MUNDO
Polícia da Venezuela invade casa e prende jornalista que deixou cargo no governo
A polícia da Venezuela invadiu a casa da jornalista Carmela Longo, no último domingo, 25, e a prendeu. A prisão ocorreu em Caracas, em meio à crise pós-eleitoral decorrente da reeleição do ditador Nicolás Maduro, considerada fraudulenta pela oposição e pela comunidade internacional.
A notícia da prisão da jornalista partiu do Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Imprensa da Venezuela (SNTP) e da organização de direitos humanos Espacio Público.
De acordo com as entidades, agentes munidos de um mandado de busca entraram no apartamento de Carmela e a levaram sob custódia. A comunicadora havia anunciado recentemente, em sua conta no Instagram, a saída do jornal pró-governo Últimas Notícias, depois de 20 anos de trabalho.
A jornalista foi detida junto com seu filho. Agentes do governo também apreenderam alguns equipamentos de informática.
Polícia da Venezuela prende jornalista por ‘terrorismo’
O SNTP informou que pelo menos outros oito jornalistas foram detidos após a eleição presidencial de 28 de julho. Segundo a instituição, policiais confirmaram que Carmela será acusada de “instigação ao ódio” e “terrorismo”.
- EUA, União Europeia e 10 países latinos rejeitam ‘reeleição’ de Maduro
Ela deve ser apresentada na terça-feira 27, no Tribunal Terceiro de Controle, especializado em casos de terrorismo.
Repercussão internacional
Pedro Vaca, relator especial para a Liberdade de Expressão da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), afirmou: “Registro com preocupação a detenção da jornalista Carmela Longo; continua a repressão contra o jornalismo”.
A ONG Foro Penal informou nas redes sociais na última sexta-feira, 23, que há atualmente 1.674 prisioneiros políticos no país, o maior número registrado neste século. Essa contagem não inclui pessoas libertadas ou detidas por menos de 48 horas.
BRASIL
Viraliza vídeo de Romeu Zema pedindo a Anistia: “o poder do perdão”
Romeu Zema defendeu a anistia aos envolvidos em 8 de janeiro, destacando “o poder do perdão” e a necessidade de pacificação no país. O governador de Minas Gerais ressaltou que o Brasil precisa seguir em frente, deixando de lado perseguições políticas. O vídeo viralizou, gerando apoio da direita e críticas da esquerda, que insiste em criminalizar manifestantes. Zema se posiciona como voz sensata contra o revanchismo e pela reconciliação nacional.
BRASIL
STF classifica revistas íntimas em presídios como “inadmissíveis” e proíbe a prática
O Supremo Tribunal Federal determinou o fim das revistas íntimas vexatórias em visitantes de presídios, classificando a prática como inconstitucional. Para os ministros, essas abordagens ferem a dignidade humana. A decisão, no entanto, divide opiniões, pois enquanto defensores dos direitos humanos comemoram, setores da segurança pública temem aumento na entrada de ilícitos nas cadeias.
BRASIL
Eduardo Girão diz que Senado virou “puxadinho” do governo e do STF
O senador Eduardo Girão (Novo-CE) criticou duramente a postura do Senado, afirmando que a Casa perdeu independência e se tornou submissa ao governo federal e ao Supremo Tribunal Federal. Para ele, essa falta de autonomia compromete a democracia e impede a fiscalização real dos atos do Executivo e do Judiciário, prejudicando a transparência institucional.
-
BRASIL7 meses atrás
Candidato a prefeitura de São Paulo, Pablo Marçal, sofre atentado no Tatuapé
-
BRASIL2 meses atrás
Matéria do Jornal O Globo sugere pessoas a comerem Grilo
-
MUNDO7 meses atrás
Elon Musk debocha de Alexandre de Moraes depois do bloqueio do Twitter/X
-
BRASIL8 meses atrás
AGU pede que redes sociais removam postagens de encontro de Amorim e Maduro
-
JUDICIARIO7 meses atrás
Elon Musk expõe ordens de Moraes contra Nikolas, Monark e Alan Rick
-
POLÍTICA8 meses atrás
Secretário-geral do PRTB pede impugnação da candidatura de Pablo Marçal
-
POLÍTICA7 meses atrás
Relembre a denúncia de assédio sexual contra Datena citada por Marçal em debate
-
BRASIL8 meses atrás
Medalhistas olímpicos brasileiros terão tributação sobre suas premiações