POLÍTICA
Baterista da banda Paralamas do Sucesso chama Bolsonaristas de “débeis mentais” e sofre cancelamento.
Um comentário de João Barone baterista d O’s Paralamas do sucesso, sobre distintos presidentes da República viralizou na rede social Threads e se estendeu a outras plataformas. O baterista d’Os Paralamas do Sucesso exaltou os feitos de outros presidentes, incluindo Luiz Inácio Lula da Silva, atualmente no cargo, e criticou quem deseja o retorno de Jair Bolsonaro.
Inicialmente, sem citar nomes, Barone refletiu sobre governos de políticos como Getúlio Vargas, Juscelino Kubitschek, Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva — este último de volta ao cargo na eleição mais recente:
-“Alguns presidentes do Brasil entraram para a História por realizar grandes feitos. Um trouxe a siderurgia, criou a CLT, outro levou a capital para o coração do Brasil, implementou as rodovias, outro acabou com a hiperinflação, fortaleceu a moeda, outro veio e tirou o país do mapa da fome e nos colocou como 8ª economia mundial.”
Na sequência, também sem mencionar o nome de Jair Bolsonaro, declarou:
-“Não consigo entender quem ainda quer um sociopata miliciano genocida golpista de volta ao poder. Tem que ser muito débil mental pra isso.”
A postagem gerou mais de 2,4 mil curtidas e centenas de comentários somente no Threads. “Bolsonaro atrasou vacina e o PT roubou o dinheiro do povo. Tá passando pano pra político por quê?”, afirmou um. “Ser débil é acreditar no que você falou sobre o Lula, ignorar a corrupção no governo Petista, não reconhecer que Bolsonaro segurou as pontas na economia durante uma pandemia e uma guerra e Lula, sem pandemia, está detonando o Brasil”, disse outro. “
Após um internauta chamar sua atenção, Barone ainda fez correção posterior sobre um termo utilizado de forma equivocada: “débil mental”. Ele disse:
-“ Me desculpa pelo termo inapropriado, não quis ofender os inocentes desprovidos da capacidade cognitiva, me referia aos loucos messiânicos.
No último dia (9) um comunicado divulgado por casa de vento em Santa Catarina no Rio Grande do Sul afirma que quatro shows da banda na região foram cancelados devido o episódio.
POLÍTICA
Zelensky quer indicar Trump ao Nobel da Paz
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou que indicará o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ao Prêmio Nobel da Paz se ele contribuir para o fim da guerra com a Rússia. O objetivo do chefe de Estado é buscar obter mais envolvimento do líder norte-americano nas negociações de paz na Ucrânia, persuadindo-o a exercer mais pressão sobre o presidente russo Vladimir Putin.
– Se Trump der ao mundo, e acima de tudo ao povo ucraniano, a chance de tal cessar-fogo, então, sim, ele deve ser indicado ao Prêmio Nobel da Paz. Nós o indicaremos em nome da Ucrânia – declarou o presidente ucraniano a repórteres, de acordo com informações da agência de notícias Reuters.
A fala de Zelensky ocorre nesta quinta-feira (9), na esteira do anúncio do acordo de paz entre Israel e Hamas, promovido pelo presidente estadunidense. Segundo Donald Trump, os reféns de Israel serão libertados na próxima segunda-feira (13) e Gaza será reconstruída.
Na última terça-feira (7), parlamentares da Ucrânia fizeram uma moção pedindo que políticos do país apoiem a indicação de Trump para o prêmio. O vencedor do Nobel da Paz de 2025 será anunciado já nesta sexta (10).
Trump afirmou nesta quinta que o acordo entre Israel e Hamas é o oitavo conflito que ele solucionou, e prometeu que a guerra da Ucrânia será o próximo acordo de paz que ele selará.
POLÍTICA
Polícia de SP faz busca na casa de homem por ameaçar vereador Lucas Pavanato após morte de Charlie Kirk
A Polícia Civil de São Paulo identificou, na manhã desta quinta-feira (9), um homem suspeito de ameaçar o vereador Lucas Pavanato (PL-SP) nas redes sociais após a morte do influenciador americano Charlie Kirk, em setembro deste ano.
O inquérito, conduzido pela 4ª Delegacia de Lavagem e Ocultação de Ativos Ilícitos por Meios Eletrônicos, da Divisão de Crimes Cibernéticos (DCCiber) do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), investiga crimes de incitação ao crime, apologia e ameaça.
