MUNDO
Coreia do Norte enviou armas à Rússia, diz general alemão
De acordo com o chefe militar da Alemanha, durante uma visita à Coreia do Sul nesta segunda-feira (9), o fornecimento de armas pela Coreia do Norte tem fortalecido a posição da Rússia na Ucrânia, permitindo que o Kremlin mantenha seus arsenais cheios.
O chefe do Estado-Maior da Defesa, General Carsten Breuer, disse que o presidente da Rússia, Vladimir Putin, não teria procurado o líder norte-coreano, Kim Jong-un, para obter armas se elas não fossem úteis.
“Trata-se de aumentar a produção de armas destinadas à agressão da Rússia na Ucrânia, além de fortalecer a própria Rússia, possibilitando que ela mantenha seus estoques como estão”, disse Breuer a repórteres na capital sul-coreana, Seul.
A Ucrânia e os Estados Unidos, entre outros países e analistas independentes, afirmam que Kim está ajudando a Rússia na guerra contra a Ucrânia, fornecendo foguetes e mísseis em troca de assistência econômica e militar de Moscou.
A Coreia do Norte teria enviado pelo menos 16.500 contêineres de munições e materiais relacionados para a Rússia desde setembro do ano passado, e a Rússia teria lançado mais de 65 desses mísseis em alvos na Ucrânia, disse Robert Koepcke, vice-secretário de Estado adjunto dos EUA, em um discurso na semana passada.
Moscou e Pyongyang negaram transferências diretas de armas, o que violaria os embargos das Nações Unidas.
Quando perguntado se havia pressionado a Coreia do Sul a fornecer armas diretamente à Ucrânia, Breuer disse que compartilhava a opinião da Ucrânia de que dispositivos antiaéreos, veículos de combate de infantaria e outras armas seriam úteis na luta e que todos os países deveriam fazer tudo o que pudessem.
BRASIL
Vídeo de Advogado reagindo a “imparcialidade de Alexandre de Moraes” viraliza nas redes
Um vídeo de um advogado reagindo à suposta “imparcialidade” do ministro Alexandre de Moraes viralizou nas redes sociais. No vídeo, o jurista expõe contradições nas decisões do ministro e questiona sua postura, que, segundo ele, favorece um lado político enquanto persegue opositores. A repercussão foi imediata, com milhares de internautas criticando o STF e denunciando o que consideram um uso político do Judiciário para silenciar vozes contrárias ao governo.
BRASIL
Viraliza vídeo de Romeu Zema pedindo a Anistia: “o poder do perdão”
Romeu Zema defendeu a anistia aos envolvidos em 8 de janeiro, destacando “o poder do perdão” e a necessidade de pacificação no país. O governador de Minas Gerais ressaltou que o Brasil precisa seguir em frente, deixando de lado perseguições políticas. O vídeo viralizou, gerando apoio da direita e críticas da esquerda, que insiste em criminalizar manifestantes. Zema se posiciona como voz sensata contra o revanchismo e pela reconciliação nacional.
BRASIL
STF classifica revistas íntimas em presídios como “inadmissíveis” e proíbe a prática
O Supremo Tribunal Federal determinou o fim das revistas íntimas vexatórias em visitantes de presídios, classificando a prática como inconstitucional. Para os ministros, essas abordagens ferem a dignidade humana. A decisão, no entanto, divide opiniões, pois enquanto defensores dos direitos humanos comemoram, setores da segurança pública temem aumento na entrada de ilícitos nas cadeias.
-
BRASIL7 meses atrás
Candidato a prefeitura de São Paulo, Pablo Marçal, sofre atentado no Tatuapé
-
BRASIL2 meses atrás
Matéria do Jornal O Globo sugere pessoas a comerem Grilo
-
MUNDO7 meses atrás
Elon Musk debocha de Alexandre de Moraes depois do bloqueio do Twitter/X
-
BRASIL8 meses atrás
AGU pede que redes sociais removam postagens de encontro de Amorim e Maduro
-
JUDICIARIO7 meses atrás
Elon Musk expõe ordens de Moraes contra Nikolas, Monark e Alan Rick
-
POLÍTICA8 meses atrás
Secretário-geral do PRTB pede impugnação da candidatura de Pablo Marçal
-
POLÍTICA7 meses atrás
Relembre a denúncia de assédio sexual contra Datena citada por Marçal em debate
-
BRASIL8 meses atrás
Medalhistas olímpicos brasileiros terão tributação sobre suas premiações