debates sobre insatisfação fiscal, transparência e a influência de figuras públicas no debate político.
-
POLÍTICA8 meses atrás
“Tomar o celular bruscamente da mão da vítima não configura o crime de roubo”, diz Ministro Antônio Saldanha do STJ
-
BRASIL9 meses atrás
“Se para viver de arte, você precisa de subsídio do Estado, você não é um artista, você é um funcionário público.” Diz Javier Milei
-
POLÍTICA5 meses atrás
Lula estuda limitar remessa de dividendos de empresas americanas com operação no Brasil
-
POLÍTICA7 meses atrás
Deputado do Parlamento Europeu propõe sanção a Moraes após intimação contra Bolsonaro
-
POLÍTICA5 meses atrás
Trump ordena que visto de Eduardo Bolsonaro e toda sua família seja mudado de temporário para permanente
-
POLÍTICA5 meses atrás
EUA investigam esposa de Moraes por influência do ministro do STF
-
POLÍTICA3 meses atrás
Filha de ministro do STF é xingada e leva cusparada em universidade
-
POLÍTICA5 meses atrás
Advogados dizem que medidas contra Bolsonaro são “inéditas no direito brasileiro”