O vereador registrou um boletim de ocorrência assim que recebeu as ameaças. Durante a investigação, a equipe de Pavanato identificou a conta de um jovem de 19 anos envolvido nas intimidações.
Em nota, a assessoria do parlamentar informou que o homem foi indiciado e que mandados de busca e apreensão foram cumpridos no curso das investigações.
POLÍTICA
PF entra na sala de irmão de Lula em sindicato, mas não vistoria mesa, diz Folha de SP
A Polícia Federal realizou nesta quinta (9) uma operação de busca e apreensão no Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos (Sindnapi), em São Paulo, dentro das investigações sobre fraudes em descontos de benefícios do INSS. Durante a ação, os agentes entraram na sala de José Ferreira da Silva, o Frei Chico, irmão do presidente Lula e vice-presidente do sindicato, mas não vistoriaram seus pertences.
De acordo com as informações apuradas pela coluna, os policiais perguntaram qual era a mesa da secretária-geral, Andreia Gato, e realizaram a busca apenas na área usada por ela. Frei Chico divide o espaço com a colega, mas não é alvo formal da investigação.
A PF também apreendeu o computador do presidente do sindicato, Milton Cavalo, além de equipamentos e documentos da cooperativa de crédito vinculada à entidade. Em declaração ao UOL, Frei Chico afirmou que soube da operação pela imprensa.
“Sem comentários, se a polícia quiser vir aqui investigar, pode vir. Não tenho nada o que comentar”, disse, classificando as buscas como “absurdas”. O porta-voz do Sindnapi, Marco Piva, afirmou que a entidade “está muito tranquila em relação a esse processo”.
A ação faz parte da operação Sem Desconto, que apura um esquema de inserção de dados falsos em sistemas do INSS para realizar descontos indevidos em aposentadorias. Foram cumpridos 66 mandados de busca e apreensão autorizados pelo ministro do STF André Mendonça em oito estados: São Paulo, Sergipe, Amazonas, Rio Grande do Norte, Santa Catarina, Pernambuco, Bahia e Distrito Federal.
De acordo com a PF, o objetivo é aprofundar as investigações sobre crimes de organização criminosa, fraude em sistemas públicos e ocultação de patrimônio. O Sindnapi é uma das entidades investigadas, mas não está entre as 12 consideradas pela AGU (Advocacia-Geral da União) como o núcleo central do esquema.
Essas associações são acusadas de terem sido criadas com o “único propósito de praticar fraudes” e de pagar propinas a servidores públicos. Em ação judicial, a AGU pede o bloqueio de R$ 2,5 bilhões de entidades suspeitas. O Tribunal de Contas da União (TCU) apontou ainda um aumento expressivo no número de associados do Sindnapi, que passou de 237 mil em 2021 para 366 mil em 2023.
Antes de ocupar a vice-presidência do Sindnapi, Frei Chico atuava como diretor, acompanhando processos de anistia de trabalhadores perseguidos durante a ditadura militar. Apesar da operação, ele não foi mencionado como suspeito no inquérito, e sua mesa foi poupada da vistoria por não haver mandado específico contra ele.
-
POLÍTICA6 meses atrás
“Tomar o celular bruscamente da mão da vítima não configura o crime de roubo”, diz Ministro Antônio Saldanha do STJ
-
BRASIL7 meses atrás
“Se para viver de arte, você precisa de subsídio do Estado, você não é um artista, você é um funcionário público.” Diz Javier Milei
-
POLÍTICA3 meses atrás
Lula estuda limitar remessa de dividendos de empresas americanas com operação no Brasil
-
POLÍTICA6 meses atrás
Deputado do Parlamento Europeu propõe sanção a Moraes após intimação contra Bolsonaro
-
POLÍTICA3 meses atrás
Trump ordena que visto de Eduardo Bolsonaro e toda sua família seja mudado de temporário para permanente
-
POLÍTICA3 meses atrás
EUA investigam esposa de Moraes por influência do ministro do STF
-
POLÍTICA3 semanas atrás
Filha de ministro do STF é xingada e leva cusparada em universidade
-
POLÍTICA3 meses atrás
Advogados dizem que medidas contra Bolsonaro são “inéditas no direito brasileiro”