CONECTE-SE CONOSCO

BRASIL

Voo da FAB que vai repatriar brasileiros no Líbano é adiado

Publicado

on

O governo brasileiro adiou em 24 horas a decolagem do primeiro voo que sairia de Beirute para repatriar brasileiros que estão no Líbano.

A nova previsão é de que o avião da Força Aérea Brasileira (FAB) parta somente neste sábado, 5, às 14h pelo horário de Brasília.

De acordo com o governo federal, a decisão foi tomada por questões de segurança. O Líbano tem sido alvo de ataques israelenses em uma ofensiva contra o grupo terrorista Hezbollah.

“Informamos que, por considerações de segurança, o voo de repatriação precisou ser adiado”, diz a mensagem enviada aos brasileiros no Líbano por volta das 4h desta sexta-feira, 4. “Você será avisado oportunamente. Sairá possivelmente amanhã, 5.”

Na noite de quinta-feira, o aeroporto de Beirute foi alvo de bombardeios israelenses. Em resposta a perguntas sobre a segurança da operação, o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, declarou: “O que eu queria dizer é que as garantias serão dadas pelas autoridades legais. Se houver algum episódio que não permita a aterrissagem claro que será adiado”.

Pouco depois, o Ministério das Relações Exteriores emitiu um comunicado em que confirma o adiamento.

“Em consequência da necessidade de medidas adicionais de segurança para os comboios terrestres que se dirigirão ao aeroporto da capital libanesa, a operação do primeiro voo brasileiro de repatriação não ocorrerá no dia de hoje”, escreveu a pasta. “Novas informações sobre o voo serão prestadas ao longo do dia.”

Avião da FAB aguarda autorização de decolagem para o Líbano

O avião da FAB, um KC-30 com capacidade para cerca de 220 pessoas, está em Lisboa, e só deve seguir para o Líbano quando houver autorização de decolagem.

Idosos, mulheres, crianças e pessoas com necessidade de assistência médica terão prioridade no embarque.

“Primeiros brasileiros não residentes, depois brasileiros residentes”, explicou o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira. “E, dentro dessas categorias, são estabelecidos por lei, idosos, gestantes, crianças, pessoas com deficiência e doentes de toda forma.”

Cerca de 3 mil brasileiros manifestaram interesse em retornar ao Brasil, muitos do Vale do Bekaa e de Beirute.

De acordo com o brigadeiro Marcelo Damasceno, comandante da Aeronáutica, o Brasil pode repatriar até 500 pessoas por semana.

BRASIL

Nikolas Ferreira lidera a corrida para governador de Minas Gerais, diz Paraná Pesquisas.

Publicado

on

Um levantamento realizado pela Paraná Pesquisas revelou o cenário das intenções de voto para a eleição ao governo de Minas Gerais. A pesquisa ouviu eleitores de diversas regiões do estado e possui um nível de confiança de 95%, com margem de erro de 2,5 pontos percentuais.

Cenário estimulado 1
No primeiro cenário estimulado, em que os candidatos são listados:

  • Nikolas Ferreira – 39,4%
  • Alexandre Kalil – 20,0%
  • Rodrigo Pacheco – 15,2%
  • Brancos/Nulos – 11,7%
  • Não sabe/Não respondeu – 4,6%

Cenário estimulado 2
No segundo cenário estimulado, em que os eleitores escolhem entre os nomes apresentados, os resultados foram os seguintes:

  • Cleitinho – 39,7%
  • Alexandre Kalil – 19,3%
  • Rodrigo Pacheco – 14,6%
  • Nenhum/Branco/Nulo – 11,8%
  • Não sabe/Não respondeu – 4,8%

Avaliação do governo Zema
A pesquisa também mediu a percepção dos mineiros sobre a gestão do governo Zema:

  • Aprovação – 64,6%
  • Desaprovação – 31,6%
  • Não souberam responder – 3,8%

O levantamento ainda apresenta uma análise segmentada do eleitorado, considerando gênero, faixa etária, escolaridade e nível econômico dos entrevistados, oferecendo um panorama detalhado das preferências políticas em Minas Gerais.

Continue lendo

BRASIL

Sóstenes Cavalcante, líder do PL, confirma que já tem os votos suficientes para aprovar o PL da Anistia

Publicado

on

Sóstenes Cavalcante, líder do PL, anunciou que o partido já garantiu os votos necessários para aprovar o polêmico PL da Anistia, que visa anistiar políticos e empresários envolvidos em crimes eleitorais, incluindo os do chamado “bolsonarismo”. A proposta é vista por críticos como uma tentativa de enfraquecer investigações e proteger aliados. No entanto, Cavalcante defende que a medida é essencial para a estabilidade política e a pacificação do país. O PL espera votação favorável nas próximas semanas.

Continue lendo

BRASIL

Vídeo de Advogado reagindo a “imparcialidade de Alexandre de Moraes” viraliza nas redes

Publicado

on

Um vídeo de um advogado reagindo à suposta “imparcialidade” do ministro Alexandre de Moraes viralizou nas redes sociais. No vídeo, o jurista expõe contradições nas decisões do ministro e questiona sua postura, que, segundo ele, favorece um lado político enquanto persegue opositores. A repercussão foi imediata, com milhares de internautas criticando o STF e denunciando o que consideram um uso político do Judiciário para silenciar vozes contrárias ao governo.

Continue lendo

Trending