POLÍTICA
Bolsonaro diz que Nunes “não é candidato dos sonhos” e elogia Pablo Marçal
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou nesta quinta-feira (15) que o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), “não é o candidato dos sonhos”. Nunes tenta a reeleição no pleito de outubro. Bolsonaro acrescentou que o apoio a Nunes resultou de um acordo. O ex-presidente também elogiou o candidato do PRTB à prefeitura de São Paulo, Pablo Marçal.
“Eu fechei com o Ricardo Nunes. Não é o meu candidato dos sonhos, mas tenho um compromisso. Vou ajudá-lo onde for possível. Há também a figura nova do Pablo Marçal, que fala muito bem. É uma pessoa inteligente, com virtudes. Não tem experiência, mas isso faz parte”, disse Bolsonaro em entrevista à rádio 96FM de Natal.
No início do ano, Bolsonaro apoiava a candidatura do deputado federal Ricardo Salles (Novo) à prefeitura de São Paulo, mas não conseguiu convencer o presidente do partido, Valdemar Costa Neto, a apoiar Salles. Em decorrência, Bolsonaro escolheu o coronel Ricardo Mello Araújo (PL), que presidiu a Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp) durante seu governo, como vice na chapa de Nunes.
Segundo apuração da Gazeta do Povo, políticos de direita em São Paulo esperam que Nunes adote pautas mais alinhadas à direita. Sem isso, é improvável que o palanque do prefeito seja preenchido abertamente por figuras próximas a Bolsonaro.
Nunes grava vídeo de apoio a Joice Hasselmann e desagrada ala da direita
Ricardo Nunes gravou um vídeo nesta semana apoiando a candidatura de Joice Hasselmann (Podemos) à Câmara dos Vereadores de São Paulo. A divulgação do vídeo gerou críticas de aliados de Bolsonaro.
O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) foi um dos mais críticos a Nunes. “É inacreditável como Nunes cava a própria sepultura. Como pode apoiar a maior traidora do bolsonarismo? Ele tem o apoio do PL, mas erra ao tentar se posicionar no centro. É nesse vácuo que Pablo Marçal tem crescido, ao se alinhar com o eleitorado fiel aos nossos valores. Falta diálogo conosco. Como pode fazer vídeos com a Joice?” disse então ao jornal O Globo.
No vídeo, publicado por Joice Hasselmann nas redes sociais, Nunes a apresenta como “nossa candidata a vereadora”. O prefeito destaca a importância do trabalho de um vereador, sem citar o nome da candidata, enquanto Joice afirma que quer “impedir que a esquerda chegue à prefeitura”, também sem mencionar Nunes.
O Podemos, partido de Joice, faz parte da coligação do prefeito, que inclui 12 partidos, junto com MDB, PL, PP, PSD, Republicanos, Avante, Solidariedade, PRB, Agir, Mobiliza e União Brasil.
POLÍTICA
Jeffrey Chiquini diz que abrir inquérito contra advogado de Mauro Cid “é absurdo”
O advogado Jeffrey Chiquini criticou duramente a decisão de abrir inquérito contra o advogado de defesa de Mauro Cid, chamando-a de “absurdo”. No vídeo, ele afirma que a investigação aponta para um exagero institucional, sem fundamentos sólidos, e questiona o ilegalidade de manter um advogado sob investigação simplesmente por conversar com seu cliente.
POLÍTICA
Nikolas Ferreira lidera corrida para o governo de Minas Gerais no primeiro e segundo turno
A pesquisa do instituto Futura Inteligência divulgada nesta quarta-feira, 18, mostra que, se as eleições fossem hoje, o deputado federal Nikolas Ferreira (PL) lideraria em todos os cenários de 1º e 2º turno em que o seu nome é testado. O senador Cleitinho (Republicanos) é outro nome que aparece bem posicionado na disputa.
Aécio Neves (PSDB), ex-governador do estado, e a prefeita de Contagem, Marília Campos (PT), são outros nomes que estão bem posicionado na disputa, com intenções de voto de dois dígitos.
Em todos os cenários de primeiro turno, a quantidade de votos em branco, nulos ou indecisos é expressiva, com percentuais que variam de 9,1% a 16,2%, o que pode ter um impacto significativo nos resultados.
O atual governador Romeu Zema (Novo) está em seu segundo mandato e não poderá concorrer novamente ao cargo.
Nos cenários de 2º turno, Nikolas e Cleitinho empatam.
Nikolas Ferreira é testado em quatro cenários e vence com folga o ex-prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, e Aécio Neves. Em uma disputa entre o deputado e o Cleitinho, a pesquisa mostra um empata técnico, com Nikolas à frente com 36,2% contra 31,3% do senador.
Nos cenários sem Nikolas, Cleitinho lidera com todos os adversários. Em eventuais disputas conta Silveira e Aécio, Kalil aparece à frente do ministro com maior vantagem e v~e uma disputa mais apertada contra o ex-governador.
A pesquisa do instituto Futura ouviu 1.200 pessoas em Minas entre os dias 22 de maio e 5 de junho por CATI (entrevista telefônica assistida por computador). A margem de erro do levantamento é de 2,8 pontos percentuais para mais ou para menos com índice de confiança de 95%.
