CONECTE-SE CONOSCO

MUNDO

ONU registra 23 mortes e prisão de crianças em protestos na Venezuela

Publicado

on

Desde as eleições presidenciais na Venezuela, em 28 de julho, a missão independente da ONU registrou 23 mortes e a detenção de 1.260 pessoas, incluindo cem crianças e adolescentes. A população do país tem realizado protestos contra a ditadura de Nicolás Maduro, que foi declarado reeleito pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE) mesmo sem a divulgação de atas.

A missão independente, criada em 2019 para investigar violações de direitos humanos, alertou para a crescente repressão na nação. “O governo da Venezuela deve deter imediatamente a crescente repressão que está comovendo o país e investigar a fundo a avalanche de graves violações aos direitos humanos que estão ocorrendo”, afirmou.

A equipe da ONU constatou que os protestos pós-eleitorais na Venezuela resultaram em uma forte repressão pelo regime, dirigida pelas mais altas patentes, criando um clima de medo generalizado. A maioria das mortes, registradas de 28 de julho a 8 de agosto, foi causada por disparos de armas de fogo, sendo 18 vítimas homens com menos de 30 anos.

A presidente da missão, Marta Valiñas, pediu investigações exaustivas sobre as mortes e que, se comprovado o uso abusivo da força letal pelas autoridades ou a participação de civis armados, que os responsáveis sejam punidos.

Prisões arbitrárias na Venezuela

A missão da ONU concluiu, com base em dados de organizações de direitos humanos, que as 1.260 prisões na Venezuela apresentam elementos comuns: audiências virtuais sumárias, acusações graves como terrorismo e conspiração sem provas suficientes, e a negativa de informação a familiares e de escolha de advogados.

Entre os detidos, há membros de partidos opositores, jornalistas e defensores dos direitos humanos. A missão também recebeu informações preocupantes sobre a prisão de mais de cem crianças e adolescentes, acusados dos mesmos crimes graves que os adultos, sem a presença dos pais ou tutores durante os procedimentos judiciais.

BRASIL

Viraliza vídeo de Romeu Zema pedindo a Anistia: “o poder do perdão”

Publicado

on

Romeu Zema defendeu a anistia aos envolvidos em 8 de janeiro, destacando “o poder do perdão” e a necessidade de pacificação no país. O governador de Minas Gerais ressaltou que o Brasil precisa seguir em frente, deixando de lado perseguições políticas. O vídeo viralizou, gerando apoio da direita e críticas da esquerda, que insiste em criminalizar manifestantes. Zema se posiciona como voz sensata contra o revanchismo e pela reconciliação nacional.

Continue lendo

BRASIL

STF classifica revistas íntimas em presídios como “inadmissíveis” e proíbe a prática

Publicado

on

O Supremo Tribunal Federal determinou o fim das revistas íntimas vexatórias em visitantes de presídios, classificando a prática como inconstitucional. Para os ministros, essas abordagens ferem a dignidade humana. A decisão, no entanto, divide opiniões, pois enquanto defensores dos direitos humanos comemoram, setores da segurança pública temem aumento na entrada de ilícitos nas cadeias.

Continue lendo

BRASIL

Eduardo Girão diz que Senado virou “puxadinho” do governo e do STF

Publicado

on

O senador Eduardo Girão (Novo-CE) criticou duramente a postura do Senado, afirmando que a Casa perdeu independência e se tornou submissa ao governo federal e ao Supremo Tribunal Federal. Para ele, essa falta de autonomia compromete a democracia e impede a fiscalização real dos atos do Executivo e do Judiciário, prejudicando a transparência institucional.

Continue lendo

Trending