MUNDO
Ataque do Irã a Israel é iminente, segundo EUA
A Casa Branca informou que o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, vai se reunir com sua equipe de segurança nacional, na manhã desta segunda-feira (5), para discutir o iminente ataque do Irã a Israel. O G7 também divulgou nota contra a escalada de violência na região.
Aliados de primeira linha de Israel, os Estados Unidos acreditam que haverá uma retaliação às mortes de dois importantes líderes dos grupos extremistas Hamas e Hezbollah, nos últimos dias.
O secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, conversou com parceiros do G7 no domingo (4), e os convenceu de que isso vai ocorrer, no máximo, nas próximas 48 horas, de acordo com a agência Axios.
Outra decisão tomada pelo país é a ligação de Biden ao rei Abdullah, da Jordânia. Isso porque Ayman Safadi, ministro das Relações Exteriores da Jordânia, visitou o Irã nos últimos dias, com o objetivo de realizar aproximações diplomáticas para evitar o aumento da violência.
G7 tenta evitar ataque
Para ajudar nessa “desescalada” da violência no Oriente Médio, o G7, grupo com os sete países mais ricos do mundo, divulgou nota na qual pede a redução das tensões, em que “eventos recentes ameaçaram acender um conflito mais amplo na região”.
As ameaças iranianas se intensificaram e ficaram cada vez mais plausíveis após o assassinato do chefe militar do Hezbollah, Fuad Shukr, em Beirute, e do líder do grupo terrorista Hamas, Ismail Haniyeh, em Teerã.
Na prática, esses ataques já começaram, mas em dimensão “pequena” e considerada por especialistas somente como parte do confronto geral. Nesta segunda, o Hezbollah promoveu uma ofensiva de drones no norte de Israel, que feriu dois soldados e provocou um incêndio.
BRASIL
Vídeo de Advogado reagindo a “imparcialidade de Alexandre de Moraes” viraliza nas redes
Um vídeo de um advogado reagindo à suposta “imparcialidade” do ministro Alexandre de Moraes viralizou nas redes sociais. No vídeo, o jurista expõe contradições nas decisões do ministro e questiona sua postura, que, segundo ele, favorece um lado político enquanto persegue opositores. A repercussão foi imediata, com milhares de internautas criticando o STF e denunciando o que consideram um uso político do Judiciário para silenciar vozes contrárias ao governo.
BRASIL
Viraliza vídeo de Romeu Zema pedindo a Anistia: “o poder do perdão”
Romeu Zema defendeu a anistia aos envolvidos em 8 de janeiro, destacando “o poder do perdão” e a necessidade de pacificação no país. O governador de Minas Gerais ressaltou que o Brasil precisa seguir em frente, deixando de lado perseguições políticas. O vídeo viralizou, gerando apoio da direita e críticas da esquerda, que insiste em criminalizar manifestantes. Zema se posiciona como voz sensata contra o revanchismo e pela reconciliação nacional.
BRASIL
STF classifica revistas íntimas em presídios como “inadmissíveis” e proíbe a prática
O Supremo Tribunal Federal determinou o fim das revistas íntimas vexatórias em visitantes de presídios, classificando a prática como inconstitucional. Para os ministros, essas abordagens ferem a dignidade humana. A decisão, no entanto, divide opiniões, pois enquanto defensores dos direitos humanos comemoram, setores da segurança pública temem aumento na entrada de ilícitos nas cadeias.
-
BRASIL7 meses atrás
Candidato a prefeitura de São Paulo, Pablo Marçal, sofre atentado no Tatuapé
-
BRASIL2 meses atrás
Matéria do Jornal O Globo sugere pessoas a comerem Grilo
-
MUNDO7 meses atrás
Elon Musk debocha de Alexandre de Moraes depois do bloqueio do Twitter/X
-
BRASIL8 meses atrás
AGU pede que redes sociais removam postagens de encontro de Amorim e Maduro
-
JUDICIARIO7 meses atrás
Elon Musk expõe ordens de Moraes contra Nikolas, Monark e Alan Rick
-
POLÍTICA8 meses atrás
Secretário-geral do PRTB pede impugnação da candidatura de Pablo Marçal
-
POLÍTICA7 meses atrás
Relembre a denúncia de assédio sexual contra Datena citada por Marçal em debate
-
BRASIL8 meses atrás
Medalhistas olímpicos brasileiros terão tributação sobre suas premiações