POLÍTICA
Candidata à Prefeitura do Guarujá (SP) é alvo de atentado

Candidata à Prefeitura do Guarujá (SP), a jornalista Thaís Margarido (União Brasil) sofreu uma tentativa de homicídio. O caso ocorreu depois de ela cumprir agenda eleitoral neste domingo, 23.
A candidata a prefeita estava com a filha de 8 anos, outra criança, de 10, e uma assessora no carro atingido quatro vezes na cidade do litoral paulista. Ninguém ficou ferido.
O crime aconteceu no bairro Santa Cruz dos Navegantes, por volta das 18h30, depois de a candidata participar de uma caminhada eleitoral na cidade.
Manobra de motorista ajudou na fuga
Em nota, a assessoria de Thaís disse que o atentado ocorreu quando o carro passava por um trecho de mata de uma estrada. Ao ouvir os disparos, a motorista, uma assessora da candidata, acelerou e escapou. O veículo tem proteção especial à base de blindagem.
“Minha maior preocupação era minha filha de 8 anos, que nunca vai comigo fazer campanha e hoje pediu para ficar comigo”, disse Thaís em um vídeo publicado nos stories de seu perfil no Instagram. “Mas está tudo bem.”
A outra criança que estava no carro é filha de Nildo Fernandes (União Brasil), candidato à Câmara Municipal do Guarujá. Thaís registrou boletim de ocorrência logo depois do incidente. A polícia não deteve nenhum suspeito até a manhã desta segunda-feira, 23.
Guarujá tem histórico de atentados
Com quase 290 mil habitantes, Guarujá tem um histórico de crimes políticos violentos. Antes do caso deste domingo, o mais recente ocorreu em 7 de setembro. Veja a lista abaixo:
1997: assassinato a tiros do vereador Orlando Falcão;
2010: assassinato a tiros do vereador Luís Carlos Romazzini;
2012: assassinato o ex-secretário de Governo Ricardo Augusto Joaquim de Oliveira;
2016: assassinato do candidato a vereador Cerciran dos Santos Alves; e
2024: quebra e destruição da van de campanha do candidato Marcelo Pepe (PSB).
Em setembro deste ano, autoridades registraram outro atentado a político, mas no Rio Grande do Sul. Neste caso, a vítima foi o candidato a prefeito de Bagé (RS) Luiz Fernando Mainardi (PT). O petista fazia comício para cerca de 800 pessoas no bairro da Cohab quando um homem apareceu e efetuou vários disparos. Não houve feridos.
POLÍTICA
Lula compara Brasil pós-Bolsonaro à Faixa de Gaza e diz que será candidato para vencer em 2026
O presidente Lula comparou a situação do Brasil após o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro aos estragos na Faixa de Gaza após ataques israelenses e falou sobre seus planos para as eleições de 2026. As declarações foram dadas em entrevista ao podcast “Mano a Mano”, do rapper Mano Brown.
“De vez em quando eu olho para a destruição na Faixa de Gaza e fico imaginando o Brasil que nós encontramos. Não tínhamos mais ministério do Trabalho, de Igualdade Racial, de Direitos Humanos, de Cultura. Foi uma destruição proposital”, declarou.
POLÍTICA
Israel ameaça ass4ssinar líder supremo do Irã: “Hitler moderno”
O ministro da Defesa israelense, Israel Katz, chamou o aiatolá Ali Khamenei de “Hitler moderno” e afirmou que o líder supremo do Irã “não pode continuar existindo”. A mensagem de Katz foi divulgada nesta quinta-feira (19/6), horas após ataque iraniano a um hospital em Israel.
Mais cedo, o governo de Israel anunciou aumento na intensidade dos ataques ao Irã, especialmente “alvos governamentais em Teerã”. O objetivo, segundo o ministro da Defesa israelense, é “minar o regime dos aiatolás”.
POLÍTICA
Evangelicos brasileiros exibem bandeira de Israel durante a marcha para Jesus em São Paulo
A Marcha para Jesus reúne milhares de fiéis nas ruas de São Paulo nesta quinta-feira (19), feriado de Corpus Christi. O evento que chegou a sua 33ª edição é a principal manifestação cristã evangélica do país e começou por volta das 10h, na Avenida Tiradentes, em frente à estação da Luz.
Organizado pela Igreja Renascer em Cristo, o evento deve atrair 2 milhões de fiéis e mais de 20 mil caravanas de diversas regiões do país, segundo os organizadores.
-
POLÍTICA2 meses atrás
Deputado do Parlamento Europeu propõe sanção a Moraes após intimação contra Bolsonaro
-
BRASIL4 meses atrás
“Se para viver de arte, você precisa de subsídio do Estado, você não é um artista, você é um funcionário público.” Diz Javier Milei
-
POLÍTICA2 meses atrás
“Tomar o celular bruscamente da mão da vítima não configura o crime de roubo”, diz Ministro Antônio Saldanha do STJ
-
BRASIL3 meses atrás
“O nordestino tá cansado de promessas vazias, rejeição de Lula vai continuar subindo”, diz deputado Rodrigo Valadares
-
BRASIL4 meses atrás
Bolsonaro é recebido por multidão em Pernambuco
-
BRASIL4 meses atrás
Musk sugere sanções a Moraes, diz Daniela Lima na Globo News
-
BRASIL10 meses atrás
Candidato a prefeitura de São Paulo, Pablo Marçal, sofre atentado no Tatuapé
-
BRASIL4 meses atrás
O aumento do preço do ovo é culpa da Quaresma, diz Globo News