JUDICIARIO
Primeira Turma do STF forma maioria para manter suspensão do X
A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria, nesta segunda-feira, 2, para manter a suspensão do Twitter/X, determinada na semana passada pelo ministro Alexandre de Moraes.
Flávio Dino e Cristiano Zanin apoiaram Moraes até o momento. Faltam ainda os votos de Cármen Lúcia e Luiz Fux.
Alexandre de Moraes convoca Primeira Turma para tratar do Twitter
Na tarde de ontem, o juiz do STF, que é presidente do colegiado, o convocou para deliberar a respeito do tema, conforme antecipou Oeste.
Moraes estabeleceu ainda a votação no plenário virtual, no qual os votos são apenas depositados, sem debates.
Dessa forma, o magistrado ampliou as chances de vitória sobre big tech, visto que Moraes não tem o apoio da maioria na Corte. Oeste apurou que as investidas do ministro incomodaram integrantes do tribunal.
Desde a censura à rede, membros da Corte pressionam o ministro a levar o caso para o plenário, espaço que permite o diálogo entre os integrantes do STF e transmissão na TV Justiça.
No entanto, Moraes optou pela Primeira Turma, ambiente no qual tem mais condições de ganhar.
Paralelamente, a oposição no Congresso Nacional vai discutir a censura ao Twitter/X, em um almoço na terça-feira 3. Parlamentares deram uma breve pausa na campanha da disputa municipal para delinear estratégias contra o STF. Uma das medidas em discussão é travar a pauta da Câmara e do Senado a fim de pressionar os presidentes das duas Casas a se posicionarem de forma mais incisiva em relação aos ministros.
BRASIL
Viraliza vídeo de Romeu Zema pedindo a Anistia: “o poder do perdão”
Romeu Zema defendeu a anistia aos envolvidos em 8 de janeiro, destacando “o poder do perdão” e a necessidade de pacificação no país. O governador de Minas Gerais ressaltou que o Brasil precisa seguir em frente, deixando de lado perseguições políticas. O vídeo viralizou, gerando apoio da direita e críticas da esquerda, que insiste em criminalizar manifestantes. Zema se posiciona como voz sensata contra o revanchismo e pela reconciliação nacional.
BRASIL
STF classifica revistas íntimas em presídios como “inadmissíveis” e proíbe a prática
O Supremo Tribunal Federal determinou o fim das revistas íntimas vexatórias em visitantes de presídios, classificando a prática como inconstitucional. Para os ministros, essas abordagens ferem a dignidade humana. A decisão, no entanto, divide opiniões, pois enquanto defensores dos direitos humanos comemoram, setores da segurança pública temem aumento na entrada de ilícitos nas cadeias.
BRASIL
“Alexandre de Moraes quer prender Bolsonaro!”, diz Malafaia
O pastor Silas Malafaia acusou o ministro Alexandre de Moraes, do STF, de tentar prender Jair Bolsonaro com motivações políticas. Malafaia afirmou que as ações de Moraes representam uma tentativa de silenciar a oposição e enfraquecer o direito à defesa do ex-presidente. Para ele, o ministro estaria abusando de seu poder para perseguir Bolsonaro, em uma demonstração de parcialidade e comprometimento da democracia no país.
-
BRASIL7 meses atrás
Candidato a prefeitura de São Paulo, Pablo Marçal, sofre atentado no Tatuapé
-
BRASIL2 meses atrás
Matéria do Jornal O Globo sugere pessoas a comerem Grilo
-
MUNDO7 meses atrás
Elon Musk debocha de Alexandre de Moraes depois do bloqueio do Twitter/X
-
BRASIL8 meses atrás
AGU pede que redes sociais removam postagens de encontro de Amorim e Maduro
-
JUDICIARIO7 meses atrás
Elon Musk expõe ordens de Moraes contra Nikolas, Monark e Alan Rick
-
POLÍTICA8 meses atrás
Secretário-geral do PRTB pede impugnação da candidatura de Pablo Marçal
-
POLÍTICA7 meses atrás
Relembre a denúncia de assédio sexual contra Datena citada por Marçal em debate
-
BRASIL8 meses atrás
Medalhistas olímpicos brasileiros terão tributação sobre suas premiações