CONECTE-SE CONOSCO

POLÍTICA

André Mendonça pede processos e dados sobre inquéritos do INSS

Publicado

on

O ministro André Mendonça , do Supremo Tribunal Federal ( STF ), requisitou informações sobre suspeitas de fraudes, omissões e práticas abusivas na aplicação de descontos em benefícios previdenciários do Instituto Nacional do Seguro Social ( INSS ). A medida foi tomada nesta sexta-feira (13), no âmbito de uma Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF).

A solicitação de informações foi encaminhada ao próprio INSS, à Controladoria-Geral da União (CGU), à Polícia Federal e ao Tribunal de Contas da União (TCU). A ADPF foi ajuizada pelo Instituto Nacional de Direito das Pessoas com Deficiência Oceano Azul, que aponta práticas abusivas no INSS relacionadas a fraudes massivas por meio de descontos indevidos.

Segundo a entidade, o INSS vem agindo com morosidade excessiva, com falhas graves na prestação de informações aos segurados.

Mendonça requereu informações sobre o número de pedidos de cancelamento de descontos protocolados a partir de 24 de abril deste ano e se há um canal de atendimento específico para receber esses pedidos. À CGU e ao TCU, o relator solicitou cópias dos processos já abertos ou em andamento que investiguem fraudes.

Já à PF, Mendonça determinou que encaminhe informações sobre inquéritos em curso relacionados ao tema.

POLÍTICA

Decisão do STF contra big techs impulsionou reação de Trump ao Brasil

Publicado

on

A surpreendente decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump , de aplicar uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros foi impulsionada, segundo fontes próximas à Casa Branca, pelo julgamento do Marco Civil da Internet no Supremo Tribunal Federal (STF), que ampliou a responsabilidade das plataformas digitais sobre o conteúdo publicado por seus usuários. A decisão do Supremo foi vista por aliados do americano como mais um gesto contrário à liberdade de expressão

A medida foi anunciada sem aviso prévio ao governo brasileiro e pegou de surpresa até mesmo integrantes do próprio governo Trump e do USTR, órgão responsável pela política de comércio exterior dos EUA. As discussões internas anteriores tratavam de medidas pontuais, mas Trump optou por uma tarifa generalizada. gesto político com fortes motivações ideológicas.

Continue lendo

POLÍTICA

Surpreendido por sanção de Trump, STF vai do deboche ao silêncio

Publicado

on

A decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de aplicar uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros pegou de surpresa autoridades brasileiras, incluindo ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Nos bastidores, a reação variou entre o deboche e o silêncio constrangedor.

Fontes apontam que ministros inicialmente trataram a medida como uma provocação política, chegando a ironizar a postura de Trump. No entanto, com a repercussão negativa da sanção e o impacto econômico direto sobre o Brasil, o tom rapidamente mudou. O silêncio passou a predominar diante da gravidade da situação.

A medida imposta por Trump reacende críticas à postura política do governo Lula e à atuação de figuras do Judiciário em temas internacionais, colocando em xeque o alinhamento estratégico do Brasil frente a potências como os EUA.

Continue lendo

POLÍTICA

“Agradeçam a Lula e a Alexandre de Moraes a tarifa de Donald Trump”, diz Malafaia

Publicado

on

O pastor Silas Malafaia criticou duramente o presidente Lula e o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, ao comentar sobre a nova tarifa imposta pelos Estados Unidos a produtos brasileiros.

A medida anunciada pelo presidente Donald Trump, aumentou para até 50% os impostos sobre determinadas importações. Nas redes sociais, Malafaia afirmou:“Agradeçam a Lula e a Alexandre de Moraes a tarifa de Donald Trump. Um destrói a economia com ideologia, o outro ataca a democracia com censura. O Brasil virou um pária internacional.”

A declaração reforça o tom adotado por aliados da oposição, que culpam o governo atual por um suposto isolamento diplomático do país, agravado por discursos ideológicos e embates com democracias ocidentais.

O pastor evangélico é uma das principais vozes críticas ao governo Lula e ao STF, especialmente em temas relacionados à liberdade de expressão, relações exteriores e economia.

Continue lendo

Trending