MUNDO
Hamas ameaça matar reféns caso Israel se aproxime de esconderijos
O grupo terrorista palestino Hamas anunciou uma ordem para matar os reféns israelenses que mantêm em Gaza caso as Forças de Defesa de Israel (FDI) se aproximem do esconderijo onde a vítima se encontra.
Porta-voz da ala militar do Hamas, Abu Obaida anunciou nesta segunda-feira, 2 de setembro: “Dizemos a todos de forma clara que novas instruções foram emitidas aos combatentes encarregados de guardar os prisioneiros sobre como lidar com eles caso o exército de ocupação se aproxime do local onde estão sendo mantidos. A insistência de Netanyahu em libertar os prisioneiros por meio de pressão militar, em vez de firmar um acordo, significará o retorno deles a suas famílias em caixões, e suas famílias terão de escolher entre mortos ou vivos”.
A divulgação da ordem vem na esteira da descoberta de seis reféns israelenses mortos por tiros a queima roupa.
Eles foram executados em menos de 72 horas de serem encontrados, no domingo, 1º de setembro, em Rafah, no sul de Gaza.
O episódio levou a uma série de protestos contra o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, que veio a pedir “perdão“ pelo fracasso no resgate.
Dos 250 reféns que o Hamas raptou no 8 de janeiro, cerca de 100 permanecem com paradeiro desconhecido.
Israel elimina comandante do Hamas na Cisjordânia
As Forças de Defesa de Israel (FDI) eliminaram um comandante do Hamas em uma operação de emboscada com carros e drones na Cisjordânia na madrugada desta sexta-feira, 30 de agosto.
O alvo, Wissam Hazem, liderava a divisão militar do grupo terrorista na cidade de Jenin.
A Cisjordânia é controlada pelo Fatah, rival do Hamas.
As forças israelenses dispararam contra um carro onde estava Hazem. Houve troca de tiros, mas nenhum soldado saiu ferido.
Segundo as FDI, outros dois terroristas estavam no veículo e morreram, Maysara Masharqa e Arafat Amer.
A operação foi registrada em câmera na farda dos militares, e o material divulgado.
O Hamas não se pronunciou sobre o episódio até a tarde desta sexta. Este foi o terceiro dia seguido de operações bélicas de Israel na Cisjordânia. Na quinta, 29, as FDI eliminaram um comandante da Jihad Islâmica, grupo terrorista aliado do Hamas.
BRASIL
Vídeo de Advogado reagindo a “imparcialidade de Alexandre de Moraes” viraliza nas redes
Um vídeo de um advogado reagindo à suposta “imparcialidade” do ministro Alexandre de Moraes viralizou nas redes sociais. No vídeo, o jurista expõe contradições nas decisões do ministro e questiona sua postura, que, segundo ele, favorece um lado político enquanto persegue opositores. A repercussão foi imediata, com milhares de internautas criticando o STF e denunciando o que consideram um uso político do Judiciário para silenciar vozes contrárias ao governo.
BRASIL
Viraliza vídeo de Romeu Zema pedindo a Anistia: “o poder do perdão”
Romeu Zema defendeu a anistia aos envolvidos em 8 de janeiro, destacando “o poder do perdão” e a necessidade de pacificação no país. O governador de Minas Gerais ressaltou que o Brasil precisa seguir em frente, deixando de lado perseguições políticas. O vídeo viralizou, gerando apoio da direita e críticas da esquerda, que insiste em criminalizar manifestantes. Zema se posiciona como voz sensata contra o revanchismo e pela reconciliação nacional.
BRASIL
STF classifica revistas íntimas em presídios como “inadmissíveis” e proíbe a prática
O Supremo Tribunal Federal determinou o fim das revistas íntimas vexatórias em visitantes de presídios, classificando a prática como inconstitucional. Para os ministros, essas abordagens ferem a dignidade humana. A decisão, no entanto, divide opiniões, pois enquanto defensores dos direitos humanos comemoram, setores da segurança pública temem aumento na entrada de ilícitos nas cadeias.
-
BRASIL7 meses atrás
Candidato a prefeitura de São Paulo, Pablo Marçal, sofre atentado no Tatuapé
-
BRASIL2 meses atrás
Matéria do Jornal O Globo sugere pessoas a comerem Grilo
-
MUNDO7 meses atrás
Elon Musk debocha de Alexandre de Moraes depois do bloqueio do Twitter/X
-
BRASIL8 meses atrás
AGU pede que redes sociais removam postagens de encontro de Amorim e Maduro
-
JUDICIARIO7 meses atrás
Elon Musk expõe ordens de Moraes contra Nikolas, Monark e Alan Rick
-
POLÍTICA8 meses atrás
Secretário-geral do PRTB pede impugnação da candidatura de Pablo Marçal
-
POLÍTICA7 meses atrás
Relembre a denúncia de assédio sexual contra Datena citada por Marçal em debate
-
BRASIL8 meses atrás
Medalhistas olímpicos brasileiros terão tributação sobre suas premiações