MUNDO
Musk ameaça buscar ‘reciprocidade’ contra governo brasileiro
Ao comentar a apreensão do avião do ditador venezuelano Nicolás Maduro pelo governo dos Estados Unidos, o bilionário Elon Musk ameaçou buscar a ‘reciprocidade’ contra o governo brasileiro.
“A menos que o governo brasileiro devolva os bens ilegalmente apreendidos da X e da SpaceX, buscaremos a apreensão recíproca dos ativos do governo também. Espero que Lula goste de voar em avião comercial”, escreveu Musk no X.
Para garantir o pagamento de multas aplicadas à rede social X, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, mandou bloquear recursos de outra empresa de Elon Musk, a Starlink, que opera no Brasil fornecendo serviços de internet por satélite.
Elon Musk tem falado sobre o assunto e, ao longo do dia, publicou mensagens como: “Viva a Democracia! Viva o Brasil Livre!” e “É só uma questão de tempo até que esse criminoso esteja atrás das grades”.
Primeira Turma do STF mantém suspensão do X
A Primeira Turma do STF decidiu nesta segunda, 2, referendar a decisão do ministro Alexandre de Moraes e manter a suspensão das atividades do X no Brasil.
Além de Moraes, votaram para reafirmar a decisão os ministros Flávio Dino, Cristiano Zanin e Cármen Lúcia. Luiz Fux também acompanhou o mérito, mas estabeleceu algumas ressalvas.
Ao referendar a própria decisão, Moraes se manifestou por manter a multa de 50 mil reais para usuários que tentarem burlar a decisão com “subterfúgios tecnológicos”, como o uso de VPN. A decisão também foi reafirmada pelos demais integrantes da Primeira Turma.
BRASIL
Viraliza vídeo de Romeu Zema pedindo a Anistia: “o poder do perdão”
Romeu Zema defendeu a anistia aos envolvidos em 8 de janeiro, destacando “o poder do perdão” e a necessidade de pacificação no país. O governador de Minas Gerais ressaltou que o Brasil precisa seguir em frente, deixando de lado perseguições políticas. O vídeo viralizou, gerando apoio da direita e críticas da esquerda, que insiste em criminalizar manifestantes. Zema se posiciona como voz sensata contra o revanchismo e pela reconciliação nacional.
BRASIL
STF classifica revistas íntimas em presídios como “inadmissíveis” e proíbe a prática
O Supremo Tribunal Federal determinou o fim das revistas íntimas vexatórias em visitantes de presídios, classificando a prática como inconstitucional. Para os ministros, essas abordagens ferem a dignidade humana. A decisão, no entanto, divide opiniões, pois enquanto defensores dos direitos humanos comemoram, setores da segurança pública temem aumento na entrada de ilícitos nas cadeias.
BRASIL
Eduardo Girão diz que Senado virou “puxadinho” do governo e do STF
O senador Eduardo Girão (Novo-CE) criticou duramente a postura do Senado, afirmando que a Casa perdeu independência e se tornou submissa ao governo federal e ao Supremo Tribunal Federal. Para ele, essa falta de autonomia compromete a democracia e impede a fiscalização real dos atos do Executivo e do Judiciário, prejudicando a transparência institucional.
-
BRASIL7 meses atrás
Candidato a prefeitura de São Paulo, Pablo Marçal, sofre atentado no Tatuapé
-
BRASIL2 meses atrás
Matéria do Jornal O Globo sugere pessoas a comerem Grilo
-
MUNDO7 meses atrás
Elon Musk debocha de Alexandre de Moraes depois do bloqueio do Twitter/X
-
BRASIL8 meses atrás
AGU pede que redes sociais removam postagens de encontro de Amorim e Maduro
-
JUDICIARIO7 meses atrás
Elon Musk expõe ordens de Moraes contra Nikolas, Monark e Alan Rick
-
POLÍTICA8 meses atrás
Secretário-geral do PRTB pede impugnação da candidatura de Pablo Marçal
-
POLÍTICA7 meses atrás
Relembre a denúncia de assédio sexual contra Datena citada por Marçal em debate
-
BRASIL8 meses atrás
Medalhistas olímpicos brasileiros terão tributação sobre suas premiações