Cenário 1 – 1º Turno:
Nikolas Ferreira: 27,2%
Cleitinho: 17,9%
Aécio Neves: 11,6%
Branco/Nulo/Não sabe: 9,9%
NS/NR/Indeciso: 9,1%
Alexandre Kalil: 7,7%
Rodrigo Pacheco: 6,9%
Marília Campos: 6,2%
Alexandre Silveira: 2,6%
Mateus Simões: 0,8%
Cenário 2 – 1º Turno:
Nikolas Ferreira: 29,6%
Cleitinho: 21,4%
Ninguém/Branco/Nulo: 14,6%
Marília Campos: 11,0%
NS/NR/Indeciso: 9,8%
Rodrigo Pacheco: 8,5%
Alexandre Silveira: 3,3%
Mateus Simões: 1,7%
Cenário 3 – 1º Turno:
Nikolas Ferreira: 39,7%
Ninguém/Branco/Nulo: 16,2%
Marília Campos: 11,8%
Alexandre Kalil: 11,6%
Rodrigo Pacheco: 11,0%
NS/NR/Indeciso: 7,5%
Mateus Simões: 2,1%
Cenário 1 – 2º Turno:
Ninguém/Branco/Nulo: 38,4%
Alexandre Kalil: 29,8%
Alexandre Silveira: 19,9%
NS/NR/Indeciso: 11,9%
Cenário 2 – 2º Turno:
Ninguém/Branco/Nulo: 33,4%
Alexandre Kalil: 32,9%
Aécio Neves: 27,6%
NS/NR/Indeciso: 6,2%
Cenário 3 – 2º Turno:
Cleitinho: 49,4%
Alexandre Kalil: 26,3%
Ninguém/Branco/Nulo: 17,7%
NS/NR/Indeciso: 6,6%
Cenário 4 – 2º Turno:
Nikolas Ferreira: 48,8%
Ninguém/Branco/Nulo: 25,1%
Alexandre Silveira: 18,9%
NS/NR/Indeciso: 7,2%
Cenário 5 – 2º Turno:
Cleitinho: 52,0%
Ninguém/Branco/Nulo: 23,9%
Alexandre Silveira: 16,6%
NS/NR/Indeciso: 7,5%
Cenário 6 – 2º Turno:
Cleitinho: 51,4%
Aécio Neves: 23,8%
Ninguém/Branco/Nulo: 21,2%
NS/NR/Indeciso: 3,6%
Cenário 7 – 2º Turno:
Nikolas Ferreira: 36,2%
Cleitinho: 31,3%
Ninguém/Branco/Nulo: 25,8%
NS/NR/Indeciso: 6,7%
Cenário 8 – 2º Turno:
Nikolas Ferreira: 48,8%
Ninguém/Branco/Nulo: 25,1%
Alexandre Silveira: 18,9%
NS/NR/Indeciso: 7,2%
Cenário 9 – 2º Turno:
Nikolas Ferreira: 47,8%
Aécio Neves: 26,0%
Ninguém/Branco/Nulo: 22,4%
NS/NR/Indeciso: 3,9%
POLÍTICA
“O Brasil vive hoje um dos momentos mais delicados para a liberdade de expressão desde a redemocratização”, diz Fernando Schüsler
O filósofo e colunista Fernando Schüller afirmou que “o Brasil vive hoje um dos momentos mais delicados para a liberdade de expressão desde a redemocratização”. A declaração, feita em meio a debates sobre os limites do discurso nas redes sociais e o papel do Judiciário, acende um alerta sobre os rumos da democracia brasileira.
Para Schüller, o combate à desinformação e os recentes embates entre autoridades e plataformas digitais têm levantado preocupações legítimas quanto à preservação de direitos fundamentais. “É preciso cuidado para que o enfrentamento ao discurso de ódio ou às fake news não leve a uma restrição excessiva da liberdade de opinião”, pontua o filósofo.
A discussão ocorre em um contexto de crescente polarização política e judicialização do debate público, fatores que, segundo especialistas, vêm ampliando a tensão entre segurança institucional e liberdades civis.
-
POLÍTICA2 meses atrás
Deputado do Parlamento Europeu propõe sanção a Moraes após intimação contra Bolsonaro
-
BRASIL4 meses atrás
“Se para viver de arte, você precisa de subsídio do Estado, você não é um artista, você é um funcionário público.” Diz Javier Milei
-
POLÍTICA2 meses atrás
“Tomar o celular bruscamente da mão da vítima não configura o crime de roubo”, diz Ministro Antônio Saldanha do STJ
-
BRASIL2 meses atrás
“O nordestino tá cansado de promessas vazias, rejeição de Lula vai continuar subindo”, diz deputado Rodrigo Valadares
-
BRASIL4 meses atrás
Bolsonaro é recebido por multidão em Pernambuco
-
BRASIL4 meses atrás
Musk sugere sanções a Moraes, diz Daniela Lima na Globo News
-
BRASIL10 meses atrás
Candidato a prefeitura de São Paulo, Pablo Marçal, sofre atentado no Tatuapé
-
BRASIL4 meses atrás
O aumento do preço do ovo é culpa da Quaresma, diz Globo News