MUNDO
‘Paciência está se esgotando’, diz a Casa Branca sobre a Venezuela
O governo dos EUA voltou a criticar a falta de transparência da ditadura de Nicolás Maduro e cobrou que a Venezuela divulgue na íntegra os boletins de urna do pleito de domingo, 28 de julho —coisa que o Conselho Nacional Eleitoral, controlado pelo chavismo, não fez até agora.
“A nossa paciência e a da comunidade internacional estão se esgotando enquanto aguardamos que as autoridades eleitorais venezuelanas se esclareçam e divulguem os dados detalhados sobre esta eleição”, declarou John Kirby, porta-voz da Casa Branca para assuntos de segurança, nesta quarta-feira, 31 de julho.
Kirby lembrou que tanto o Centro Carter como observadores independentes afirmaram, em relatório, que “a eleição presidencial de 2024 na Venezuela não atendeu aos padrões internacionais de integridade eleitoral e não pode ser considerada democrática“.
O CNE decretou a “vitória” eleitoral de Maduro sem terminar de contar os votos e sem divulgar as atas. A oposição, por sua vez, obteve e colocou na internet atas que comprovam a vitória de seu candidato, Edmundo González, por larga margem na votação de domingo.
A ditadura reagiu pedindo a prisão de González e da líder oposicionista María Corina Machado, impedida de concorrer pelo regime. Maduro atribuiu aos dois opositores a responsabilidade por “gangues criminosas” que estariam insuflando os protestos em todo o país.
Repressão a protestos
O porta-voz da Casa Branca também manifestou “sérias preocupações sobre os relatos de vítimas, violência e prisões, incluindo os mandados de prisão que Nicolás Maduro e seus representantes emitiram hoje para líderes da oposição”.
Em mensagem distribuída pelas suas redes sociais nesta quarta, Corina apontou “mais de 177 detenções arbitrárias, 11 desaparecimentos forçados e pelo menos 16 assassinatos nas últimas 48 horas” na Venezuela, no que chamou de “escalada cruel e repressiva” do regime.
Como publicamos ontem, Lula acha a farsa eleitoral de Maduro um “processo normal”. Pesquisa divulgada nesta quarta, porém, mostra que 73% dos brasileiros discordam dele.
BRASIL
Viraliza vídeo de Romeu Zema pedindo a Anistia: “o poder do perdão”
Romeu Zema defendeu a anistia aos envolvidos em 8 de janeiro, destacando “o poder do perdão” e a necessidade de pacificação no país. O governador de Minas Gerais ressaltou que o Brasil precisa seguir em frente, deixando de lado perseguições políticas. O vídeo viralizou, gerando apoio da direita e críticas da esquerda, que insiste em criminalizar manifestantes. Zema se posiciona como voz sensata contra o revanchismo e pela reconciliação nacional.
BRASIL
STF classifica revistas íntimas em presídios como “inadmissíveis” e proíbe a prática
O Supremo Tribunal Federal determinou o fim das revistas íntimas vexatórias em visitantes de presídios, classificando a prática como inconstitucional. Para os ministros, essas abordagens ferem a dignidade humana. A decisão, no entanto, divide opiniões, pois enquanto defensores dos direitos humanos comemoram, setores da segurança pública temem aumento na entrada de ilícitos nas cadeias.
BRASIL
Eduardo Girão diz que Senado virou “puxadinho” do governo e do STF
O senador Eduardo Girão (Novo-CE) criticou duramente a postura do Senado, afirmando que a Casa perdeu independência e se tornou submissa ao governo federal e ao Supremo Tribunal Federal. Para ele, essa falta de autonomia compromete a democracia e impede a fiscalização real dos atos do Executivo e do Judiciário, prejudicando a transparência institucional.
-
BRASIL7 meses atrás
Candidato a prefeitura de São Paulo, Pablo Marçal, sofre atentado no Tatuapé
-
BRASIL2 meses atrás
Matéria do Jornal O Globo sugere pessoas a comerem Grilo
-
MUNDO7 meses atrás
Elon Musk debocha de Alexandre de Moraes depois do bloqueio do Twitter/X
-
BRASIL8 meses atrás
AGU pede que redes sociais removam postagens de encontro de Amorim e Maduro
-
JUDICIARIO7 meses atrás
Elon Musk expõe ordens de Moraes contra Nikolas, Monark e Alan Rick
-
POLÍTICA8 meses atrás
Secretário-geral do PRTB pede impugnação da candidatura de Pablo Marçal
-
POLÍTICA7 meses atrás
Relembre a denúncia de assédio sexual contra Datena citada por Marçal em debate
-
BRASIL8 meses atrás
Medalhistas olímpicos brasileiros terão tributação sobre suas premiações