POLÍTICA
Bolsonaro declara: “O PT sempre está do lado do mal”
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) voltou a fazer ataques ao Partido dos Trabalhadores (PT) em publicação feita nesta quinta-feira (2) na rede social X (antigo Twitter). Ele criticou a falta de apoio da bancada petista a dois projetos que ganharam destaque no Congresso: o pedido de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar fraudes no INSS e o requerimento de urgência para votação da anistia a condenados pelos atos golpistas de 8 de Janeiro de 2023.
“O PT sempre está do lado do mal”, escreveu Bolsonaro. A publicação foi acompanhada de uma imagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segurando a bandeira do partido, com a legenda “protetores de criminosos”.
O requerimento para abertura da CPI do INSS foi apresentado pelo deputado Coronel Chrisóstomo (PL-RO) e obteve apoio de parlamentares de 13 partidos, incluindo MDB, PSD, União Brasil, PP, Podemos e PSDB. Nenhum dos 68 deputados federais do PT assinou o pedido, que ultrapassou as 171 assinaturas necessárias e aguarda decisão do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB).
No mesmo tom, Bolsonaro também cobrou apoio ao Projeto de Lei que prevê anistia para os envolvidos nos ataques às sedes dos Três Poderes, em janeiro de 2023. O requerimento de urgência para votação do texto já conta com pelo menos 264 assinaturas — número suficiente para pautá-lo em plenário. No entanto, Hugo Motta ainda não definiu data para votação, apesar da pressão crescente de deputados da oposição.
POLÍTICA
“Não é ser só Bolsonarista que virou crime. Basta criticar Alexandre de Moraes para ser criminoso”, diz Glenn Greenwald à Van Hattem
O jornalista norte-americano Glenn Greenwald voltou a criticar a atuação do Supremo Tribunal Federal (STF), em especial do ministro Alexandre de Moraes, em uma comissão concedida ao deputado federal Marcel Van Hattem (NOVO-RS). Durante a conversa, Greenwald afirmou que no Brasil atual, a simples crítica a Moraes já pode ser tratada como crime, Moraes acha que ele é a democracia. Declarou.
“Não é ser só bolsonarista que virou crime. Basta criticar Alexandre de Moraes para ser criminoso”, disse Greenwald, fazendo referência ao que considera uma escalada autoritária no país, especialmente no âmbito das decisões judiciais envolvendo apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Conhecido por sua atuação no caso Snowden e por fundar o site The Intercept Brasil, Greenwald tem sido uma das vozes internacionais mais críticas ao que chama de abusos judiciais no Brasil. Ele argumenta que o STF tem ultrapassado limites constitucionais em nome do combate à desinformação e a supostos atos antidemocráticos.
POLÍTICA
Eduardo Bolsonaro anuncia chegada do coordenador de sanções do Governo Trump ao Brasil
David Gamble, chefe do Escritório de Coordenação de Sanções do Departamento de Estado dos EUA, se reunirá com o senador Flávio Bolsonaro e com o ex-presidente Jair Bolsonaro.
Eduardo Bolsonaro, que se licenciou de seu mandato de deputado federal e está vivendo desde o início do ano nos Estados Unidos para conspirar junto ao governo de Donald Trump contra o Brasil, anunciou que o chefe do Escritório de Coordenação de Sanções do Departamento dos EUA desembarcará em Brasília na próxima segunda-feira (5).
O objetivo da vinda de David Gamble ao Brasil, segundo Eduardo Bolsonaro, seria discutir sanções contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). O filho de Jair Bolsonaro tem articulado retaliações dos EUA contra o magistrado por sua atuação frente ao inquérito da tentativa de golpe de Estado.
POLÍTICA
Janja viaja à Rússia antes de Lula para eventos
A primeira-dama, Janja Lula da Silva, desembarcou neste sábado (3) em Moscou, cinco dias antes de a comitiva do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegar à Rússia para uma série de compromissos do chefe de Estado.
Na capital russa, Janja visitou o Kremlin, sede do Executivo local e onde se situa a residência oficial do presidente Vladimir Putin.
Segundo o Palácio do Planalto, a primeira-dama deve se encontrar com a comunidade brasileira na Rússia e cumprir uma série de agendas nos próximos dias sobre temas como educação e cultura, além da Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza.
O tour de Janja inclui também destinos como o Teatro Bolshoi, o Museu Hermitage, a Catedral do Sangue Derramado e a Fábrica de Porcelana Imperial.
Com a chegada de Lula à Rússia na quinta-feira (8), Janja deve acompanhá-lo em todos os eventos oficiais.
-
POLÍTICA1 semana atrás
Deputado do Parlamento Europeu propõe sanção a Moraes após intimação contra Bolsonaro
-
BRASIL2 meses atrás
“Se para viver de arte, você precisa de subsídio do Estado, você não é um artista, você é um funcionário público.” Diz Javier Milei
-
POLÍTICA3 semanas atrás
“Tomar o celular bruscamente da mão da vítima não configura o crime de roubo”, diz Ministro Antônio Saldanha do STJ
-
BRASIL4 semanas atrás
“O nordestino tá cansado de promessas vazias, rejeição de Lula vai continuar subindo”, diz deputado Rodrigo Valadares
-
BRASIL2 meses atrás
Bolsonaro é recebido por multidão em Pernambuco
-
BRASIL2 meses atrás
Musk sugere sanções a Moraes, diz Daniela Lima na Globo News
-
BRASIL8 meses atrás
Candidato a prefeitura de São Paulo, Pablo Marçal, sofre atentado no Tatuapé
-
BRASIL2 meses atrás
O aumento do preço do ovo é culpa da Quaresma, diz Globo News