MUNDO
‘Paciência está se esgotando’, diz a Casa Branca sobre a Venezuela
O governo dos EUA voltou a criticar a falta de transparência da ditadura de Nicolás Maduro e cobrou que a Venezuela divulgue na íntegra os boletins de urna do pleito de domingo, 28 de julho —coisa que o Conselho Nacional Eleitoral, controlado pelo chavismo, não fez até agora.
“A nossa paciência e a da comunidade internacional estão se esgotando enquanto aguardamos que as autoridades eleitorais venezuelanas se esclareçam e divulguem os dados detalhados sobre esta eleição”, declarou John Kirby, porta-voz da Casa Branca para assuntos de segurança, nesta quarta-feira, 31 de julho.
Kirby lembrou que tanto o Centro Carter como observadores independentes afirmaram, em relatório, que “a eleição presidencial de 2024 na Venezuela não atendeu aos padrões internacionais de integridade eleitoral e não pode ser considerada democrática“.
O CNE decretou a “vitória” eleitoral de Maduro sem terminar de contar os votos e sem divulgar as atas. A oposição, por sua vez, obteve e colocou na internet atas que comprovam a vitória de seu candidato, Edmundo González, por larga margem na votação de domingo.
A ditadura reagiu pedindo a prisão de González e da líder oposicionista María Corina Machado, impedida de concorrer pelo regime. Maduro atribuiu aos dois opositores a responsabilidade por “gangues criminosas” que estariam insuflando os protestos em todo o país.
Repressão a protestos
O porta-voz da Casa Branca também manifestou “sérias preocupações sobre os relatos de vítimas, violência e prisões, incluindo os mandados de prisão que Nicolás Maduro e seus representantes emitiram hoje para líderes da oposição”.
Em mensagem distribuída pelas suas redes sociais nesta quarta, Corina apontou “mais de 177 detenções arbitrárias, 11 desaparecimentos forçados e pelo menos 16 assassinatos nas últimas 48 horas” na Venezuela, no que chamou de “escalada cruel e repressiva” do regime.
Como publicamos ontem, Lula acha a farsa eleitoral de Maduro um “processo normal”. Pesquisa divulgada nesta quarta, porém, mostra que 73% dos brasileiros discordam dele.
BRASIL
Repórter de grupo em defesa da vida é agredida por ativista pró-aborto durante entrevista
A repórter Savannah Craven Antao, do grupo de defesa da vida “Live Action”, foi agredida por uma defensora do aborto durante uma entrevista sobre planejamento familiar. Durante a entrevista, Antao declarou: “A verdade é que o aborto é violência, cria violência e é isso que o aborto faz com as pessoas. Ele machuca as mulheres, machuca as famílias e machuca os bebês.” A declaração foi feita em entrevista à “Fox News”. O incidente gerou repercussão nas redes sociais e meios de comunicação.
BRASIL
Oração pelos patriotas perseguidos emociona a Paulista
O momento inicial do ato foi marcado por uma forte oração intercessora pelos presos políticos do 8 de janeiro. A multidão unida em fé demonstrou que a luta da direita não é apenas política, mas espiritual. A Paulista foi tomada por um clamor sincero por liberdade e restauração.
BRASIL
Ato inicia com Hino Nacional e presença de gigantes da direita
O evento começou de forma simbólica, com o Hino Nacional entoado por milhares de patriotas. Com a presença de nomes como Nikolas Ferreira, Malafaia e diversos governadores, a cerimônia marcou o início de uma nova fase da resistência conservadora e do clamor por justiça.
-
POLÍTICA4 semanas atrás
Deputado do Parlamento Europeu propõe sanção a Moraes após intimação contra Bolsonaro
-
BRASIL3 meses atrás
“Se para viver de arte, você precisa de subsídio do Estado, você não é um artista, você é um funcionário público.” Diz Javier Milei
-
POLÍTICA1 mês atrás
“Tomar o celular bruscamente da mão da vítima não configura o crime de roubo”, diz Ministro Antônio Saldanha do STJ
-
BRASIL1 mês atrás
“O nordestino tá cansado de promessas vazias, rejeição de Lula vai continuar subindo”, diz deputado Rodrigo Valadares
-
BRASIL3 meses atrás
Bolsonaro é recebido por multidão em Pernambuco
-
BRASIL3 meses atrás
Musk sugere sanções a Moraes, diz Daniela Lima na Globo News
-
BRASIL3 meses atrás
O aumento do preço do ovo é culpa da Quaresma, diz Globo News
-
BRASIL9 meses atrás
Candidato a prefeitura de São Paulo, Pablo Marçal, sofre atentado no Tatuapé